4 razões para implementar processos ágeis

Projeto e processos precisam estar em conjunção para que a estratégia seja bem-sucedida. Portanto, definir corretamente os processos é essencial, pois por meio deles obtêm-se métricas para mensurar o desenvolvimento, as melhorias que devem ser feitas, além do controle de atrasos e imprevistos do projeto. Processos ágeis e inteligentes tendem a produzir bons resultados, pois auxiliam na resposta rápida, assertiva e permitem a continuidade das etapas.

O que é um projeto?

Projeto é o planejamento de etapas para alcançar um objetivo preestabelecido. Ou seja, é o empenho de uma equipe para chegar a um resultado, produto ou serviço específico. Ele é definido em fases que serão executadas e controladas por pessoas competentes, utilizando recursos limitados e com prazos definidos. É estratégico, temporário e único.

O que são processos?

Já os processos são métodos criados para gerar produtos ou resultados regulares. As técnicas adotadas são repetitivas e replicáveis. Portanto, processos, são contínuos, padronizados e rotineiros.

A distinção entre esses dois elementos está no objetivo e na forma como são planejados e executados. Visto que, o projeto promove a união de pessoas engajadas a conquistar um resultado único, é criado para atender às necessidades específicas e tem início, meio e fim. O sucesso, certamente está na sintonia entre esses dois elementos.

Saiba tudo sobre BPM

Assine nossa lista para receber grátis as atualizações do blog e acompanhar as novidades da transformação digital no Mundo!

Desafios da nova era

Em plena Era Digital, processos e projetos devem estar alinhados às exigências da nova economia. Por essa razão, processos analógicos não cabem mais no novo mundo, que exige que sejam digitais. A evolução para o digital promove agilidade, assertividade e eficiência.

Isso porque os processos analógicos são lentos, complicados e pouco eficazes em tempos disruptivos. Persistir no seu uso é uma sentença de morte para o negócio.

Como transformar um processo analógico em digital? Confira no Webinar de Eduardo Britto, diretor da iProcess:

Processos ágeis

Os processos ágeis e digitais trazem benefícios como:

  1. Fácil organização,
  2. Rapidez na entrega
  3. Maior controle e
  4. Melhores resultados

Como implementar processos ágeis?

Mas somente essa evolução não garante um bom resultado. É preciso estar atento a uma etapa extremamente importante para que o projeto seja bem-sucedido: avaliar os riscos. Isso porque ele deve cumprir o prazo estipulado e a meta estabelecida, tornando essencial essa análise prévia, para que se possa traçar planos de ação e então combater as possíveis rupturas e manter-se em linha com o que foi determinado.

Assim, as primeiras ações que a equipe deve realizar para a construção de um processo se resume em 4 passos fundamentais, são eles:

  • Entender as necessidades,
  • Identificar as prioridades,
  • Organizar a sequência de execução e
  • Definir resultados.

Esses procedimentos levarão à elaboração de um plano eficiente, avaliando os pontos de impacto e riscos. O planejamento estratégico, observando todos os pontos de atenção, irá garantir a entrega designada.

Todos esses cuidados e sintonia exigem muita experiência em projetos implementados em empresas de variados setores da economia. A cada projeto, um aprendizado. Aqui na Lecom, o empenho é com a criação de processos inovadores, que gerem projetos disruptivos para os clientes.

O próprio ambiente de trabalho estimula a inovação e nosso time enxerga isso como uma evolução. A cada dia nos aprimoramos e melhoramos nossos processos. O que será feito amanhã, com certeza será melhor que o desenvolvido hoje. Porque o produto será analisado, melhorado e evoluído para ser mais eficiente e com a velocidade que o digital impõe. É o sinal dos tempos, com processos e projetos em sintonia, gerando competitividade em diferentes mercados.

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários!

Inscreva-se também em nosso canal do Youtube e fique por dentro das novidades. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.