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O que é SLA de compras? Qual a importância e como medir

Confira o que é SLA de compras, qual a sua importância, e como medir o Service Level Agreement da sua empresa + dicas infalíveis para melhorar!

Você sabe o que é SLA de compras? Trata-se de um Acordo de Nível de Serviço. Na prática, é um documento que detalha os direitos e deveres, bem como as expectativas, de todos os envolvidos em uma negociação. 

A ferramenta é essencial para trazer mais segurança para todas as partes, pois garante não apenas que os serviços solicitados sejam entregues, mas também sua qualidade. Logo, é importante prestar bastante atenção na hora de criá-la.

Quer aprender como criar ou melhorar o seu SLA de compras? Então, continue conosco, pois explicamos como isso é possível a seguir!

O que é SLA de compras?

SLA é uma sigla para Service Level Agreement — ou Acordo de Nível de Serviço, em português. Trata-se de um documento que descreve as responsabilidades de todas as partes envolvidas em uma negociação. Em outras palavras, formaliza os direitos e deveres de cada uma. 

O objetivo do SLA de compras é garantir que o cliente receba por tudo o que foi acordado, no prazo e com a qualidade esperada. Ao mesmo tempo, assegura à empresa os direitos de cobrança pelos serviços prestados. 

Existem três tipos de SLA: 

  • de serviço: informa os detalhes sobre os serviços prestados/ oferecidos pela empresa; 
  • com foco no cliente: descreve as demandas dos clientes e fornecedores, sendo um modelo mais personalizado; 
  • híbrido: mistura informações dos dois tipos anteriores e pode ser adaptado para as necessidades dos consumidores. 

Ficou claro o que é SLA de compras? Então, continue conosco para entender qual a importância do documento para os negócios!

>>>> Aprenda mais: entenda o que é mapeamento de processos e como isso impacta a sua empresa 

Por que é importante fazer o controle do SLA de compras?

Agora que você sabe o que é SLA de compras, é preciso ter em mente que o documento é essencial para qualquer organização que preste serviços ao público ou os contrate por meio de fornecedores. 

Entre as principais vantagens de usar o documento, podemos citar: 

  • melhora da comunicação entre empresa e clientes; 
  • aumento da fidelização, já que garante a entrega dos serviços/ produtos adquiridos; 
  • redução de problemas, uma vez que o documento deixa claros os direitos e deveres de cada parte envolvida na negociação; 
  • aumento da confiança, pois traz segurança para os clientes e fornecedores. 

Compreendeu os motivos pelos quais você deve fazer o controle do SLA de compras do seu negócio? Então avance e confira o passo a passo para entender como medi-lo e garantir sua qualidade!

>>>> Leia também: 5 ferramentas do planejamento estratégico — trilhe o caminho do sucesso

Como medir o SLA de compras do seu negócio? Passo a passo simples 

O passo a passo para entender como medir o SLA de compras do seu negócio envolve:

  • definição de metas — o que você e seu time desejam alcançar com o documento; 
  • coleta dos dados — a partir do monitoramento de todas as ações realizadas em determinado período para acompanhar a sua execução; 
  • cálculo das métricas — que devem estar alinhadas com as metas escolhidas, como taxa de satisfação; 
  • avaliação das metas — para garantir que os objetivos foram alcançados, como melhora da comunicação com os clientes/ fornecedores ou aumento da satisfação. 

Viu como é fácil? Agora, aproveite para conferir nossas 5 dicas de ouro para melhorar o SLA de compras do seu negócio!

>>>> Veja mais: 4 razões para implementar processos ágeis

Como melhorar o SLA de compras? 4 dicas para acertar!

Após aprender o que é SLA de compras e como medir o da sua empresa, chegou o momento de colocar a mão na massa e empregar táticas para melhorá-lo. 

Para isso, continue conosco e coloque em prática estas 4 dicas que trouxemos a seguir. Você verá como é fácil otimizar o SLA do seu negócio!

1. Detalhe as necessidades  

A primeira dica para melhorar o SLA de compras do seu negócio é detalhar as necessidades de todas as partes envolvidas na negociação. Ou seja, o que cada uma espera receber com a transação. 

O processo serve para garantir que as expectativas sejam atendidas e para deixar o documento mais transparente e completo. Imagine, por exemplo, que as necessidades sejam a quantidade de um produto ou um prazo para pagamento ou entrega. 

2. Descreva os serviços 

Um SLA precisa ser completo. Logo, não é necessário apenas descrever as necessidades de ambas as partes, mas também detalhar quais são os serviços prestados. Assim, é possível ter mais clareza e segurança durante as negociações. 

Para tanto, faça uma lista com as metas a serem atingidas, os serviços e as obrigações de cada parte, incluindo valores, prazos para entrega, formas de pagamento e até os contatos dos responsáveis pela negociação. 

3. Defina regras claras 

Também é interessante estabelecer as regras. Por exemplo, não se esqueça de anotar os acontecimentos que podem levar ao cancelamento da compra e até mesmo a punições caso o contrato seja quebrado. 

Nessa parte, aproveite para descrever os critérios para a qualidade dos serviços e as expectativas de ambas as partes. A etapa serve para deixar o documento mais claro, trazendo segurança para todos os envolvidos.

4. Monitore os resultados e faça revisões 

É vital monitorar os resultados para garantir que as otimizações feitas no SLA realmente tragam as melhorias esperadas. Para tanto, acompanhe as métricas alinhadas às metas com frequência. 

Pois é, você não deve verificar os dados uma única vez e deixá-los para lá. Na verdade, é preciso mantê-los sempre à mão, para ter certeza de que a companhia está seguindo no caminho certo. 

Por último, faça as revisões necessárias no documento. A ação deve ser periódica, para acompanhar as mudanças e assegurar a melhor experiência possível durante toda e qualquer negociação. 

Agora que você já sabe o que é SLA de compras e o que fazer para melhorá-lo, temos uma dica extra: investir em tecnologia. Com tecnologia é possível detalhar e priorizar as necessidades da sua empresa, definir as regras e ainda acompanhar o desenvolvimento de todos os passos de maneira integrada.

Uma indicação é usar a plataforma de Gestão Inteligente de Processos da Lecom para acompanhar todas as atividades do seu negócio. 

Com ela, você modela, executa e gerencia todos os pontos da sua empresa de um só lugar. No mais, a plataforma Lecom ajuda seu negócio a:

  • resolver qualquer pendência rapidamente; 
  • focar no que realmente importa para crescer; 
  • diminuir os erros e o retrabalho; 
  • automatizar tarefas repetitivas; 
  • integrar todas as informações; 
  • criar um fluxo de trabalho visual e inteligente; 
  • rastrear as demandas; 
  • gerenciar os processos em tempo real;
  • e muito mais. 

Inclusive, temos o relato da Comgás, que conseguiu reduzir em 57% o valor do SLA com a plataforma Lecom. E sabe o que é melhor? Você pode agendar uma demonstração gratuita, para ver como a solução funciona na prática. 

Aproveite e confira tudo o que a plataforma Lecom pode fazer pelo seu negócio!

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Germano Canela

Gerente de Projetos

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