soluções
Educação
Empresas que atuam na área de educação precisaram agir rapidamente diante às necessidades causadas pela pandemia em 2020.
Ter uma plataforma orquestrando processos com facilidade e dinamismo foi a solução escolhida por um dos maiores grupos de educação privada no Brasil, o SER Educacional, para superar o distanciamento social e continuar levando ensino de qualidade para todos seus alunos.
• Fundado em 2003, com sede no Recife, destaca-se por ser um dos maiores grupos privados de educação do Brasil;
• Líder nas regiões Norte e Nordeste em número de alunos matriculados, com presença marcante em 26 estados e no Distrito Federal;
• Operações realizadas com 6 marcas distintas, que atendem cerca de 180 mil pessoas e agregam aproximadamente 11 mil colaboradores;
• O Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do Grupo foi estruturado em 2014 visando a otimização estratégica do negócio e a consolidação da jornada de transformação digital tanto para as atividades de backoffice quanto para a prestação de serviços acadêmicos. Com o CSC, mais de 95% dos processos desempenhados pelos estudantes são viabilizados pelo Portal do Aluno, e já foram implantadas mais de 100 ações na jornada de transformação digital.
Principais desafios
• Em 2018, com o desejo de expandir o Centro de Serviços Compartilhados para todas as unidades do Grupo, era importante contar com uma ferramenta que contribuísse de maneira relevante na transformação digital, integrando-se ao projeto de robotização de processos (RPA), que já estava em andamento;
• Necessidade de estruturar novos processos no CSC, com formulários online e viabilização de interações, a fim de agregar ainda mais valor ao dia a dia de colaboradores e estudantes;
• Intenção estratégica de migrar de uma ferramenta de Workflow para uma solução BPMs, que trouxesse o usuário da plataforma como parte relevante de cada processo.
Principais razões pelas quais nos escolheram:
Grande adequação da plataforma às premissas definidas para a avaliação e escolha da solução:
• Capacidade de integrar-se ao projeto de RPA;
• Disposição para entregar valor e otimizar as experiências oferecidas aos usuários;
• Estrutura para promover a automação e o controle de processos de ponta a ponta.
Principais resultados
Nossa plataforma orquestra todos os macroprocessos digitais do grupo, integrando-se ao Portal do Aluno, ao ERP, e ao projeto de RPA;
São mais de 140 processos implementados em 18 meses, trazendo agilidade, produtividade, aprendizado e valor em diferentes áreas;
Nos 41 processos
que envolvem os estudantes, já foram realizadas mais de 150 mil solicitações;
Nos 110 processos de Backoffice, foram abertas mais de 95 mil instâncias;
No primeiro ano de projeto, analisando 17 processos oferecidos aos alunos e medindo o tempo médio de atendimento, foi identificado um ganho de 50% - de 10 para 5 dias. Com isso, a equipe também economizou mais de 15 mil horas ao ano, mantendo o foco em atividades cada vez mais estratégicas.