Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

O que é hiperautomação? Guia prático do que você precisa saber sobre

O que é hiperautomação? Guia prático do que você precisa saber sobre

A automação de processos já é uma realidade para muitas empresas. E essa prática não pode ser implementada em apenas uma atividade, mas em diversas ações ao mesmo tempo. E você, sabe o que é hiperautomação e como esse procedimento ajuda as empresas a crescerem?

Primeiro, você precisa saber que o market size do ramo de hiperautomação é enorme, indicando que chegará em 26,5 bilhões de dólares até 2028, segundo dados do Instituto Zion Market Research

E não é à toa, já que pesquisas divulgadas no Soocial mostraram que mais da metade das empresas já usam a hiperautomação no seu dia a dia, sendo que mais de 34% delas abraçaram a ideia pensando no aumento da produtividade. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue conosco para aprender:

  • o que é hiperautomação; 
  • quais os benefícios da prática; 
  • como implementar a hiperautomação no seu negócio. 

Boa leitura!

O que é hiperautomação, afinal?

A hiperautomação trata-se da aplicação de estratégias de automação de processos em todas as áreas possíveis de uma empresa. A tática usa ferramentas como BPMS, robotic process automation (RPA), inteligência artificial e machine learning — capacidade de uma máquina aprender e realizar tarefas por conta própria —, em conjunto para conectar os setores e reduzir a interferência humana nas atividades.

O objetivo principal dessa prática é aumentar a eficiência da companhia. Isso porque a hiperautomação reduz consideravelmente as falhas humanas e o retrabalho. 

Na prática, basta programar os sistemas escolhidos e eles não apenas realizam as tarefas, como também aprendem com as ações, tendo a capacidade de evoluir.

Alguns exemplos de hiperautomação são o reconhecimento óptico de caracteres e também o uso de sistemas de BPMS para otimizar os processos diários das empresas, como os pedidos de compras dos negócios.

Para ficar mais claro, é possível apostar na hiperautomação do setor de RH para simplificar os processos de seleção, recrutamento e treinamento de novos funcionários e para controlar as contas a pagar do negócio. 

Com isso, as atividades de receber, processar e validar o pagamento são automatizadas, reduzindo a incidência de erros, como duplicação de pagamentos ou atrasos.

>>>> Aproveite e veja também: o que é ciclo de vida BPM? Entenda como funciona cada etapa!

Quais são os benefícios da hiperautomação para os negócios?

Agora que você já sabe o que é hiperautomação, ficou curioso para saber se a prática realmente vale a pena? Afinal, querendo ou não é um investimento para os cofres da empresa. 

E, a verdade é que, sim, há benefícios na hiperautomação. A seguir, separamos 3 dos principais para você conferir!

1. Aumento da produtividade

Hoje em dia não é mais viável realizar todas as tarefas de uma empresa manualmente. Afinal, as demandas cresceram, podendo deixar os colaboradores sobrecarregados. 

Nesse sentido, a hiperautomação chega para “dar uma folga”. O que acontece é que ela agiliza atividades repetitivas, fazendo com que elas sejam realizadas automaticamente e, portanto, com mais rapidez, possibilitando a escalabilidade do negócio com os mesmos recursos atuais e, consequentemente, contribuindo para melhores ganhos financeiros.

>>>> Veja mais: como a automação de processos está aumentando a produtividade das empresas?

2. Redução dos custos 

Ao mesmo tempo, a hiperautomação ajuda a reduzir os custos operacionais justamente por reduzir a intervenção humana. Logo, é possível fazer mais, usando menos recursos.

Inclusive, uma pesquisa divulgada pela Gartner mostrou que a expectativa é que as empresas que adotem a estratégia tenham uma economia de 30% em 2024. 

3. Aumento da segurança 

Para finalizar, a hiperautomação garante mais segurança. Isso porque a integração entre as ferramentas facilita a troca de informações e, assim, reduz as chances de erros.

Além disso, a hiperautomação pode utilizar de armazenamento em nuvem para o processamento dos dados, o que impede a perda dos dados sensíveis da organização. 

A propósito, temos um vídeo completíssimo sobre o que é a hiperautomação e os benefícios na jornada digital da empresa no nosso canal do YouTube. Aproveite para conferir:

Como implementar a hiperautomação na sua empresa?

Compreendeu o que é hiperautomação e as principais vantagens dessa prática e quer implementá-la no seu negócio? Então, aplique estas 3 dicas!

1. Defina seus objetivos 

A primeira dica é definir bem os seus objetivos. Ou seja, descobrir o que deseja alcançar com a hiperautomação, como aumento da produtividade ou redução dos custos.  

2. Mapeie os processos internos

Automatizar diversos processos sem objetivos claros não é vantajoso, já que você pode fazer alterações que não trazem benefícios concretos para a empresa. Por isso, é crucial mapear os procedimentos atuais. 

A prática consiste em, basicamente, desenhar todas as atividades do negócio e colocá-las em um fluxo claro, com ordem de prioridade. E por que isso é importante para a hiperautomação?

Bem, porque o mapeamento permite conhecer a fundo o que é feito na empresa para, assim, descobrir o que pode ser automatizado, e entender qual a melhor tecnologia que possa te apoiar nesse processo.

Caso esteja em dúvidas sobre essa ação, nossos artigos com e as técnicas mais efetivas e exemplos de mapeamento de processos que você precisa conhecer podem ajudar!

3. Use a tecnologia a seu favor 

Não dá para pensar em automação sem falar em tecnologia, concorda? Por isso, se certifique de escolher uma ferramenta que permita automatizar diversas atividades simultaneamente. 

Uma dica é a Plataforma Lecom. Com ela, você tem acesso à integração, desenvolvimento no code e low-code, RPA e muito mais. 

Inclusive, temos um case de sucesso de como a Plataforma Lecom ajuda a automatizar seu negócio com a Aliansce Sonae, que aumentou sua produtividade em 100% em apenas 3 meses de uso.

A propósito, o consultor de negócios em TI da Aliansce Sonae, Antônio Melo, falou que: 

“Quando os processos estão desestruturados, a adoção de tecnologias de automação como RPA (Automação Robótica de Processos) corre um risco muito grande de não dar certo. Porém, como utilizamos a Plataforma Lecom para orquestrar nossos fluxos, temos uma base muito sólida para fazer automações, e garantimos que os inputs e a forma como os procedimentos estão sendo controlados sejam padronizados. Isso trouxe muita evolução e amadurecimento ao negócio”. 

E aí, ficou claro o que é hiperautomação e como a Plataforma Lecom pode ajudar seu negócio a alçar voos mais altos? Então, que tal experimentá-la em ação? 

Preencha o formulário para conversar com um dos nossos especialistas ou conferir um vídeo mostrando tudo que a Plataforma Lecom pode fazer!

Picture of Marcos Santos

Marcos Santos

Arquiteto de Soluções

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

19/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!