Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

O Que Não Pode Faltar em Seu Diagrama de Processos?

O diagrama de processos é um documento que permite expor e entender, de maneira gráfica e visual, como ocorre um determinado processo dentro de sua organização, com detalhes sobre cada etapa e a interligação entre todas elas.

É um documento importante e se torna um ativo para a empresa, pois é uma maneira de manter registrados os fluxos de processos da empresa, que muitas vezes são apenas executados repetidamente, sem uma análise real sobre seus objetivos e sua prioridade na geração de valor pelo negócio.

Aspectos fundamentais de um diagrama de processos

Um dos principais objetivos de um diagrama de processos é permitir que todos tenham conhecimento daquele fluxo específico, mesmo quem acabou de entrar na organização. Por isso, ele é muitas vezes feito por meio de técnicas universalmente conhecidas, como as de BPMN.

A ideia é conversar com cada área da empresa e, então, decidir quais pontos do processo devem ser realmente documentados no diagrama. Deve haver um grande foco no “as-is”, que é o momento de explorar, de fato, os processos e descobrir suas possíveis rupturas e desvios.

“Faça um desenho do que é hoje, antes de pensar naquilo que você gostaria que fosse.” – Eric Lisi, Gerente de Projetos da Lecom.

Esse entendimento profundo sobre as áreas já é uma das etapas fundamentais para um diagrama. Entretanto, para que ele seja realmente efetivo no que se propõe, precisa apresentar alguns detalhes, imprescindíveis:

Atividades (etapas)

“As atividades podem ser desdobradas, para que reflitam não só de maneira macro aquilo que deve ser executado, mas também as subdivisões que aquilo pode trazer.” – Rômulo Quintiliano, Gerente de Projetos da Lecom.

Uma etapa de processo como o cadastro de um usuário, por exemplo, embora seja uma simples ação (e tenha suas ramificações menores), faz parte de algo muito maior, como a contratação de um funcionário ou sua integração nos sistemas internos da empresa.

Atores do processo

Cada uma das atividades do processo é realizada por um ou mais atores, ou seja, os colaboradores aos quais foram designadas as tarefas relacionadas a elas.

Designá-los no diagrama de processos é essencial para auxiliar na identificação mais clara das etapas e da equipe trabalhando no processo a ser desenhado. Isso também ajuda a entender a estrutura de cargos e em quais momentos do processo estão atuando. Além de facilitar o planejamento de melhoria contínua específica para alguns setores.

Interações entre as etapas

Tão importantes quanto as etapas e atividades, é como elas interagem entre si, principalmente as influências de uma em relação à outra, para que haja uma visão de ponta a ponta na qual a importância de cada etapa seja avaliada.

Com isso é possível, por exemplo, identificar fases falhas e gargalos no fluxo do processo, e com os atores e as etapas bem especificadas, determinar as mudanças necessárias de maneira mais simples e assertiva.

Uma boa dica para garantir um aproveitamento ainda maior de um bom diagrama de processos é apostar em uma ferramenta de automação, como um BPMS. Com isso, você poderá escalonar melhor as atividades, verificar prazos e cronogramas de maneira correta, determinar o tempo de cada etapa de processo e, assim, apontar possíveis incoerências em relação ao planejado.

Para mais artigos como esse, confira o blog da Lecom!

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

25/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!