Melhoria Contínua — Qual a Importância para a Empresa?

A melhoria contínua é essencial para sustentar e aumentar o sucesso de uma empresa. Em especial por meio da redução de desperdícios, sejam eles em termos financeiros, tempo, ou até mesmo processos extensos e desnecessários. Todos estes fatores devem ser otimizados constantemente para que possam ser realizadas entregas de real valor para os clientes.

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3 dicas para alcançar a melhoria contínua

Para que a busca pela melhoria contínua seja eficaz, é preciso apoiar-se em três pilares principais — que resultarão no desenvolvimento e evolução da produtividade, eficiência e experiência do consumidor frente ao seu negócio. Confira abaixo mais detalhes sobre cada um deles e inspire-se!

1. Metodologia Ágil

Ágil é uma filosofia que serve como base para métodos que viabilizam entregas constantes de valor com foco na satisfação do cliente. Com a Metodologia Ágil, os projetos são divididos em ciclos, e as entregas acontecem em um curto período de tempo.

Dessa forma, é possível fazer uma experimentação contínua e otimizar a lucratividade dos projetos. Isso porque a alocação de recursos será otimizada, e as mudanças solicitadas pelo cliente poderão ser feitas com muito mais facilidade. Na metodologia Ágil, até os erros são oportunidades para aprendizado e aprimoramento constante.

2. Design thinking

Pensar em um design intuitivo, agradável e totalmente voltado para a simplificação de processos e obtenção de resultados faz toda a diferença para a equipe. O design thinking evolui junto com a empresa, adaptando-se às necessidades corporativas com empatia e facilidade.

Resumidamente: trata-se de um aliado para organizar ideias, possibilitando uma tomada de decisões mais assertiva e, é claro, um aprimoramento de situações.

3. BPM

Pode-se dizer que o BPM (Business Process Management) é uma visão de ponta a ponta de processos personalizados, capaz de reduzir uma entrega que levaria meses para semanas, por exemplo. Além disso, quando bem instaurado, pode baratear em até 20% os gastos em questões operacionais.

O motivo é simples: o BPM facilita o trabalho dos gestores da organização, já que os processos e resultados podem ser obtidos de maneira sistematizada e customizada dentro e fora da empresa.

Juntos, estes três pilares possuem um papel decisivo na transformação digital do seu empreendimento, o que é crucial para conseguir se colocar à frente dos concorrentes e fazer com que os consumidores desfrutem de uma ótima experiência de compra.

Preparado para iniciar a melhoria contínua do seu negócio? Continue acompanhando o blog da Lecom e veja mais conteúdos e insights incríveis para te ajudar nesta empreitada!

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