Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

4 razões para implementar processos ágeis

Projeto e processos precisam estar em conjunção para que a estratégia seja bem-sucedida. Portanto, definir corretamente os processos é essencial, pois por meio deles obtêm-se métricas para mensurar o desenvolvimento, as melhorias que devem ser feitas, além do controle de atrasos e imprevistos do projeto. Processos ágeis e inteligentes tendem a produzir bons resultados, pois auxiliam na resposta rápida, assertiva e permitem a continuidade das etapas.

O que é um projeto?

Projeto é o planejamento de etapas para alcançar um objetivo preestabelecido. Ou seja, é o empenho de uma equipe para chegar a um resultado, produto ou serviço específico. Ele é definido em fases que serão executadas e controladas por pessoas competentes, utilizando recursos limitados e com prazos definidos. É estratégico, temporário e único.

O que são processos?

Já os processos são métodos criados para gerar produtos ou resultados regulares. As técnicas adotadas são repetitivas e replicáveis. Portanto, processos, são contínuos, padronizados e rotineiros.

A distinção entre esses dois elementos está no objetivo e na forma como são planejados e executados. Visto que, o projeto promove a união de pessoas engajadas a conquistar um resultado único, é criado para atender às necessidades específicas e tem início, meio e fim. O sucesso, certamente está na sintonia entre esses dois elementos.

[epico_capture_sc id=”29799″]

Desafios da nova era

Em plena Era Digital, processos e projetos devem estar alinhados às exigências da nova economia. Por essa razão, processos analógicos não cabem mais no novo mundo, que exige que sejam digitais. A evolução para o digital promove agilidade, assertividade e eficiência.

Isso porque os processos analógicos são lentos, complicados e pouco eficazes em tempos disruptivos. Persistir no seu uso é uma sentença de morte para o negócio.

Como transformar um processo analógico em digital? Confira no Webinar de Eduardo Britto, diretor da iProcess:

Processos ágeis

Os processos ágeis e digitais trazem benefícios como:

  1. Fácil organização,
  2. Rapidez na entrega
  3. Maior controle e
  4. Melhores resultados

Como implementar processos ágeis?

Mas somente essa evolução não garante um bom resultado. É preciso estar atento a uma etapa extremamente importante para que o projeto seja bem-sucedido: avaliar os riscos. Isso porque ele deve cumprir o prazo estipulado e a meta estabelecida, tornando essencial essa análise prévia, para que se possa traçar planos de ação e então combater as possíveis rupturas e manter-se em linha com o que foi determinado.

Assim, as primeiras ações que a equipe deve realizar para a construção de um processo se resume em 4 passos fundamentais, são eles:

  • Entender as necessidades,
  • Identificar as prioridades,
  • Organizar a sequência de execução e
  • Definir resultados.

Esses procedimentos levarão à elaboração de um plano eficiente, avaliando os pontos de impacto e riscos. O planejamento estratégico, observando todos os pontos de atenção, irá garantir a entrega designada.

Todos esses cuidados e sintonia exigem muita experiência em projetos implementados em empresas de variados setores da economia. A cada projeto, um aprendizado. Aqui na Lecom, o empenho é com a criação de processos inovadores, que gerem projetos disruptivos para os clientes.

O próprio ambiente de trabalho estimula a inovação e nosso time enxerga isso como uma evolução. A cada dia nos aprimoramos e melhoramos nossos processos. O que será feito amanhã, com certeza será melhor que o desenvolvido hoje. Porque o produto será analisado, melhorado e evoluído para ser mais eficiente e com a velocidade que o digital impõe. É o sinal dos tempos, com processos e projetos em sintonia, gerando competitividade em diferentes mercados.

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários!

Inscreva-se também em nosso canal do Youtube e fique por dentro das novidades. 😉

Nei Alcantara Junior

Nei Alcantara Junior

Nei é Bacharel em Sistemas de Informação pela FAEF e Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos - Práticas PMI - pelo SENAC. Atualmente é Analista Desenvolvedor na Lecom.

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

18/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!