Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

O que é BPMS? Como funciona e como escolher uma boa plataforma?

O que é BPMS? Como funciona e como escolher uma boa plataforma?

Você sabe o que é BPMS? Trata-se de uma sigla que representa os sistemas usados para gerenciar os processos empresariais, ou seja, as ações necessárias para que um negócio se mantenha na ativa e alcance os melhores resultados. 

A plataforma BPMS serve para implementar, de modo fácil e rápido, os processos de BPM, modelo de gestão que padroniza e otimiza as ações de uma companhia, com o objetivo de promover seu crescimento. 

Ficou curioso e quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue com a leitura.

Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre BPM: o que é, qual é o ciclo de vida e como escolher uma plataforma no mercado. 

Não deixe de conferir!

O que é BPMS?

O Business Process Management System — ou Suite — (BPMS) é um tipo de sistema para gerenciamento de processos empresariais. Em outras palavras, é um software para implementação das práticas de BPM — Business Process Management, modelo de gestão focado em otimizar os procedimentos internos de uma empresa por meio da padronização. 

Ter uma ferramenta para gestão de processos capaz de condensar todas as ações em um só lugar traz diversos benefícios para as companhias. Entre os principais, podemos citar: 

  • mais transparência; 
  • aumento da produtividade; 
  • otimização da comunicação interna; 
  • maior controle da gestão; 
  • redução dos custos; 
  • melhor experiência para os colaboradores e clientes;
  • redução dos erros e dos riscos. 

Além do mais, ter uma boa gestão em um sistema único poupa tempo e evita dores de cabeça. Afinal, você pode planejar as ações sem precisar abrir dezenas de softwares ou planilhas diferentes. 

>>>> Aproveite e leia: por que você precisa de uma ferramenta de automação de processos?

Qual é o ciclo de vida do BPMS?

O ciclo de vida do BPMS é o mesmo que o do BPM. Ele é formado por 6 etapas que se organizam em um ciclo contínuo:

  1. planejar; 
  2. analisar; 
  3. desenhar; 
  4. implementar;
  5. monitorar; 
  6. refinar. 

Dessa forma, você deve planejar uma ação — como implementar o sistema no setor de RH —, analisar os processos atuais para verificar se a aplicação do plano é viável, estabelecer como a implementação será feita — gastos, tempo, treinamentos necessários etc. — e monitorar os resultados. 

Após a realização das etapas, deve-se avaliar se os resultados foram positivos. Caso a performance do projeto tenha sido aquém do esperado, é preciso identificar os pontos que deram certo e os que precisam ser melhorados. 

Quando cada processo termina, você começa tudo novamente. Como resultado, você corrige os erros e potencializa o que fez de certo durante a execução, garantindo que a sua gestão seja mais fluida e assertiva. Assim, a cada novo ciclo, você ganha mais conhecimento e performance. 

Qual a diferença entre BPM e BPMS?

A diferença entre BPM e BPMS é que o primeiro é o nome dado ao processo de otimização da gestão. Em outras palavras, é a metodologia que dita como os procedimentos devem ser organizados e implementados. Já o BPMS é o sistema usado para organizar e padronizar as ações. 

O software costuma reunir várias funcionalidades úteis para a execução da estratégia de BPM, como desenho e o acompanhamento de processos. 

>>>> Veja mais: entenda os conceitos sobre modelagem de processos do BPM

Como escolher sua ferramenta de BPMS?

Antes de escolher uma boa plataforma de BPMS, é essencial observar as funcionalidades da ferramenta. 

Portanto, é necessário observar uma plataforma que ofereça uma gestão inteligente de processos, centralizando informações, agilizando rotinas e possibilitando o acompanhamento de forma simples e completa. E é exatamente isso que a Plataforma Lecom faz pelo seu negócio. 

A propósito, a Plataforma de Automação Inteligente de Processos da Lecom Tecnologia ajuda a sua empresa a reduzir até 20% dos custos operacionais ainda no primeiro ano de implementação. Veja como!

1. Facilidade de uso 

A Plataforma Lecom é intuitiva e, portanto, bem fácil de usar. Logo, você não fica perdido, sem saber como criar ou executar uma atividade, além de acompanhar todos os resultados da sua equipe. 

Na verdade, tudo é encontrado em um só lugar, agilizando a implementação e o alcance dos seus objetivos. 

2. Capacidade de integração com outras tecnologias 

As empresas costumam usar diversos sistemas diferentes e é essencial que o seu BPMS se integre a eles, para facilitar o compartilhamento e monitoramento de informações. 

E a Plataforma Lecom faz isso, possibilita a integração simples e em tempo real com diversos sistemas, permitindo que você mantenha o controle total das operações do seu negócio por lá.

3. Segurança 

Segurança é um assunto sério e, como tal, a Plataforma Lecom não se descuida dele. A solução usa tecnologias de ponta para garantir que todas as suas informações fiquem seguras e não sejam acessadas por terceiros. 

4. Capacidade de escalabilidade 

Quer implementar o BPMS em mais de um departamento? Ou, quem sabe, de forma corporativa, em toda a sua empresa? Pois saiba que isso é possível com a Plataforma Lecom. Pois é, a solução possui grande capacidade de escalabilidade, permitindo que ela seja usada, ao mesmo tempo, em várias áreas do seu negócio!

5. Resultados reais

Para finalizar, a Plataforma Lecom tem cases reais de sucesso do uso do nosso BPMS, como o da Jalles, que reduziu o tempo de atividades de 3 dias, para 2 horas. Aliás, veja o que o gerente de TI de lá, Eder Fantini Junqueira, comentou sobre a solução: 

“Sempre tive boas referências sobre a Lecom e ouvi relatos positivos sobre a plataforma. Desde o início da parceria, em janeiro de 2020, implementamos uma série de processos e fizemos diversas melhorias. Hoje, a solução é utilizada em todas as áreas da empresa, e essa implantação aconteceu rapidamente. É uma ferramenta fácil e escalável, com grande simplicidade de desenvolvimento, e se tornou peça importante na nossa rotina.”

>>>> Quer saber mais? Então, confira: metodologia BPM — Conheça os diferenciais da plataforma Lecom

Que tal solicitar uma demonstração gratuita ou agendar uma reunião agora mesmo para conhecer? Receba uma apresentação completa das funcionalidades que a Plataforma Lecom oferece e entenda como ela pode melhorar seu fluxo de processos! 

Picture of Marcos Santos

Marcos Santos

Especialista em Hiperautomação

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!