Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Ferramentas de RPA: saiba como funcionam e como implementar no seu fluxo

Ferramenta de RPA: o que é e como pode ajudar a sua empresa!

A transformação digital pela qual o mundo vem passando nas últimas décadas abriu portas para processos cada vez mais automatizados e que priorizam a eficiência na execução dos projetos através de ferramentas de RPA. 

Apesar disso, muitas companhias remam contra a maré e permanecem resistentes a esta mudança, de acordo com o estudo de 2023 da Fundação Dom Cabral — e nós esperamos que este não seja o seu caso, afinal, fechar os olhos às oportunidades é abrir espaço para que a concorrência saia na frente!

A verdade é que, com a modernização, as ferramentas de RPA ganham espaço, facilitando a organização de processos e transformando os resultados de empresas ao redor do mundo inteiro. 

O crescimento dessa indústria é tão palpável que, atualmente, está na casa dos BILHÕES: um estudo realizado pela Mordor Intelligence estima que o mercado de RPA, atualmente estimado em 4.02 bilhões de dólares, com previsão de crescer para incríveis 14.75 bilhões, já no ano de 2029. 

Por isso, neste artigo, falaremos um pouco mais sobre esse sistema de automação e como as ferramentas de RPA podem auxiliar no ritmo de produção dos seus negócios de forma organizada, simples e eficaz. 

O que são ferramentas de RPA?

Do inglês Robotic Process Automation, RPA é o nome dado a um conjunto de métodos de automatização de processos baseado em regras previamente especificadas. Resumindo, trata-se de uma automação que elimina a necessidade de processos humanos com base em informações detalhadas sobre o procedimento. 

Assim, uma ferramenta de RPA pode realizar ações comuns e repetitivas, tendo como orientação as informações inseridas em sua base de dados. 

Na prática, além de tornar a execução dos projetos mais rápida, eficiente e com menos chances de erros, o uso de RPA simboliza um ganho de tempo significativo para a produção no geral. 

A implementação de ferramentas de RPA em um fluxo de processos pode representar uma contribuição significativa para a produtividade e eficiência operacional, o que, no fim das contas, impacta diretamente seus resultados e, consequentemente, a lucratividade dos negócios. 

Contudo, mais do que saber o que são ferramentas de RPA, é preciso entender que existem alguns tipos de modelos do recurso. Por isso, é essencial entender suas diferenças antes de contratar qualquer tipo de serviço.

Os principais tipos de automação RPA

Apesar de extremamente funcionais, as ferramentas de RPA têm destinações específicas, sendo que uma delas pode não ser, necessariamente, a que vai te ajudar. 

Por isso, vale a pena conhecer alguns exemplos de automações RPA. Assim, você filtra suas necessidades e delimita escolhas com base estritamente no que precisa.

  1. Monitoramento de tarefas

Este é, provavelmente, o tipo de ferramenta mais utilizado no mercado atualmente. Por meio de uma RPA de capacidade cognitiva, é possível monitorar todos os processos do seu fluxo, identificando o tempo de realização de cada tarefa e eventuais falhas nos procedimentos executados

Assim, você conquista mais controle sobre as atividades e diminui significativamente os erros e as imprecisões. 

  1. Atendimento ao cliente

Algumas ferramentas de RPA são capazes de absorver e emular comportamentos humanos, reproduzindo diálogos no atendimento ao clientes em chatbots, por exemplo, com taxas de erro baixíssimas. 

A prática, além de oferecer mais agilidade para seu fluxo de trabalho, amplia a abrangência de atendimentos, eliminando barreiras como turnos de trabalho, idiomas e outros. 

  1. Rotinas de departamento pessoal

O setor de RH de uma empresa também pode sofrer com a execução de processos robóticos e repetitivos que podem tranquilamente ser realizados por ferramentas de RPA. 

Além de garantir eficiência na realização dos procedimentos, você consegue automatizar processos como contratação, reembolsos e promoções com base em regras previamente estabelecidas.

  1. Integração com sistemas legados

Existem muitas organizações que possuem sistemas legados que não possuem métodos de integração, como APIs (Application Programming Interfaces). As ferramentas de RPA podem atuar como uma camada de integração, permitindo que os sistemas legados se comuniquem com sistemas mais novos e vice-versa. 

Estes são apenas alguns exemplos de automações RPA que você pode usar na sua empresa. Na prática, existem inúmeras outras utilidades para a ferramenta, algumas mais básicas, outras muito mais complexas. 

Por isso, é essencial conhecer suas necessidades antes de decidir pela contratação de uma plataforma voltada para este fim.

Como funciona uma automação RPA?

Uma automação RPA funciona a partir da inserção de regras de processos em uma base de dados que comanda a execução das atividades necessárias para a realização das entregas definidas.

Em ordem cronológica, significa que alguns passos devem ser adotados e respeitados para o pleno funcionamento da ferramenta: 

  • identificação das tarefas a serem automatizadas; 
  • atribuição e monitoramento das tarefas definidas; 
  • integração entre sistemas automatizados e usuários; 
  • interação entre a automação e os softwares da empresa;
  • realização das atividades. 

Uma vez concluído este procedimento, que pode ser imediato ou levar dias, dependendo da complexidade das atividades realizadas na sua empresa, a ferramenta de RPA estará em pleno funcionamento, executando tarefas repetitivas de forma automática e simplificada. 

Este é um exemplo simples de como funciona uma automação RPA. O processo pode variar, a depender de especificidades, tanto dos procedimentos internos realizados no dia a dia da sua empresa, quanto da complexidade da ferramenta usada para a automação. 

Insira o RPA no seu fluxo de trabalho

A esta altura, já está mais do que claro que as ferramentas de RPA representam uma transformação extremamente positiva para a organização e o desenvolvimento do seu fluxo de trabalho. 

Seja pela facilidade de implementação ou pela eficiência da ferramenta, o modelo de automação pode trazer muito mais produtividade e lucratividade para seus negócios, diminuindo a incidência de erros e falhas humanas e reduzindo, também, o tempo de execução das atividades em poucas semanas. 

Para que a implementação dessa arquitetura de processos seja tão eficiente quanto você espera, é importante observar as particularidades de cada ferramenta disponível e analisá-las diante das suas necessidades. 

Como já vimos, existem inúmeros tipos de automações para os mais diversos tipos de projetos. Por isso, é essencial conhecer profundamente os seus processos e atividades para escolher aquela que suprirá suas necessidades e organizará sua rotina 

Ferramentas de RPA na plataforma Lecom

Agora que você já sabe o que são e como funcionam as ferramentas de RPA, chegou a hora de dar um grande passo em direção à transformação dos seus negócios. 

A organização de fluxo de trabalho é uma das primeiras etapas para você potencializar o uso de RPA de forma eficiente.

Para isso, a plataforma Lecom te ajuda a implementar a automação de processos no dia a dia da sua empresa e organizar os fluxos de trabalho para aumentar sua produtividade e a receita: tudo isso de forma simples, fácil e eficaz. 

Agende uma apresentação exclusiva para conhecer mais sobre a Lecom e suas ferramentas de RPA, e saiba como trabalhamos para ajudar sua empresa a crescer. 

Picture of Fabrício Augusto Dias

Fabrício Augusto Dias

Diretor de Produto e Tecnologia

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!