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Mapeamento do processo de compras: o que é e importância

O que é mapeamento de processos de compras? + DICAS

Você já faz o mapeamento do processo de compras da sua empresa? Caso não, saiba que você pode estar perdendo a oportunidade de otimizar o trabalho do seu time de compras ao não padronizar o fluxo de atividades essenciais para a aquisição de insumos. 

Imagine uma companhia que não tem um sistema para compras. Como saber a hora de falar com um fornecedor, quem é o responsável pelo contato ou, até mesmo, quanto tempo demora para os produtos chegarem? Ou mesmo para um serviço contratado ser efetuado?

O mapeamento chega para dar um fim a estes problemas e otimizar o dia a dia do negócio. Para ajudar você a entender a importância desse assunto, preparamos o artigo a seguir. Nas próximas linhas, você aprende:

  • o que é mapeamento de processo de compras; 
  • como funciona o processo de compras e sua importância para a gestão;
  • como otimizar o fluxo de compras da sua empresa. 

Boa leitura!

O que é mapeamento do processo de compras, afinal?

O mapeamento do processo de compras trata da criação de um passo a passo para as atividades de aquisição de insumos para uma empresa, ou para contratação de um serviço. O procedimento inclui a descrição de itens ou serviços a serem adquiridos, valores, fornecedores e até os responsáveis pela execução de cada etapa. 

No geral, o fluxo de ações de compras é desenhado para ser facilmente acompanhado e entendido por todos os envolvidos nas atividades. O mapeamento de processos também ajuda a manter um controle das ações ao propor um padrão. 

Vale destacar que a ação depende do entendimento do funcionamento do fluxo do processo de compras. Ou seja, é preciso saber quais são suas etapas e compreender o que é feito em cada uma. Falamos mais sobre o tema no tópico a seguir!

>>>> Aproveite e leia: 3 exemplos de mapeamentos de processos que você precisa conhecer

Como funciona o processo de compras?

O processo de compras funciona por etapas. Cada uma representa um passo da ação de aquisição. As principais fases são:

  • descoberta do problema/ necessidade; 
  • reconhecimento da demanda; 
  • consideração sobre a compra; 
  • decisão de adquirir um produto/serviço que supra a necessidade percebida. 

Em seguida, vem a etapa de pós-compra, que é quando a empresa já está o insumo ou serviço contratado.

Nesta fase, os atributos da compra são avaliados, para definir se valeu ou não a pena. Quando falamos de negócios, a avaliação ajuda a definir se o fornecedor deve continuar na lista para contatos futuros ou ser descartado. 

Qual a importância do processo de compras na gestão da empresa?

Não dá para negar que ter um processo de compras bem estruturado é essencial para qualquer empresa, concorda? 

Imagine como seria não ter um sistema para compra de insumos essenciais, como papel, aquisição de plataformas ou, nem queira pensar, o precioso café? Um caos, não é mesmo? 

Por esse motivo, é vital ter um bom mapeamento do processo de compras. Assim, a companhia otimiza seus procedimentos, economizando tempo, e ainda recebe como benefícios: 

  • redução dos custos, pois você evita retrabalhos e atrasos que causam prejuízos; 
  • melhora do relacionamento com os fornecedores, já que as interações são mais fluídas; 
  • aumento da produtividade, entre outros benefícios.

Agora que você entendeu a importância do processo de compras na gestão da empresa, vamos mostrar dicas de ouro para mapear o fluxo e trazer mais assertividade para o seu negócio! 

Como mapear o processo de compras? Dicas infalíveis 

Está preparado para aprender como mapear o processo de compras do seu negócio? Então, siga com a leitura e confira nossas 5 dicas infalíveis!

1. Estude o processo atual 

O primeiro passo para fazer um mapeamento do processo de compras é estudar o cenário atual da empresa. Isso é, compreender como o fluxo funciona no presente, desde quais são as etapas necessárias e quem são os responsáveis por cada uma. 

Esta simples ação possibilita o entendimento profundo da maneira como as atividades são realizadas na empresa, permitindo que você siga para o próximo passo. 

2. Defina os objetivos

A segunda dica é definir os seus objetivos. O que você deseja ganhar com o mapeamento do processo de compras? Quais benefícios sua empresa pode ter? Coloque tudo no papel. 

Essa ação, além de servir de guia para o mapeamento, ajuda a identificar quais processos precisam ser mapeados. Por isso, é essencial. 

3. Escolha a técnica 

Com seus objetivos em mãos, é a hora de escolher a técnica para mapear seus processos de compras. Ou seja, métodos que ajudam a entender melhor a situação atual da empresa e decidir as ações necessárias. 

Algumas das técnicas mais comuns são: 5W2H, SIPOC, análise SWOT e BPMN. Para aprender como elas funcionam, aconselhamos a leitura deste artigo: quais são as técnicas de mapeamento de processos mais efetivas? 

4. Identifique os pontos de entrada e saída

A quarta dica para fazer o mapeamento é identificar os pontos de entrada e saída do seu processo de compras. Melhor dizendo, o que dá início e qual é a ação que o encerra. 

Isso possibilita criar um início e fim para o mapeamento, bem como identificar quais as atividades do meio dele. Assim, você consegue acompanhar com mais assertividade o andamento dos seus processos. 

5. Crie uma representação visual

Por fim, é necessário montar o mapa do processo de compras. Em outras palavras, criar uma representação visual ligando cada etapa — inclusive as entradas e saídas — e usar elementos gráficos para marcar todas as fases para facilitar o entendimento do mapeamento. 

Com isso, cada ação fica sendo representada por um símbolo, evitando confusões entre os responsáveis e reduzindo os erros. 

Dica extra: invista em tecnologia 

É muito importante investir em uma tecnologia que permita realizar todas as tarefas anteriores com mais agilidade e automatização. Afinal, ter o apoio de uma ferramenta inteligente e integrada torna todos os outros processos mais fluidos e garante um melhor mapeamento.

Por isso, indicamos usar um bom sistema de gerenciamento de processos (BPMS), como a Plataforma Lecom.

Além de conseguir estudar os processos atuais, identificar oportunidades de melhoria, delegar tarefas e monitorar os resultados, com ela, você pode:

  • criar um fluxo de trabalho visual e fácil de entender; 
  • ter mais fluidez nos procedimentos;
  • integrar a plataforma com outros sistemas e tecnologias; 
  • ter acesso a relatórios;
  • elaborar formulários;
  • gerenciar os processos em tempo real; 
  • e muito mais!

Uma empresa que adotou a solução com sucesso foi a ASICS, que conseguiu reduzir pela metade o tempo de execução dos seus processos, rastrear as demandas em tempo real e ainda diminuir o retrabalho no seu dia a dia.

E aí, quer conferir o que a Plataforma Lecom pode fazer pelo seu negócio? Então aproveite e acesse o nosso tour guiado para conhecer a plataforma agora mesmo!

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Marcos Santos

Arquiteto de Soluções

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