Conheça a Análise e Melhoria de Processos com Solução BPM

Você sabia que, por meio da análise e melhoria de processos, a metodologia BPM está garantindo diversas vantagens para as empresas? Por esse motivo, há cada vez mais organizações investindo nesse tipo de solução.

Quer entender melhor isso? Entenda especificamente como acontecem as etapas de análise e melhoria dos processos nos negócios que adotam o BPM!

Análise de processos no BPM

A análise de processos no BPM pode ser pensada de duas formas. No nível conceitual, ela consiste em uma técnica usada para encontrar desconexões e problemas nas organizações. Já no nível tático, a análise permite pensar em novas formas de aumentar a produtividade e padronizar o trabalho para que a rotina se torne mais eficiente.

Uma das principais razões para contar com essa avaliação é manter a consistência do resultado, como aconselha o Guia de Gerenciamento de Processos (CBOK). Sem a análise, as regras podem soar interpretativas para os colaboradores. Por esse motivo, pode ser que as atividades não sejam feitas sempre da mesma forma.

Por sua vez, quando a análise de processos é implementada na empresa, é possível obter uma compreensão estratégica, entender por que o fluxo de trabalho precisa ser de determinado jeito, padronizar e enxergar as entradas e saídas e metrificar os desempenhos.

A análise de processos pode ser adotada em qualquer momento. Mas existem alguns fatores que contribuem para a necessidade dessa técnica, como adoção de novas tecnologias na empresa, fusões ou cisões de negócio e até mudanças em regulamentações.

Melhoria de processos

A melhoria de processos (BPI – Business Process Improvement) é uma iniciativa que serve para assegurar o alinhamento e desempenho de acordo com estratégias organizacionais. Ela pode estar desvinculada do BPM, porém, funciona melhor quando trabalha dentro dessa metodologia.

Se uma empresa automatiza processos, mas faz isso sem melhorá-los, os gargalos podem persistir. No entanto, ao adotar essa metodologia juntamente com a técnica de melhoria constante o fluxo de trabalho se torna mais eficiente e produtivo.

A etapa de melhoria de processos no BPM possibilita que você otimize tempo, por poder identificar os problemas rapidamente, além de reduzir os custos, uma vez que recursos desnecessários podem redirecionados

Por que adotar a análise e melhoria de processos

Como visto, existem inúmeras razões para adicionar a análise e melhoria de processos a uma organização. Enquanto o primeiro é responsável por avaliar o fluxo de trabalho e oportunidades, o outro permite identificar os erros, corrigindo-os de maneira rápida.

Quer saber mais sobre como funcionam os processos na metodologia BPM? Continue acompanhando o blog da Lecom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.