Como gerenciar o tempo das atividades da sua empresa com BPMN

Gerenciar o tempo é um dos principais desafios, mas também pode ser uma ótima solução para as empresas. Quando os gestores conseguem enxergar como as horas são empregadas, eles podem otimizar processos e melhorar as entregas.

O BPMN (Business Process Model and Notation), que é um tipo de notação gráfica, ajuda a enxergar a administração do tempo. Na prática, a notação contribui para isso, pois permite representar a lógica das atividades desenvolvidas na empresa.

O que é BPMN?

O BPMN é um padrão que foi criado para sistemas de informação. Ele possui uma grande gama de símbolos para diversos tipos de negócios, por esse motivo é a notação mais conhecida para modelar processos.

Por meio do BPMN, é possível desenhar diagramas compreendidos por toda a equipe. Mesmo que os sistemas sejam complexos e envolvam muitas tarefas, esse padrão ajuda a desenhá-los e transmitir as informações de forma intuitiva.

Se necessário, os diagramas de processos também podem conter outros deles, para especificar ainda mais os dados. Tanto que o nível de detalhamento é uma das grandes vantagens desse tipo de representação gráfica.

Além do mais, o BPMN é suportado por BPMS (Business Process Management Suites), isto é, ferramentas que controlam as tarefas de uma empresa.

Como BPMS ajuda a gerenciar tempo

Muitas plataformas BPMS ajudam a gerenciar o tempo das equipes, fazendo com que o cliente receba a demanda dentro do prazo. Isso é facilitado com um SLA (Service Level Agreement) ou acordo de nível de serviço.

O SLA consiste se trata do combinado entre a empresa e o cliente sobre a prestação de serviço. Ou seja, ele é composto por tudo o que o contratado se propõe a entregar, tanto em questão de qualidade quanto de tempo.

Ao utilizar o SLA dentro do BPMS, toda a equipe pode observar como os processos acontecem ao longo do tempo. Para facilitar, há algumas ferramentas que permitem configurar alertas sobre os prazos das tarefas.

Assim, os profissionais podem visualizar o andamento do serviço e tomar decisões quando necessário. Consequentemente, a empresa consegue respeitar o acordo feito com o cliente e entrega o serviço de forma bem-sucedida.

Gerenciar o tempo deve ser uma das missões mais importantes de uma empresa. Como diz o ditado: “tempo é dinheiro”, e um mindset ágil, inclusive, leva a empresa a considerar a perda dele um grande desperdício,então, é fundamental cuidar desse ativo!

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