Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Qual a importância da segurança de dados para as empresas? + Como fazer

Qual a importância da segurança de dados para as empresas? + Como fazer

A segurança de dados é um assunto que está em alta nos últimos anos, já que as empresas precisam garantir a proteção às informações que coletam e usam no seu dia a dia. Você já ouviu falar no assunto?

Pois bem, basicamente são todas as ações que um negócio implementa para ter a certeza de que os seus dados não serão roubados ou apagados, causando prejuízos financeiros e na credibilidade. 

Para ajudar você com isso, preparamos o artigo a seguir. Nele, você aprenderá o que é, qual a importância dessa prática e ainda vai conferir dicas de como aumentar a segurança de dados da sua empresa. 

Boa leitura!

O que é segurança de dados?

A segurança de dados é uma prática que define uma série de medidas visando proteger as informações de uma empresa contra o acesso de pessoas não autorizadas ou vazamento, que podem ser decorrentes de falhas técnicas ou humanas. 

Também conhecidas como segurança da informação, essas medidas têm como objetivo principal resguardar os dados coletados pelo negócio sobre seus clientes e fornecedores, bem como os internos, como relatórios financeiros e informações pessoais dos colaboradores.

E o que é política de segurança de dados?

A política de segurança de dados, por sua vez, é um documento que define o que a empresa precisa fazer para garantir que suas informações se mantenham protegidas. 

A confecção dessa política envolve a descrição de ações — e de recursos tecnológicos usados — para manter todos os dados do negócio em segurança. Na prática, é como se fosse um código de conduta que deve ser seguido por todos da companhia.

No mais, o documento também dita as medidas necessárias em casos de crises, como o vazamento de dados. Logo, é obrigatório para qualquer empresa atualmente, em especial àquelas que lidam com informações sensíveis. 

Qual a importância da segurança de dados para as empresas?

Dados divulgados pela Astra mostraram que ocorrem mais de 2 mil ciberataques por dia, sendo um a cada 39 segundos, e as empresas mais afetadas são as de saúde. 

Aliás, o comprometimento da segurança de dados já aconteceu em diversas ocasiões, como o caso do Yahoo!, que afetou informações de mais de 3 bilhões de usuários, e do governo da Índia, com o vazamento e venda de dados de mais de 1 bilhão de pessoas.

Todos esses casos fizeram surgir regulamentações no mundo inteiro. Inclusive, o Brasil tem sua própria legislação sobre o assunto, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que foi aprovada em 2018 e passou a valer em 2021 e prevê medidas e punições. 

Em vista disso, podemos dizer que garantir a segurança de dados é uma maneira das empresas não apenas protegerem suas informações, mas também de se adequarem às leis e se tornarem mais confiáveis para seus clientes.

Afinal, ninguém quer fazer negócios com uma companhia que não se compromete a manter seus dados seguros, concorda? 

Por isso, continue lendo e veja nossas dicas de como aumentar a segurança de dados do seu negócio!

Como aumentar a segurança de dados? 

Preparado para aumentar a segurança de dados do seu negócio? Então, coloque em prática as 5 dicas que trouxemos a seguir!

1. Estude o seu negócio

A primeira dica é para você conhecer seu negócio. Afinal, como definir as medidas de segurança de dados se não souber, com precisão, com quais informações sua empresa lida diariamente e como elas são armazenadas? Difícil, concorda?

Por isso, mapeie os processos internos. Essa ação também ajuda a descobrir a viabilidade dos sistemas de proteção atuais e encontrar gargalos e pontos de melhoria.

>>>> Veja mais: 3 exemplos de mapeamento de processos que você precisa conhecer 

2. Crie uma política de segurança de dados

Em seguida, tire um tempo para elaborar uma política de segurança de dados. O documento deve estar de acordo com a LGPD e detalhar as ações que a empresa toma para garantir que as informações fiquem protegidas e o que fazer em casos de vazamentos.

O ideal é que todos os processos sejam bem desenhados, para que não reste nenhuma dúvida na hora de executá-los. 

>>>> Leia também: gestão eletrônica de documentos — o que é, para que serve e benefícios

3. Capacite seus colaboradores 

De nada adianta criar uma política completa, se os seus colaboradores não forem capacitados para colocá-la em prática. É, literalmente, um trabalho perdido. Por esse motivo, invista em treinamentos. 

Fora isso, você pode implementar testes para garantir que os funcionários tenham entendido medidas, como: enviar e-mails falsos para ver quantos se lembraram das regras e quantos poderiam comprometer a segurança de dados em uma situação real. 

4. Sempre faça cópias

Adicionalmente, sempre faça cópias dos seus dados e mantenha-as armazenados em nuvem. Simplificando, você deve fazer cópias de segurança, para caso ocorra algum erro no sistema, as informações não sejam deletadas permanentemente. 

5. Invista em tecnologia 

A última dica é investir em tecnologia. Afinal, não tem como falar em segurança de dados, sem pensar em ferramentas tecnológicas. 

As ferramentas certas permitem que as empresas façam o gerenciamento dos seus dados, facilitando os processos de coleta, armazenamento e segurança, fazendo com que apenas pessoas autorizadas tenham acesso e, portanto, protegendo às informações contra ataques e vazamentos.

Desse modo, os negócios conseguem se adequar à LGPD e ficam mais tranquilos, sabendo que seus dados estão bem guardados. 

E uma dica para você que zela pela segurança de dados é a Plataforma Lecom, que permite fazer a gestão inteligente de todos os processos da sua empresa de um só lugar, sempre com o maior cuidado com os seus dados e alinhamento com a LGPD. 

No mais, a plataforma é robusta, podendo ser usada por milhares de usuários, se integra com outras tecnologias rapidamente, tem uma estrutura dedicada na nuvem e permite rastrear todas as atividades em tempo real. 

Por exemplo, a Desktop usou a Plataforma Lecom para automatizar mais de 90 processos com total segurança de dados. Veja o que o gerente de soluções digitais, dados e pagamentos de lá, Douglas Albuquerque, falou sobre a adoção:

“A solução da Lecom traz agilidade, praticidade e autonomia para a centralização, a construção e a melhoria dos processos com recursos low-code e no-code, além de garantir todo o cuidado com a governança e a rastreabilidade.”

Após ver todas essas funcionalidades, que tal conhecer mais sobre a Plataforma Lecom? Solicite uma demonstração gratuita e veja como ela funciona na prática!

Picture of Fabrício Augusto Dias

Fabrício Augusto Dias

Diretor de Produto e Tecnologia

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

19/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!