RPA — Robot Process Automation e Sua Contribuição Para Eficiência Operacional da Empresa

Compartilhe

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Em um cenário corporativo cada vez mais competitivo, as empresas precisam se adaptar e buscar soluções que, apesar de alterar o seu modo de operar, poderão mantê-las em altos níveis no mercado, acelerando seu crescimento. Uma delas é o RPA — Robot Process Automation.

Essa ferramenta vai além dos padrões básicos de operação empresarial, amplia o índice de produtividade, e reduz gastos operacionais. Confira este artigo e entenda mais sobre ela!

RPA — Robot Process Automation e a operação empresarial

De forma simplificada, o RPA — Robot Process Automation é uma ferramenta programada para, seguindo um fluxo de trabalho, executar processos organizacionais baseados em regras de maneira automática, com o uso de robôs.

Por meio dela, é possível adquirir e trabalhar dados sem trabalho humano, evitando esforços em tarefas repetitivas e permitindo, assim, que os colaboradores dediquem seu tempo de serviço às atividades que realmente exigem uma capacidade cognitiva humana.

Veja abaixo como o RPA — Robot Process Automation pode auxiliar na eficiência operacional de sua empresa:

Redução do retrabalho

Qualquer esforço repetitivo humano, quando realizado em excesso, pode causar uma perda de eficiência e, consequentemente, algumas falhas no processo produtivo. Esses erros, então, geram a necessidade de um ou mais procedimentos que envolvem retrabalhos, o que prejudica a eficiência operacional.

Como o RPA trabalha com base em regras previamente “ensinadas”, seguindo-as à risca, a chance de erros é quase nula (a não ser que haja mudanças de instruções). esse processo é bem menos propenso a retrabalhos, e mitiga erros operacionais.

Facilidade na implementação e integração com sistemas

Uma ferramenta de RPA – Robot Process Automation não precisa de ações complexas e/ou muito específicas para ser implementada. Rapidamente é possível fazer as instalações necessárias e inseri-la ao framework da empresa, sem grandes preocupações com programação, códigos ou linguagens.

Além disso, ela ainda facilita mais o trabalho ao ser integrada com facilidade aos diferentes sistemas utilizados por sua empresa, como um BPMS, plataforma de automação de processos que pode transferir as tarefas para o RPA. Sendo assim, ele irá interagir com diversas interfaces, o que permite que ele, inclusive, transite entre as tarefas determinadas por todos eles e se torne muito mais eficiente.

Entendeu como o RPA — Robot Process Automation pode fazer a diferença em sua operação? Confira mais dicas no blog da Lecom e trabalhe com muito mais eficiência!

Marketing Lecom

Marketing Lecom

A Era Digital não alcança somente startups e empresas altamente inovadoras, é preciso mudar o paradigma de como unidades de negócio e tecnologia desenvolvem e entregam processos digitais e resultados na organização. Quer saber como tornar o seu negócio relevante no universo digital ? Chama no chat!

Conteúdos relacionados

Nos últimos anos, o termo "agilidade" tomou conta do vocabulário de executivos de todos os setores. Isso ocorreu principalmente depois que os métodos ágeis deixaram de ser aplicados apenas em equipes de TI e passaram a fazer parte das rotinas de times de empresas dos mais diversos segmentos.

Sobre Nós

Líderes em Automação Inteligente de Processos.

Visite nosso site!

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Assine nossa news

Cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações