Fluxo de Processos — Como Pode Ajudar a Melhorar a Produtividade em Sua Empresa?

O mapeamento do fluxo de processos constitui, basicamente, um panorama de como a sua empresa opera e de quais são as interações entre as áreas para o desenvolvimento de projetos.

Por essa razão, saber enxergar a fundo um desenho deste fluxo pode ser a resposta para muitas perguntas sobre o sucesso de suas entregas. Essa visão detalhada, possibilita o aprimoramento dos processo de forma assertiva para aumentar a produtividade.

Por que o desenho do fluxo de processos é importante para sua empresa?

Seja qual for o tamanho da sua empresa, enxergar de maneira completa e externa, como é o funcionamento das áreas não é uma tarefa simples. São muitos processos acontecendo simultaneamente e ter controle sobre eles é quase impraticável.

Por essa razão, utilizar técnicas de mapeamento do fluxo de processos é algo que pode ser a solução para muitos problemas e gargalos em seu negócio, pois pode oferecer uma visão de orientação completa, com detalhes sobre cada etapa de desenvolvimento. Essa ampla visibilidade pode ajudar não só a entender melhor a empresa, mas também a ter uma noção mais clara de quem realiza cada processo,quais são os procedimento, e se a sequência das etapas de desenvolvimento estão realmente efetivas.

Neste contexto, o BPMN tem se destacado na modelagem de processos. Esta notação foi idealizada para melhorar a comunicação entre setores e pessoas, pois sua estrutura traz mais visibilidade ao processo e suas fases.

Benefícios de ter uma boa visibilidade dos processos internos de sua empresa

Com seu fluxo de processos mapeado, é possível potencializar a eficiência e a produtividade. Às vezes, uma das áreas de desenvolvimento está fazendo uma etapa desnecessária para certos tipos de projeto. Isso pode tomar tempo e prejudicar a produtividade, ou até mesmo pode ser que você tenha pessoas demais trabalhando em uma etapa só, que podem ser realocadas para aumentar a força um setor com demanda mais intensa.

Caso a sua empresa utilize um sistema integrado para fazer o gerenciamento dos processos, o desenho das etapas de desenvolvimento, com as informações completas, pode ser um guia para realizar uma análise mais precisa dos dados coletados.

Pode ser que você perceba que, ao dividir uma etapa de desenvolvimento em duas, a sua eficiência aumente, ou até mesmo que existe uma interação faltante e por isso as entregas não estão com o resultado esperado.

Confira 4 dicas para aumentar a eficiência do fluxo de processo

Para desfrutar ao máximo dos benefício do mapeamento de processos, é importante se atentar à algumas práticas, por isso, listamos 3 dicas para te apoiar neste trabalho:

  1. minimize a quantidade de tarefas redundantes – no mercado atual, eficiência é uma palavra de ordem!;
  2. evite detalhar demais as etapas do processo – ofereça a quantidade necessária de informações para a aplicação do processos de forma clara e concisa 😉;
  3. imagine que você é um usuário final e entenda como você pode melhorar a sua experiência. Empatia pode trazer melhorias surpreendentes!

Confira mais artigos sobre esse tema no blog da Lecom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.