Em um mercado cada vez mais competitivo, em especial depois da pandemia, falar sobre aumento de produtividade sem mencionar a automação de processos pode ser considerado, no mínimo, contraditório.
De acordo com o Gartner, a automação de processos está se firmando como uma das grandes tendências do mercado de tecnologia. A previsão é de que o setor veja um crescimento médio anual de 12,9% entre 2018 e 2023, quando deverá atingir os US$ 13,75 bilhões.
Com a aceleração da adoção da automação de processos, atividades que antes levavam dias (e exigiam grande esforço por parte dos colaboradores) estão passando a ser executadas em poucos segundos e de forma mais inteligente.
Afinal, além de reduzir as falhas humanas, a automação permite a identificação de gargalos em tempo real, aumentando a assertividade das tomadas de decisão por parte dos gestores.
Pesquisas mostram que os empresários brasileiros gastam cerca de 135 dias por ano de trabalho com tarefas burocráticas. Ou seja, 6,5% de todo o tempo do trabalho dos colaboradores são gastos em atividades que podem ser automatizadas.
E com os avanços das jornadas de transformação digital em todos os segmentos, o mundo vem sendo desafiado a encontrar soluções para dar conta das demandas do novo consumidor, marcado, principalmente, por um crescente nível de exigência de qualidade e agilidade.
Se antes a tecnologia era opção, hoje, encontrar ferramentas que permitam que as empresas se destaquem da concorrência se tornaram cruciais para a continuidade dos negócios. E nesse sentido, a automação de processos dispara como uma das grandes tendências para o novo mercado.
A automação de processos é uma estratégia para digitalizar trabalhos manuais, tornando os fluxos de trabalho mais simples, rápidos e assertivos.
Ao contrário do que muitos pensam, a automação de processos não tem como objetivo substituir as atividades humanas, mas sim otimizar suas tarefas e facilitar o seu trabalho.
Para isso, utiliza-se a tecnologia para a integração de sistemas e dados, aumentando o controle dos processos e permitindo rastreabilidade das informações.
Um dos pontos interessantes é que a automação de processos pode ser utilizada em diferentes setores e departamentos, reduzindo erros e tempo de execução das tarefas, por exemplo, dos times de TI, Recursos Humanos, Jurídico, Financeiro, Vendas, Marketing e Logística.
Ao automatizar tarefas manuais, os gestores liberam os colaboradores para atividades cada vez mais estratégicas e de valor, que realmente necessitem da inteligência humana e possam ser utilizadas para gerar mais ganhos para o negócio.
Hoje, a automação de processos é considerada como a base de todas as iniciativas de transformação digital das empresas. Inicialmente, a otimização dos processos oferece às organizações a oportunidade de tornar suas soluções de automação mais inteligentes.
Não é à toa que, para potencializar ainda mais a colaboração entre pessoas e tecnologia, a automação inteligente surge como uma das grandes oportunidades para o novo mercado.
Falando especificamente sobre a automação inteligente de processos, é preciso entendê-la como a junção da Digital Process Automation (DPA), Robotic Process Automation (RPA) e Inteligência Artificial (IA).
Além de permitir a orquestração de ponta a ponta dos processos da empresa e a integração com sistemas legados, a automação inteligente eleva a maturidade das operações, impulsionando as capacidades e resultados das organizações.
A proposta não é somente automatizar processos, mas automatizar de forma inteligente. Afinal, os erros que já ocorrem nas organizações não podem ser automatizados.
É preciso ir além: automatizar de forma ágil, testar e experimentar para encontrar os erros. Já está mais que provado que errar e aprender rápido gera inovação.
A automação de processos é uma grande aliada para a obtenção de melhores resultados para negócios de todos os setores. Afinal, quem não deseja fazer mais com menos?
Em tempos de intensa competitividade, é preciso ter estratégias para tornar o dia de trabalho mais produtivo, otimizando o tempo dos colaboradores, reduzindo as taxas de erros das atividades manuais e, consequentemente, diminuindo os custos da empresa.
Já está provado que processos repetitivos e burocráticos afetam diretamente a performance dos profissionais. Por isso, a automatização dessas tarefas permite maior dedicação em ações capazes de impactar positivamente os resultados de negócios.
Como a automação de processos permite a visualização dos resultados da empresa de forma transparente, a gestão passa a se tornar capaz de detectar falhas e reduzir gargalos em todos os departamentos em tempo real. Isso significa que as correções se tornam muito mais ágeis, otimizando de forma importante a produtividade dos times.
Outro ponto que merece destaque é que as plataformas de automação de processos oferecem funcionalidades que facilitam o dia a dia dos gestores, aumentando a produtividade de toda a empresa. Confira algumas delas:
Os relatórios manuais ainda são muitos comuns nas empresas, mas eles exigem grande esforço por parte do responsável.
Com a automação de processos, as empresas se tornam capazes de configurar relatórios de forma automática para obter insights e melhorar a eficiência das equipes: tudo com mais confiabilidade de informações, padronização de dados e aumento da produtividade.
Com os disparos automáticos de tarefas, os riscos de perder informações no meio dos processos são eliminados.
A gestão da empresa passa a ter autonomia para criar fluxos de trabalho que podem ser gerenciados e customizados de ponta a ponta, permitindo que cada colaborador seja notificado sobre suas tarefas, prazos e pendências.
Gerenciar SLAs manualmente é uma atividade praticamente impossível, e por isso muitas organizações perdem a oportunidade de monitorar seus reais resultados.
Através da automação de processos, os contatos com os clientes são rastreados, priorizados e automatizados, gerando relatórios que podem ser valiosos para as estratégias do negócio.
Embora muitas pessoas acreditem que os robôs vão substituir os seres humanos, a tendência é que as máquinas apenas recebam tarefas repetitivas e que não dependam de soft skills.
A orquestração do trabalho humano e digital é um dos grandes desafios da nova era, e a automação de processos permite a integração entre essas duas forças, potencializando os resultados da organização.
A necessidade de entregar excelência ao cliente vem contribuindo diariamente para o avanço da automação, exigindo que as empresas tenham a melhoria de processos entre suas prioridades.
Hoje, cada segundo pode marcar o resultado final da competição, e nos próximos anos esse tempo deve ficar ainda mais apertado.
Ao longo da trajetória da automação, passamos por uma escala de avanços complexos, passando do workflow para o BPMS, IBPMS, Digital Process Automation e chegando, finalmente, até a automação inteligente.
Essa evolução acompanha as mudanças do mercado, que agora demanda adaptabilidade, entregas contínuas de valor e o cliente no centro de todas as operações: essa é a tríplice que guiará as organizações pelos caminhos do novo mundo.
Quer saber mais sobre automação de processos? Conheça nossa Plataforma de Automação Inteligente de Processos