O Que São Processos Organizacionais — Como Alinhá-los Corretamente?

Toda empresa precisa planejar as ações de atividades de suas equipes para, ao final de um projeto, obter o resultado desejado. Para que todo o andamento se dê da melhor maneira, é importante saber o que são processos organizacionais e como fazer uma boa gestão deles.

É com base na forma que essas atividades são alinhadas que, independentemente da metodologia aplicada pela organização, será possível realizar o trabalho de forma eficiente e integrada, gerando uma entrega que atenda às expectativas.

Afinal, o que são processos organizacionais?

Os processos organizacionais são conjuntos de atividades e comportamentos que entregam valor ao cliente ou, ao menos, apoiam essa entrega. Eles têm uma estrutura que contempla começo, meio e fim e funcionam de maneira cíclica, repetitiva e constante.

A ideia do que são processos organizacionais é buscar a solução para uma questão específica e permitem, ao serem unidas, que a empresa possa ter uma visão geral de sequência e fluxo do andamento dos projetos.

Em termos de funcionamento, a ideia de um processo é receber a entrada de algum insumo, seja ele material ou não, como informações, requisitos iniciais ou até um novo conhecimento, trabalhá-lo e transformá-lo em uma entrega de serviço ou produto.

Tipos de processos organizacionais

Para fazer um correto alinhamento dos fluxos, além de entender o que são processos organizacionais, a empresa deve compreender os diferentes tipos, para que possa planejar melhor as prioridades, investimentos e força de trabalho. São eles:

  1. primários: geram o serviço ou produto para o público. Caracteriza o core business da empresa e recebe apoio de outros;
  2. apoio: também chamados de processos de suporte, fortalecem ou apoiam, de fato, os processos primários. Estão muitas vezes ligados a evitar o interrompimento da entrega de valor;
  3. gerenciais: mais relacionados à gestão da empresa. Envolvem o monitoramento e aprimoramento das atividades. Buscam maior eficiência operacional e visibilidade da organização.

Como alinhar os processos organizacionais?

Para atingir a maturidade em seus processos, a empresa precisa, além de conhecê-los a fundo, alinhá-los. Dessa maneira é possível ter uma boa visão de como tudo está funcionando naquele momento.

Uma boa ideia para isso é desenhar os processos organizacionais e gerar diagramas para eles.

O diagrama de um processo indica, com detalhes, quem são os responsáveis pelas atividades, quais são elas e também mostra as interações entre todas aquelas que compõem o processo diagramado.Com isso, é possível verificar se todas as atividades são realmente necessárias, por exemplo.

Faça entrevistas com as áreas, entenda de fato qual a função deles e a relação de tudo. Busque entender a cadeia de processos que entrega valor aos seus clientes e, então, passe a verificar as possibilidades de otimização e de redução de falhas.

Agora que você entende o que são processos organizacionais, acompanhe mais artigos sobre o assunto e sobre gerenciamento no blog da Lecom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.