Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Garantindo a Segurança da Informação em processos digitais

Segurança da Informação

No contexto não linear e complexo em que vivemos, somos estimulados a sair da aparente “zona de conforto” e a dar o primeiro passo diante de um ambiente de incertezas e imprevisibilidade.

Assim, experimentamos o resultado da ação, aprendemos e ajustamos o caminho dia após dia. 

É importante SIM assumir que riscos sempre vão existir, que estamos longe de ter controle de tudo, e que toda inovação é, por natureza, incerta, mas isso NÃO significa atuar de forma desprotegida.

Pelo contrário. Quanto maior a aventura, maior a necessidade de uma rede de apoio para seguir em frente com responsabilidade e autonomia. 

Precisamos de pessoas, processos e recursos confiáveis viabilizados pelas tecnologias que desenvolvemos para tomar decisões de maneira inteligente, na vida e nos negócios.

Não à toa, a sétima edição do estudo “IT Snapshot” divulgado em 2021 apontou a Segurança da Informação como foco de investimento para 53% das organizações. 

Reconhecendo a importância dessa prioridade, vamos ver como os cinco pilares da Segurança da Informação – Confidencialidade, Integridade, Disponibilidade, Autenticidade e Irretratabilidade – estão contemplados na nossa plataforma de Automação Inteligente de Processos.

A tecnologia feita para digitalizar, automatizar e otimizar rotinas de trabalho em organizações de diferentes segmentos, assegurando a integração entre sistemas, informações e departamentos, o registro e a gestão de documentos, a tramitação eficiente das demandas e o acompanhamento de ponta a ponta e em tempo real do que flui pela empresa. 

Para conferir como a nossa solução está estruturada, faça um passeio virtual gratuito clicando AQUI

Agora, vamos aos cinco pilares!

 

A privacidade é um direito de todos.

Por isso, cada pessoa que utiliza nossa tecnologia possui acesso mediante login e senha em um ambiente 100% web seguro e estável

Na plataforma, você configura com facilidade diferentes níveis de visualização e permissão, delimitando os usuários que podem ou não verificar, realizar e aprovar cada atividade conforme os papéis e responsabilidades atribuídos.  

Temos que nos certificar que os parâmetros, documentos e decisões que foram definidos e trafegam nos processos de uma empresa sejam registrados e disponibilizados com precisão e consistência.

Na nossa solução, os gestores direcionam tudo que precisa ser preenchido e feito por cada usuário em cada fase de um processo conforme o papel e a responsabilidade que tal usuário possui. 

Também dá para incluir observações e direcionamentos para apoiar a utilização assertiva da tecnologia, além de avisos, alertas e encaminhamentos automáticos sobre as demandas. 

Assim, há padronização, produtividade e confiabilidade nas entregas operacionais, eliminando retrabalhos e desperdícios de tempo com atividades repetitivas que antes eram registradas em planilhas, e-mails, papéis, pastas diversas e/ou apenas na memória dos profissionais após solicitações informais.  

Visualizar na palma da mão e ter ao alcance dos dedos o que precisa e pode ser feito facilita demais a vida, e não é à toa que tem se falado tanto em Indústria 4.0.

Atenta a esse contexto, nossa tecnologia oferece simplicidade e estabilidade desde a modelagem até a execução e análise dos processos digitais.

Temos disponível uma estrutura low-code e intuitiva, o que significa que mesmo profissionais sem conhecimentos específicos em TI e Programação conseguem desenhar e parametrizar fluxos que irão trafegar na plataforma. 

Outros diferenciais incluem:

Acesso à plataforma por computadores, tablets e dispositivos móveis – sem limite no número de usuários cadastrados – o que permite que Indústrias ligadas ao Agro, por exemplo, digitalizem processos do back-office ao campo. Clientes como Melitta, Jalles Machado, Timac Agro e AgroFértil vivenciam essa realidade. 

– Possibilidade de disponibilizar o acesso seguro e prático à plataforma para fornecedores,  parceiros e outros públicos que a empresa deseje que participem diretamente de um ou mais fluxos. 

Modelos e templates que podem ser selecionados para visualizar indicadores de performance dos processos.

Atualizações, correções e melhorias identificadas e otimizadas de forma ágil e recorrente pela nossa equipe de Produto da Lecom. 

Conhece a expressão “cara-crachá”, utilizada para ilustrar a preocupação em assegurar que uma pessoa é, de fato, quem ela diz ser e não está se passando por outra? 

Pois bem, ter essa segurança é fundamental, e nossa tecnologia traz essa tranquilidade no ambiente digital. 

Existem empresas que possuem sistemas de acesso/login único para viabilizar e simplificar a garantia de autenticidade dos seus profissionais, como é o caso da nossa cliente Jalles Machado. Como a nossa plataforma de Automação de Processos tem integração com milhares de sistemas e APIs, nossa solução está conectada com esse sistema da Jalles. 

O Eder Fantini Junqueira, gerente de TI da empresa, destaca, inclusive, que essa integração foi um dos pré-requisitos e diferenciais na contratação da tecnologia da Lecom.

Além de comprovar a identidade de uma pessoa para determinado acesso, é importante ter recursos que atestem que foi ela mesma quem realizou e/ou aprovou algo, sem que seja possível negar a autoria de tal ação.

A nossa assinatura existe justamente para isso, e podemos recorrer a esse recurso para além do papel.

Como eu comentei, nossa plataforma tem integração com milhares de sistemas legados e APIs, o que possibilita a utilização de assinaturas e certificados digitais diretamente em cada processo. 

O Marcio Poletti, CIO da Melitta na data de implantação da nossa tecnologia na empresa, destacou em um depoimento que o fato da plataforma viabilizar o uso de certificados digitais e criar processos integrados ao ERP SAP que eles possuem imprimiu legalidade às informações, possibilitou grande economia na compra de licenças do ERP eliminando a necessidade desse investimento para usuários aprovadores, facilitou a auditoria sobre os fluxos, além de permitir tramitações ágeis e seguras com a área financeira e outros departamentos.

Espero que, depois dessa visão geral que eu compartilhei por aqui, você perceba o quanto a segurança é inegociável para nós e para os nossos clientes.

Ficou com alguma dúvida? 

Quer conhecer outros exemplos, resultados e possibilidades para a sua empresa, e mesmo fazer um benchmarking com quem já usa nossa plataforma? 

Faça contato com a gente! 

Picture of Fabrício Augusto Dias

Fabrício Augusto Dias

Diretor de Produto e Tecnologia

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!