Ferramentas de Gestão de Processos — O Que Você Precisa Saber Sobre

Investir em ferramentas de gestão de processos é essencial para quem busca acompanhar a velocidade mercadológica com uma entrega ágil. Para isso, você precisa fazer a escolha certa. Descubra como!

No que se atentar ao contratar ferramentas de gestão de processos

Quando o assunto são ferramentas de gestão de processos é preciso levar alguns pontos em consideração para que a escolha entre elas ofereça um resultado mais otimizado e eficiente. Entenda quais são estes requisitos a seguir:

Processos colaborativos e atividades adaptáveis

Ferramentas de gestão de processos precisam, acima de tudo, permitir que eles sejam desenhados de maneira colaborativa, como propõe a Metodologia Ágil.

Para isso, as etapas precisam ser reduzidas e divididas em ciclos, para que o processo seja feito mais rapidamente, permitindo viabilizar a aprendizagem contínua com técnicas práticas, como o DIY (Do It Yourself).

É essencial que a ferramenta permita a configuração de atividades com CLA (Colaboração Aprendizado e Adaptação), ou seja, que sigam a gestão adaptável, com tempo de execução reduzido e escalonamento eficiente possibilitando uma capacidade adaptativa muito maior devido à integração das equipes.

Criação de formulários de alto nível

Outra característica importante é optar por uma ferramenta que permita que você crie formulários de alto nível, atrativos, fáceis de construir e intuitivos, para uma melhor interação entre pessoas e processos.

Criação de KPIs

Não é possível fazer uma boa gestão sem indicadores de desempenho. Neste contexto, é importante ressaltar a importância do Key Performance Indicator, que é utilizado para medir se os processos estão, de fato, atendendo às expectativas e objetivos da empresa.

Por isso, é fundamental que a ferramenta permita a criação de KPIs para que você consiga avaliar como estão os seus processos e o que precisa ser reformulado. Dessa forma, é possível adquirir muito mais assertividade na hora de tomar de decisões.

Integração tecnológica

Uma boa ferramenta de gestão de processos, precisa permitir a integração com as principais tecnologias do mercado. Assim, a empresa não terá custos adicionais ao acessar diferentes bases e poderá ter um melhor controle dos dados obtidos por meio do sistema.

Segurança com baixo investimento

O ideal é que as ferramentas ofereçam a possibilidade de estar em uma cloud híbrida para ter o máximo de segurança dentro da nuvem. Caso não seja possível, que no mínimo, seja possível o investimento em uma cloud pública.

A Lecom tem uma plataforma de software BPM para otimizar a gestão de processos com foco na Metodologia Ágil. Caso queira saber mais sobre, entre em contato com os nossos consultores. Será um prazer te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.