Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Descubra Como a Metodologia Ágil SCRUM Pode Reduzir Custos em Sua Empresa

Descubra Como a Metodologia Ágil SCRUM Pode Reduzir Custos em Sua Empresa

O processo de redução de custos deve ser realizado de maneira periódica dentro de uma empresa, a fim de identificar possíveis pontos de melhoria e, consequentemente, otimizar os ganhos e o controle do fluxo de caixa. Uma das melhores maneiras de reduzir custos de forma realmente significativa é por meio da implementação da metodologia ágil SCRUM. 

Ao longo deste artigo vamos te contar um pouco mais sobre o que é essa metodologia e seu funcionamento. Depois, explicaremos como pode ajudar na redução dos custos. Confira o que preparamos abaixo e aprenda tudo sobre o tema! 

O que é a metodologia ágil SCRUM? 

O SCRUM é um framework que permite o gerenciamento de projetos de maneira ágil. Nele, o escopo de trabalho é fracionado e cada uma das etapas é realizada em um ciclo diferente. Neste sentido, as entregas são mais frequentes e os estágios mais curtos, os feedbacks são regulares e constantes. 

Além disso, com esse tipo de framework estrutural, o número de refações diminui e há uma colaboração mútua entre os membros da equipe, o que acaba levando à aceleração do aprendizado e ao impulsionamento da produtividade. 

Como pode ajudar a reduzir custos na empresa?

Um dos aspectos mais interessantes da utilização da metodologia ágil SCRUM é que o seu escopo, ao contrário de outros modelos, é muito mais aberto e flexível para a realização de alterações. Isso significa que é muito mais fácil adaptar e suprir as etapas de acordo com as necessidades do cliente. 

Há, também, a definição de entregas por prioridade. Isso significa que o mais importante será entregue primeiro, o que permite agregar mais valor ao negócio em menos tempo, com redução de custos em projetos específicos e aumento do ROI (Retorno Sobre Investimento).

O aumento de produtividade e redução no número e volume de recursos desperdiçados também são características do SCRUM que culminam na diminuição dos custos para a empresa. Lembrando, é claro, que o tempo é um dos bens mais valiosos para qualquer organização. 

Além disso, como o projeto é dividido em ciclos com contínua experimentação, é muito mais fácil identificar possíveis problemas logo no início, ou mesmo antes de acontecerem. Isso, consequentemente, gera a redução de riscos e evita futuros retrabalhos. 

Convencido de que a metodologia ágil SCRUM pode ajudar a sua empresa a diminuir custos? Caso ainda queira aprender mais sobre ela e entender seu funcionamento, basta acessar o blog da Lecom, onde temos muito mais artigos como esse para te ajudar. Confira e descubra! 

 

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

11/08/2023

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!