Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Documentação de Processos — Essa atualização é Realmente Necessária?

saiba por que a documentação de processos é importante

Sim, a documentação de processos é necessária, pois faz parte da organização e do controle do fluxo de trabalho das empresas. Além de ajudar na criação de manuais organizacionais, esse tipo de informação permite que o negócio cresça de maneira mais sólida e adaptável às mudanças.

Entenda a importância de manter a documentação de processos atualizada e saiba como fazer isso em sua organização!

Importância da documentação de processos

A relevância da documentação de processos pode ser observada mais facilmente ao imaginar situações sem ela. Por exemplo: quando um profissional entra na empresa para substituir outro, mesmo ele tendo bastante conhecimento técnico, não sabe como os projetos estavam sendo desenvolvidos.

Caso essas informações não estejam disponíveis facilmente, o novo colaborador irá demorar para se adaptar ao novo trabalho, mesmo com treinamentos. Consequentemente, o negócio perderá tempo e produtividade.

Por sua vez, quando a empresa documenta os processos, ela consegue identificar o estágio do serviço em que está. O monitoramento das atividades também é facilitado, assim como a transmissão de dados e informações entre os colaboradores.

Como fazer a documentação

Uma das formas de fazer a documentação é por meio das fases AS IS/TO BE da metodologia BPM (Business Process Management). O AS IS se refere ao momento atual pelo qual a empresa passa, no qual a situação das etapas é analisada.

Fazem parte dessa etapa a descrição de tarefas, a explicação das validações e os possíveis cenários alternativos. Depois de fazer isso, os gestores serão capazes de avaliar quais melhorias são necessárias.

A fase TO BE está relacionada com as documentações futuras. Ou seja, serve para definir o fluxo de trabalho, as responsabilidades de cada um e até as tecnologias que serão usadas. Assim, será possível para a empresa transformar processos e se tornar mais competitiva.

Além de permitir o fácil acesso a todas as informações, a ferramenta AS IS/TO BE também ajuda a atualizar ou revisar o plano estratégico, melhorar a performance que está em queda por causa de processos ineficientes e escolher a tecnologia mais adequada para o negócio. O paralelo entre atual e futuro também é usado para redesenhar os processos, com vista em um ou mais objetivos definidos previamente.

Como visto, a documentação de processo é essencial para que a empresa se organize e mantenha o fluxo de trabalho alinhado com todos.

Quer saber detalhes sobre processos e como isso pode ajudar a sua empresa a crescer ainda mais? Continue acompanhando o blog da Lecom!

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!