Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

O que é reconhecimento óptico de caracteres? Benefícios e onde usar

O que é reconhecimento óptico de caracteres? Benefícios e onde usar

Você sabe o que é reconhecimento óptico de caracteres? Pois é bem provável que você já tenha usado a tecnologia sem perceber suas vantagens para as empresas. Ficou confuso? Calma, vamos explicar melhor. 

Adiantando, o Optical Character Recognition (OCR) — ou simplesmente reconhecimento óptico de caracteres, em português — é uma ferramenta que permite transformar imagens em arquivos de texto.  

A tecnologia se tornou bastante comum nos últimos anos. Prova disso é que o mercado foi avaliado em mais de 10 bilhões de dólares em 2022 e a expectativa é crescer quase 15% até 2030, segundo dados divulgados pela Grand View Research

E aí, quer aprender mais sobre o tema? Então, continue lendo e descubra:

  • o que é e onde o reconhecimento óptico de caracteres é usado;
  • como a ferramenta funciona; 
  • principais vantagens para as empresas.

Confira!

O que é reconhecimento óptico de caracteres?

O reconhecimento óptico de caracteres — Optical Character Recognition, ou OCR, em inglês — é uma tecnologia que faz com que as máquinas identifiquem e extraiam informações de documentos digitais de diversas origens. Por exemplo, o recurso detecta textos em imagens e, em seguida, transforma o conteúdo em um documento editável. 

Por causa dessa característica, a tecnologia também é conhecida como reconhecimento de texto. Caso ainda não tenha entendido, que tal ver mais um exemplo do uso do OCR?

Você já precisou enviar fotos dos seus documentos para abrir uma conta digital ou formalizar um contrato? Pois então, o reconhecimento óptico de caracteres é usado nestes casos para extrair os dados e armazenar no sistema da empresa. 

Bem interessante, não é mesmo?

>>>> Aproveite e leia: 5 exemplos de transformação digital nas organizações

Como funciona o reconhecimento óptico de caracteres?

O funcionamento do reconhecimento óptico de caracteres não tem nenhum mistério. Basicamente, é preciso ter uma “porta” para usar o OCR. Ou seja, um sistema que capte as imagens que você quer extrair.

Uma vez finalizado o processo de captação, a ferramenta analisa as partes claras e escuras dos documentos para identificar o conteúdo da imagem.

Em seguida, usa um banco de dados de símbolos para reconhecer as letras e números e, assim, extraí-los e transcrevê-los em um documento de texto. 

Inclusive, é possível usar o reconhecimento óptico de caracteres em imagens com vários tipos de fontes, já que os sistemas são alimentados para entender as diferenças entre as letras e até para reconhecer espaços, imagens e tabelas. 

>>>> Veja mais: qual a relação entre o reconhecimento óptico de caracteres e a jornada digital?

Onde o reconhecimento óptico de caracteres é usado?

Compreendeu o que é reconhecimento óptico de caracteres, mas ainda não sabe quais são os usos da tecnologia? Bem, atualmente, o OCR está presente em diversos setores, como o bancário, que citamos logo acima. 

Além disso, a ferramenta é bastante útil no segmento de saúde, para agilizar o armazenamento e a atualização dos registros dos pacientes. 

Também precisamos citar seu uso no setor de Recursos Humanos (RH) das empresas, já que melhora a gestão dos documentos com informações sobre os colaboradores e garante um fácil acesso pelos responsáveis. 

Quais as principais vantagens do reconhecimento óptico de caracteres para as empresas?

Confira, a seguir, 3 vantagens do reconhecimento óptico de caracteres para as empresas!

1. Mais segurança

O primeiro benefício do reconhecimento óptico de caracteres é o aumento da segurança durante a digitalização de documentos. Afinal, com a tecnologia, os erros de digitação ou possibilidades de perdas são menores, uma vez que todo o processo é feito automaticamente. 

Além disso, o material digitalizado fica armazenado em nuvem e só pode ser acessado por pessoal autorizado, ficando mais seguro contra vazamentos ou perdas.

2. Redução dos custos

Imagine não ter que gastar dinheiro mantendo várias cópias físicas de todos os documentos e nem precisar investir em um espaço para armazená-las? Com o OCR, você elimina as duas necessidades, já que o material pode ser digitalizado por completo. 

Devido a esta praticidade, sua empresa economiza bastante e pode usar o recurso em outras áreas. 

>>>> Leia mais: 7 ideias para melhorar os processos de uma empresa

3. Mais rapidez nos processos

Quando você escaneia um documento usando uma impressora, automaticamente cria uma imagem digital do conteúdo. No entanto, não consegue editar o texto presente na cópia. 

Já ao usar um sistema de reconhecimento óptico de caracteres, o documento é transformado em um arquivo de texto. Ou seja, você pode editá-lo à vontade e, em seguida, salvar as alterações para uso futuro. 

Assim, você tem mais praticidade no seu dia a dia, já que não precisa digitar os conteúdos por inteiro. 

Basta usar a tecnologia para reconhecer as palavras e, em poucos segundos, acessar um arquivo 100% editável. Logo, poupa muito tempo e ainda aumenta a produtividade da equipe, que pode focar em outras atividades.

Como encontrar uma plataforma de reconhecimento óptico de caracteres?

Temos uma dica para você que quer adotar o OCR no seu negócio e ainda aproveitar outros recursos e benefícios: a plataforma de gestão inteligente de processos Lecom! Com ela, você tem acesso a:

  • gestão e automação de processos digitais; 
  • integração facilitada com tecnologias como  automação robótica de processos (RPA) e inteligência artificial (IA); 
  • gestão eletrônica de documentos (GED); 
  • além, é claro, do reconhecimento óptico de caracteres.

Graças a todas essas funcionalidades, a plataforma Lecom faz com que sua empresa:

  • poupe tempo ao reduzir os erros e, consequentemente, minimize o retrabalho nas tarefas; 
  • tenha mais rapidez e agilidade na gestão e foque no que realmente importa;
  • acesse todas as informações sobre os setores e as pessoas de maneira integrada usando uma única plataforma; 
  • acompanhe o andamento de todas as demandas, para nunca mais se esquecer de nenhuma ação.

Quer conferir como a plataforma Lecom funciona? Basta preencher o formulário e solicitar uma demonstração gratuita agora mesmo!

Picture of Fabrício Augusto Dias

Fabrício Augusto Dias

Diretor de Produto e Tecnologia

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!