Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Como a automação de processos está aumentando a produtividade das empresas?

Em um mercado cada vez mais competitivo, em especial depois da pandemia, falar sobre aumento de produtividade sem mencionar a automação de processos pode ser considerado, no mínimo, contraditório.

De acordo com o Gartner, a automação de processos está se firmando como uma das grandes tendências do mercado de tecnologia. A previsão é de que o setor veja um crescimento médio anual de 12,9% entre 2018 e 2023, quando deverá atingir os US$ 13,75 bilhões. 

Com a aceleração da adoção da automação de processos, atividades que antes levavam dias (e exigiam grande esforço por parte dos colaboradores) estão passando a ser executadas em poucos segundos e de forma mais inteligente. 

Afinal, além de reduzir as falhas humanas, a automação permite a identificação de gargalos em tempo real, aumentando a assertividade das tomadas de decisão por parte dos gestores. 

Pesquisas mostram que os empresários brasileiros gastam cerca de 135 dias por ano de trabalho com tarefas burocráticas. Ou seja, 6,5% de todo o tempo do trabalho dos colaboradores são gastos em atividades que podem ser automatizadas. 

E com os avanços das jornadas de transformação digital em todos os segmentos, o mundo vem sendo desafiado a encontrar soluções para dar conta das demandas do novo consumidor, marcado, principalmente, por um crescente nível de exigência de qualidade e agilidade. 

Se antes a tecnologia era opção, hoje, encontrar ferramentas que permitam que as empresas se destaquem da concorrência se tornaram cruciais para a continuidade dos negócios. E nesse sentido, a automação de processos dispara como uma das grandes tendências para o novo mercado.

A automação de processos é uma estratégia para digitalizar trabalhos manuais, tornando os fluxos de trabalho mais simples, rápidos e assertivos.

Ao contrário do que muitos pensam, a automação de processos não tem como objetivo substituir as atividades humanas, mas sim otimizar suas tarefas e facilitar o seu trabalho.

Para isso, utiliza-se a tecnologia para a integração de sistemas e dados, aumentando o controle dos processos e permitindo rastreabilidade das informações. 

Um dos pontos interessantes é que a automação de processos pode ser utilizada em diferentes setores e departamentos, reduzindo erros e tempo de execução das tarefas, por exemplo, dos times de TI, Recursos Humanos, Jurídico, Financeiro, Vendas, Marketing e Logística.

Ao automatizar tarefas manuais, os gestores liberam os colaboradores para atividades cada  vez mais estratégicas e de valor, que realmente necessitem da inteligência humana e possam ser utilizadas para gerar mais ganhos para o negócio.

Hoje, a automação de processos é considerada como a base de todas as iniciativas de transformação digital das empresas. Inicialmente, a otimização dos processos oferece às organizações a oportunidade de tornar suas soluções de automação mais inteligentes. 

Não é à toa que, para potencializar ainda mais a colaboração entre pessoas e tecnologia, a automação inteligente surge como uma das grandes oportunidades para o novo mercado.

Falando especificamente sobre a automação inteligente de processos, é preciso entendê-la como a junção da Digital Process Automation (DPA), Robotic Process Automation (RPA) e Inteligência Artificial (IA).

Além de permitir a orquestração de ponta a ponta dos processos da empresa e a integração com sistemas legados, a automação inteligente eleva a maturidade das operações, impulsionando as capacidades e resultados das organizações.

A proposta não é somente automatizar processos, mas automatizar de forma inteligente. Afinal, os erros que já ocorrem nas organizações não podem ser automatizados.

É preciso ir além: automatizar de forma ágil, testar e experimentar para encontrar os erros. Já está mais que provado que errar e aprender rápido gera inovação. 

A automação de processos é uma grande aliada para a obtenção de melhores resultados para negócios de todos os setores. Afinal, quem não deseja fazer mais com menos?

Em tempos de intensa competitividade, é preciso ter estratégias para tornar o dia de trabalho mais produtivo, otimizando o tempo dos colaboradores, reduzindo as taxas de erros das atividades manuais e, consequentemente, diminuindo os custos da empresa.

Já está provado que processos repetitivos e burocráticos afetam diretamente a performance dos profissionais. Por isso, a automatização dessas tarefas permite maior dedicação em ações capazes de impactar positivamente os resultados de negócios.

Como a automação de processos permite a visualização dos resultados da empresa de forma transparente, a gestão passa a se tornar capaz de detectar falhas e reduzir gargalos em todos os departamentos em tempo real. Isso significa que as correções se tornam muito mais ágeis, otimizando de forma importante a produtividade dos times.

Outro ponto que merece destaque é que as plataformas de automação de processos oferecem funcionalidades que facilitam o dia a dia dos gestores, aumentando a produtividade de toda a empresa. Confira algumas delas:

Os relatórios manuais ainda são muitos comuns nas empresas, mas eles exigem grande esforço por parte do responsável. 

Com a automação de processos, as empresas se tornam capazes de configurar relatórios de forma automática para obter insights e melhorar a eficiência das equipes: tudo com mais confiabilidade de informações, padronização de dados e aumento da produtividade.

Com os disparos automáticos de tarefas, os riscos de perder informações no meio dos processos são eliminados.

A gestão da empresa passa a ter autonomia para criar fluxos de trabalho que podem ser gerenciados e customizados de ponta a ponta, permitindo que cada colaborador seja notificado sobre suas tarefas, prazos e pendências.

Gerenciar SLAs manualmente é uma atividade praticamente impossível, e por isso muitas organizações perdem a oportunidade de monitorar seus reais resultados. 

Através da automação de processos, os contatos com os clientes são rastreados, priorizados e automatizados, gerando relatórios que podem ser valiosos para as estratégias do negócio.

Embora muitas pessoas acreditem que os robôs vão substituir os seres humanos, a tendência é que as máquinas apenas recebam tarefas repetitivas e que não dependam de soft skills. 

A orquestração do trabalho humano e digital é um dos grandes desafios da nova era, e a automação de processos permite a integração entre essas duas forças, potencializando os resultados da organização.

Tendências da automação de processos

A necessidade de entregar excelência ao cliente vem contribuindo diariamente para o avanço da automação, exigindo que as empresas tenham a melhoria de processos entre suas prioridades. 

Hoje, cada segundo pode marcar o resultado final da competição, e nos próximos anos esse tempo deve ficar ainda mais apertado.

Ao longo da trajetória da automação, passamos por uma escala de avanços complexos, passando do workflow para o BPMS, IBPMS, Digital Process Automation e chegando, finalmente, até a automação inteligente.

Essa evolução acompanha as mudanças do mercado, que agora demanda adaptabilidade, entregas contínuas de valor e o cliente no centro de todas as operações: essa é a tríplice que guiará as organizações pelos caminhos do novo mundo.

Quer saber mais sobre automação de processos? Conheça nossa Plataforma de Automação Inteligente de Processos

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

17/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!