Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

O Que São Processos Organizacionais — Como Alinhá-los Corretamente?

O Que São Processos Organizacionais — Como Alinhá-los Corretamente?

Toda empresa precisa planejar as ações de atividades de suas equipes para, ao final de um projeto, obter o resultado desejado. Para que todo o andamento se dê da melhor maneira, é importante saber o que são processos organizacionais e como fazer uma boa gestão deles.

É com base na forma que essas atividades são alinhadas que, independentemente da metodologia aplicada pela organização, será possível realizar o trabalho de forma eficiente e integrada, gerando uma entrega que atenda às expectativas.

Afinal, o que são processos organizacionais?

Os processos organizacionais são conjuntos de atividades e comportamentos que entregam valor ao cliente ou, ao menos, apoiam essa entrega. Eles têm uma estrutura que contempla começo, meio e fim e funcionam de maneira cíclica, repetitiva e constante.

A ideia do que são processos organizacionais é buscar a solução para uma questão específica e permitem, ao serem unidas, que a empresa possa ter uma visão geral de sequência e fluxo do andamento dos projetos.

Em termos de funcionamento, a ideia de um processo é receber a entrada de algum insumo, seja ele material ou não, como informações, requisitos iniciais ou até um novo conhecimento, trabalhá-lo e transformá-lo em uma entrega de serviço ou produto.

Tipos de processos organizacionais

Para fazer um correto alinhamento dos fluxos, além de entender o que são processos organizacionais, a empresa deve compreender os diferentes tipos, para que possa planejar melhor as prioridades, investimentos e força de trabalho. São eles:

  1. primários: geram o serviço ou produto para o público. Caracteriza o core business da empresa e recebe apoio de outros;
  2. apoio: também chamados de processos de suporte, fortalecem ou apoiam, de fato, os processos primários. Estão muitas vezes ligados a evitar o interrompimento da entrega de valor;
  3. gerenciais: mais relacionados à gestão da empresa. Envolvem o monitoramento e aprimoramento das atividades. Buscam maior eficiência operacional e visibilidade da organização.

Como alinhar os processos organizacionais?

Para atingir a maturidade em seus processos, a empresa precisa, além de conhecê-los a fundo, alinhá-los. Dessa maneira é possível ter uma boa visão de como tudo está funcionando naquele momento.

Uma boa ideia para isso é desenhar os processos organizacionais e gerar diagramas para eles.

O diagrama de um processo indica, com detalhes, quem são os responsáveis pelas atividades, quais são elas e também mostra as interações entre todas aquelas que compõem o processo diagramado.Com isso, é possível verificar se todas as atividades são realmente necessárias, por exemplo.

Faça entrevistas com as áreas, entenda de fato qual a função deles e a relação de tudo. Busque entender a cadeia de processos que entrega valor aos seus clientes e, então, passe a verificar as possibilidades de otimização e de redução de falhas.

Agora que você entende o que são processos organizacionais, acompanhe mais artigos sobre o assunto e sobre gerenciamento no blog da Lecom!

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!