Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Quais as responsabilidades do gerente de projetos? Veja as 3 principais

responsabilidades do gerente de projetos

Se você quer que a sua empresa tenha sucesso, precisa saber quais as responsabilidades do gerente de projetos e a importância deste profissional para o andamento de um negócio. 

Embora muitas pessoas ainda não saibam o papel fundamental que este gestor exerce na organização, ele vem sendo cada vez mais procurado no mercado. 

Mas, afinal, o que faz um gerente de projetos? Quais as suas responsabilidades? Por que ele é tão relevante? 

Continue a leitura para esclarecer todas essas dúvidas!

O que faz um gerente de projetos? 

O gerente de projetos é responsável por planejar, executar e coordenar todas as atividades de um projeto em uma empresa. Ele é a peça-chave para o alcance dos objetivos e o cumprimento de prazos, orçamentos e escopos. 

Em outras palavras, é o principal encarregado por garantir que o negócio atinja as metas definidas no tempo desejado. 

Entre as etapas que o gerente de projetos precisa acompanhar, estão:

  • a elaboração dos objetivos; 
  • a definição de papéis;
  • a delegação e a coordenação das tarefas; 
  • a documentação e a execução das atividades;
  • a comunicação das decisões. 

Além disso, ele deve ter pleno controle sobre as fases e o ritmo de entrega de cada uma, com atenção para possíveis mudanças que podem ocorrer no caminho. 

Qual a importância do gerente de projetos? 

Como falamos, o cargo de gerente de projetos é essencial para o sucesso e o crescimento de qualquer negócio. Afinal, ele é um dos poucos profissionais que contam com uma visão completa e estratégica de toda a organização. 

Sendo assim, este gestor é um profissional primordial para que a empresa possa, por exemplo: 

  • atingir os objetivos traçados;
  • otimizar os resultados;
  • avaliar os riscos;
  • tomar decisões.

Entretanto, para que todas essas ações sejam realizadas, é preciso saber quais as responsabilidades do gerente de projetos e conhecer as habilidades essenciais para o cargo. A seguir, te mostramos quais são elas! 

Principais habilidades de um gerente de projetos: 5 competências essenciais

As principais habilidades de um gerente de projetos são: 

  1. Liderança: saber incentivar e motivar, ajudar quando necessário e delegar tarefas, definindo metas alcançáveis para os colaboradores.
  2. Boa comunicação: o gerente precisa deixar claros os objetivos do projeto e as suas etapas, e isto só é possível se souber se comunicar claramente. Essa habilidade também é muito útil para administrar os conflitos.
  3. Organização: em um projeto, existem diferentes prazos, processos e equipes, e ele precisa conseguir organizar tudo para manter o projeto em andamento.
  4. Proatividade: se a prática foge do plano idealizado e se acontecem imprevistos, etc, o gerente de projetos precisa se adaptar rapidamente diante das mudanças;
  5. Negociação: conseguir estabelecer acordos reais e vantajosos para o projeto. 

Tais características contribuem para que o profissional garanta entregas de valor, que atendam os requisitos das iniciativas nas quais está envolvido.

Outra habilidade importante é a capacidade de gerenciar os recursos, sejam eles humanos, financeiros ou materiais. 

Além, claro, de estar sempre por dentro das tendências e novidades da área, conhecendo técnicas e ferramentas que apoiam a gestão.  

Leia também: Liderança da geração Y: como encarar?

Quais as responsabilidades do gerente de projetos?

Como o objetivo principal é garantir a entrega do projeto com qualidade, as responsabilidades desse profissional vão desde as reuniões iniciais com os stakeholders, para apontar os resultados esperados, até a finalização do ciclo de desenvolvimento da iniciativa.

Porém, mais do que planejar e definir as metas, o gerente deve monitorar os indicadores e adquirir todos os recursos necessários para a realização do plano.

Por essa razão, o gestor ocupa um cargo estratégico, que permite uma visão ampla de todos os processos necessários, facilitando a tomada de decisão. 

Conforme as atividades relatadas no Guia PMBoK, que indica boas práticas para a gestão de projetos, as principais responsabilidades deste profissional são:

  • mapeamento de atividades e gestão de recursos;
  • identificação de riscos e conflitos;
  • gestão da comunicação.

A seguir, falaremos com detalhes sobre cada um.

1. Mapeamento das atividades e gestão de recursos

Após a entrada do projeto na empresa, o gerente deve definir e desenhar todas as atividades que serão necessárias para aquele trabalho.

Diante disso, ele precisa avaliar e fazer a captação dos recursos, se necessário, com base no mapeamento anteriormente desenvolvido.

Esses recursos podem englobar os profissionais, ou seja, o time do projeto, as tecnologias, os dispositivos e até o espaço para que os colaboradores possam trabalhar.

Outro recurso que precisa ser gerenciado com maestria é o tempo! Afinal, é indispensável entregar o combinado dentro do prazo. 

Para isso, o profissional deve desenhar um cronograma e estabelecer os limites e a duração de cada atividade.

2. Identificação de riscos e conflitos

Existem dois fatores que também devem estar entre as responsabilidades do gerente de projetos: os riscos e os conflitos.

Os riscos podem ser positivos, como alguém indicar a sua empresa para fazer um novo trabalho, ou negativos, como uma possível entrega fora do prazo devido à dependência de outras empresas.

O gerente de projetos deve não apenas identificar os riscos, como também ter uma ideia prévia de como resolvê-los se forem negativos. Ou repetir o que os causou, quando positivos. 

“É importante ter um repositório de riscos, de lições aprendidas. O que você aprendeu com os riscos negativos que não foi possível mitigar? Assim, você evita que, nos próximos projetos, tenha que passar de novo por eles.”
Talita Carolina — Gerente de Projetos da Lecom

Em relação aos conflitos que envolvem as áreas pessoais, os mais comuns são:

  • dentro da própria equipe, por interesses ou outras situações;
  • entre os responsáveis pelo projeto e os stakeholders.

Um exemplo seria a impossibilidade de contatar um dos interessados no resultado. Nesse caso, é responsabilidade do gerente de projeto gerir essa situação, aplicando as técnicas necessárias.

Leia também: Como prevenir o fracasso em gerenciamento de projetos

3. Gestão da comunicação

Toda a comunicação entre a equipe do projeto e os stakeholders, seja qual for o canal, deve ser organizada e mediada pelo gerente.

Essas reuniões servem para alinhar as expectativas, informar o andamento do projeto e até reportar o desempenho da equipe, aspectos primordiais para o sucesso do plano.

Plataforma Lecom: a melhor ferramenta para gerenciar projetos!

Agora que você já sabe quais as responsabilidades do gerente de projetos, que tal conhecer uma ferramenta que pode ajudar a manter uma boa gestão? 

A Lecom oferece a melhor plataforma para aumentar a eficiência operacional e a governança de empresas e projetos.

Em nossa solução, você consegue desenhar e automatizar fluxos internos, além de acompanhar as responsabilidades e as pendências — tudo isso, integrando os departamentos e sistemas da sua empresa. Uma verdadeira centralização de processos, não é mesmo? 

Se você quer experimentar a plataforma Lecom na prática, solicite uma demonstração gratuita agora mesmo ou agende uma reunião com um de nossos especialistas!

Picture of Germano Canela

Germano Canela

Gerente de Projetos

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!