Descubra Como a Metodologia Ágil SCRUM Pode Reduzir Custos em Sua Empresa

O processo de redução de custos deve ser realizado de maneira periódica dentro de uma empresa, a fim de identificar possíveis pontos de melhoria e, consequentemente, otimizar os ganhos e o controle do fluxo de caixa. Uma das melhores maneiras de reduzir custos de forma realmente significativa é por meio da implementação da metodologia ágil SCRUM. 

Ao longo deste artigo vamos te contar um pouco mais sobre o que é essa metodologia e seu funcionamento. Depois, explicaremos como pode ajudar na redução dos custos. Confira o que preparamos abaixo e aprenda tudo sobre o tema! 

O que é a metodologia ágil SCRUM? 

O SCRUM é um framework que permite o gerenciamento de projetos de maneira ágil. Nele, o escopo de trabalho é fracionado e cada uma das etapas é realizada em um ciclo diferente. Neste sentido, as entregas são mais frequentes e os estágios mais curtos, os feedbacks são regulares e constantes. 

Além disso, com esse tipo de framework estrutural, o número de refações diminui e há uma colaboração mútua entre os membros da equipe, o que acaba levando à aceleração do aprendizado e ao impulsionamento da produtividade. 

Como pode ajudar a reduzir custos na empresa?

Um dos aspectos mais interessantes da utilização da metodologia ágil SCRUM é que o seu escopo, ao contrário de outros modelos, é muito mais aberto e flexível para a realização de alterações. Isso significa que é muito mais fácil adaptar e suprir as etapas de acordo com as necessidades do cliente. 

Há, também, a definição de entregas por prioridade. Isso significa que o mais importante será entregue primeiro, o que permite agregar mais valor ao negócio em menos tempo, com redução de custos em projetos específicos e aumento do ROI (Retorno Sobre Investimento).

O aumento de produtividade e redução no número e volume de recursos desperdiçados também são características do SCRUM que culminam na diminuição dos custos para a empresa. Lembrando, é claro, que o tempo é um dos bens mais valiosos para qualquer organização. 

Além disso, como o projeto é dividido em ciclos com contínua experimentação, é muito mais fácil identificar possíveis problemas logo no início, ou mesmo antes de acontecerem. Isso, consequentemente, gera a redução de riscos e evita futuros retrabalhos. 

Convencido de que a metodologia ágil SCRUM pode ajudar a sua empresa a diminuir custos? Caso ainda queira aprender mais sobre ela e entender seu funcionamento, basta acessar o blog da Lecom, onde temos muito mais artigos como esse para te ajudar. Confira e descubra! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.