Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Arquitetura de Processos – Como Inserir o RPA em Seu Fluxo de Trabalho?

Ferramentas de RPA podem contribuir muito para a eficiência dos fluxos internos de trabalho em sua empresa. Entretanto, por serem realmente impactantes e alterarem a forma como algumas atividades são conduzidas, é necessário contar com uma arquitetura de processos que não só as apoie, mas também as comporte.

Tem interesse em inserir o RPA para melhorar a sua entrega de valor? Leia este artigo e descubra como organizar os seus processos para garantir que aproveitará o melhor dessa ferramenta. 

Saiba onde se encaixa o modelo de RPA em sua arquitetura de processos

As funções que uma ferramenta de RPA pode desempenhar são variadas. Para que você tenha controle sobre sua influência nos fluxos internos da empresa, precisa entender onde ela irá se encaixar.

Um sistema de limpeza de diretórios e arquivos obsoletos da rede, por exemplo, não necessariamente afetará o seu fluxo de processos, entretanto, uma ferramenta de RPA que verifique números de reembolsos na área de RH pode alterar o trabalho de um colaborador dessa área.  

Por isso, é importante já ter em mente se irá realocá-lo em outra área, ou que novas funções serão delegadas a ele, a fim de suprir o tempo que era gasto com a atividade agora desempenhada pelo RPA.

 

Redesenhe e reorganize os processos organizacionais 

É provável que, ao inserir o RPA em sua arquitetura de processos, você não sinta tanta diferença em termos de resultado dos fluxos. Porém, vale pensar em um possível redesenho dos processos para garantir que está aproveitando tudo o que a automação pode oferecer.

Para isso, o melhor é ter à disposição um sistema de gerenciamento automatizado dos fluxos e orquestração de processos, como uma plataforma de automação de processos digitais. Por meio dela, com a notação BPMN, é possível desenhar diagramas atualizados e precisos, inserindo o RPA nos fluxos com mais visibilidade.

Avalie os indicadores

Uma ferramenta de RPA em sua arquitetura de processos sempre deve trazer benefícios. No entanto, alguns detalhes podem afetar diretamente esse objetivo, como a cultura dos colaboradores na adaptação da nova estrutura e, em certo ponto, do próprio RPA ser mais ativo e autônomo com o workflow da empresa.

Dessa maneira, para garantir que a eficiência dos processos realmente seja efetiva diante da implementação da automação robótica, é importante ficar atento aos indicadores de desempenho para constatar o que acontece no dia a dia. 

Com esses dados, então, será possível verificar se os resultados estão ocorrendo como esperado, ou se seriam necessárias mudanças nos processos.

Agora que sabe mais sobre a arquitetura de processos e como trabalhar com uma ferramenta de automação em seus fluxos, conheça as nossas soluções para apoiá-lo em sua jornada de transformação digital por meio de processos.

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

23/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!