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O que é ciclo de vida BPM? Entenda como funciona cada etapa!

O que é ciclo de vida BPM? Entenda como funciona cada etapa!

Em um mercado cada vez mais competitivo, saber o que é o ciclo de vida BPM e como ele pode ajudar a alcançar bons resultados para o seu negócio é fundamental. 

Business Process Management é o conceito que define a gestão de processos, com o objetivo de organizar e melhorar as informações relacionadas às iniciativas na empresa.

Porém, o que é ciclo de vida BPM? Como colocá-lo em prática para obter resultados satisfatórios? Quais são as etapas a seguir? 

Se você tem essas e outras dúvidas, fique tranquilo! Ao longo deste artigo, explicaremos tudo sobre o assunto! 

Afinal, o que é ciclo de vida BPM? 

O ciclo de vida BPM (Business Process Management) está relacionado às 6 fases envolvidas na gestão de processos de uma organização. Trata-se de uma metodologia que visa melhorar a eficiência dos processos empresariais, auxiliando o alcance dos objetivos estratégicos de um negócio. 

Segundo o CBOK – Guia para Gerenciamento de Processos de Negócio, mantido pela ABPMP (Association of Business Process Management), as 6 etapas do ciclo BPM são: 

  1. planejamento;
  2. modelagem;
  3. simulação;
  4. execução;
  5. monitoramento;
  6. melhoria.

Tais fases ocorrem de maneira contínua, garantindo que os processos estejam sempre alinhados com os propósitos da empresa. Mais adiante, retomaremos este assunto para falar com detalhes sobre cada etapa.

É importante ter em mente que o foco principal do ciclo de vida BPM é estruturar, monitorar, padronizar e aprimorar os processos para atingir as metas e aumentar os resultados organizacionais.

Além disso, com a metodologia, é possível identificar os gargalos e pensar em estratégias para ajustar as falhas e otimizar as atividades. 

Leia também: Melitta reduz em 30% o tempo médio de realização dos processos com plataforma Lecom

Para que serve o ciclo BPM? 

Como falamos, a abordagem BPM é voltada para melhorar constantemente os fluxos de um negócio. Sendo assim, o ciclo é considerado uma excelente estratégia para maximizar a eficiência das operações.

Dessa forma, a metodologia ajuda a: 

  • reduzir custos;
  • otimizar tempo;
  • melhorar a satisfação dos clientes;
  • aumentar a receita;
  • aprimorar a qualidade dos produtos ou serviços. 

Fora isso, a estratégia permite que a empresa tenha mais agilidade e boa capacidade de se adaptar a qualquer mudança nos negócios. 

Agora que você sabe o que é o ciclo BPM e para que serve, que tal entender mais sobre os benefícios da implementação do método? Confira a seguir!

Quais os benefícios do ciclo de vida BPM?

Ao colocar a metodologia BPM em prática, você proporciona uma série de benefícios para a sua empresa, como: 

  • otimização da eficiência operacional, resultando em custos menores e maior produtividade;
  • facilitação da tomada de decisão, uma vez que o método ajuda na compreensão de todos os processos e sua transparência; 
  • promoção do alinhamento estratégico, garantindo que os esforços de todos os times estejam voltados para os objetivos organizacionais;
  • identificação de falhas e redução de erros, melhorando a qualidade dos produtos e serviços que sua empresa oferece.

Como funciona cada etapa do ciclo BPM?

Depois de conferir alguns dos benefícios de implementar o BPM em uma organização, você certamente está pensando em usá-lo em seu negócio, não é? 

Para tanto, você precisa conhecer, em detalhes, cada uma das 6 fases do ciclo — já mencionadas anteriormente.

É importante saber que as etapas podem variar conforme a maturidade da empresa no gerenciamento de processos. Assim, identifique em qual estágio seu negócio está antes de prosseguir com a implantação das fases a seguir.

  1. Planejamento e estratégia

O planejamento oferece estrutura e direcionamento para a gestão contínua dos processos. Nessa etapa, é importante definir os objetivos da empresa, ou ter conhecimento sobre as metas já estabelecidas para o negócio. 

Nesse ponto, algumas questões precisam ser respondidas, como: 

  • Quais processos devem ser melhorados? 
  • Qual a melhor maneira de resolver determinado problema? 
  • Qual o propósito a ser alcançado?
  • Quais ferramentas serão usadas? 

Após este diagnóstico, o próximo passo é analisar e entender o funcionamento dos processos.

  1. Análise de processos e modelagem 

A análise do processo é o momento de validar as informações antes da ação efetiva. Essa é a hora de entender o contexto atual, conferindo metas, objetivos, variáveis e fatores externos. 

  1. Desenho e simulação

Na prática, as pessoas tendem a achar que sabem como o processo funciona. Mas, ao desenhá-lo, é possível identificar as falhas, gargalos, repetições e fases desnecessárias que, de outra forma, não seriam percebidos.

Portanto, o desenho do processo é sua materialização. É neste momento que perguntas, como: “o quê, quando, onde, quem e como” são respondidas. 

  1. Execução de processos

Agora é a hora da ação, ou seja, quando o desenho é posto em prática. Esta também é a fase dedicada a pequenos ajustes necessários.

Nessa etapa, todas as mudanças propostas são integradas à organização, o que pode incluir: 

  • implantação de novas tecnologias; 
  • treinamento de colaboradores; 
  • desenvolvimento de sistemas de informação.
  1. Monitoramento e controle

Uma vez que as mudanças são implementadas, os processos precisam ser monitorados continuamente para que o desempenho seja avaliado em tempo real. 

Sendo assim, é fundamental acompanhar e ter controle dos processos, assegurando que estejam funcionando conforme o planejado. 

Além disso, o monitoramento possibilita pensar em possíveis ações de refinamento, como veremos a seguir.

  1. Refinamentos e melhorias

A partir dos resultados, você pode precisar fazer determinada melhoria ou até redesenhar o processo. 

Por essa razão, o monitoramento deve ser contínuo para garantir que os resultados sejam alcançados e, consequentemente, para que seja possível obter a satisfação da empresa. 

Nessa fase, é recomendado analisar as metas atingidas, comparar com as que foram estabelecidas e garantir que os processos estejam alinhados com o propósito estratégico do negócio. 

Ficou alguma dúvida? Então, confira nossa masterclass “Desmistificando o BPM: simplifique sua gestão de processos com inteligência” para aprofundar o seu conhecimento sobre BPM!

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Agora que você já conhece o ciclo de vida BPM e suas etapas, saiba que você pode contar com a nossa tecnologia para implementá-lo e monitorá-lo.

Nossa Plataforma de Gestão Inteligente de Processos permite que você centralize informações, agilize rotinas e acompanhe indicadores de forma precisa e simples. Também é possível criar processos, executar tarefas e mensurar a eficácia dos seus fluxos de trabalho.

Portanto, se você deseja aumentar a eficiência operacional e a governança do seu negócio, para ter um crescimento sustentável, conte com a plataforma Lecom

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Fabrício Augusto Dias

Diretor de Produto e Tecnologia

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