Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

O que é BPM? Saiba aplicar a Gestão de Processos de Negócio!

O que é BPM? Saiba aplicar a Gestão de Processos de Negócio!

Cada vez mais empresas ao redor do globo buscam saber o que é BPM e percebem a importância da gestão inteligente dos processos internos. É o que aponta o estudo conduzido pela Mordor Intelligence, que prevê o aumento de 11,83% de investimentos na área até 2029. 

Se você também está interessado em saber como otimizar a gestão do seu negócio, entender o que é BPM pode ser um verdadeiro divisor de águas nos seus resultados, tanto em produtividade quanto em lucros obtidos.

O controle de processos e da gestão, assim como a medição do desempenho de qualquer empreendimento é uma tarefa bastante desafiadora. Mas, apesar de fundamental, alguns empresários ainda não sabem como implementar sistemas funcionais que acompanhem as métricas necessárias.

A razão disso, na maioria das vezes, é a falta de métodos. Quando a empresa não tem controle sobre os processos, a eficiência pode ficar comprometida e os recursos tendem a ser investidos em atividades sem valor ou ineficientes.

Para te ajudar nisso, falaremos, neste artigo, o que é BPM e como essa ferramenta de gestão torna-se valiosa para melhorar a gestão do seu negócio.

O que é BPM – Business Process Management?

BPM ou “Business Process Management”, em inglês, significa Gestão de Processos de Negócio, ou seja, é uma disciplina que utiliza vários métodos para descobrir, modelar, analisar, medir, corrigir e melhorar os processos internos de um negócio, de acordo com a definição do Gartner Institute

Com foco primário na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria contínua dos processos de negócio, as empresas que adotam o BPM agregam aspectos fundamentais em sua gestão, como flexibilidade, atribuição de responsabilidades, definição de métricas de sucesso, correção de erros e controle sobre todos os aspectos do fluxo.

Indo além, o BPM pode abranger processos que ultrapassam as fronteiras organizacionais, permitindo que equipes de diferentes setores estejam munidas das mesmas informações, com acesso aos mesmos sistemas e cientes dos fatores intrínsecos ao funcionamento do negócio.

Para que serve o BPM? Entenda a utilidade

Mais do que saber o que é BPM, vale ter em mente o que a aplicação deste conceito pode fazer para sua empresa, sobretudo em termos de vantagens para sua estratégia de negócio.

Em linhas gerais, o BPM reúne as técnicas de gestão de processos à tecnologia da informação para, de maneira eficaz e organizada, definir um fluxo interno de trabalho da empresa.

Na prática, isso significa que o BPM serve para que você, gestor, tenha informações sólidas sobre todas as etapas envolvidas nas entregas: desde o pedido realizado pelo cliente até a entrega. 

Além da organização, saber o que é BPM alinha sua empresa com a transformação digital pela qual todas as empresas estão passando; isso significa que, com os insights obtidos na aplicação do BPM, você pode tornar sua empresa mais competitiva e lucrativa!  

Aliás, outra das características que o BPM tem, e que faz dele uma das disciplinas de gestão de processos mais adotadas nas empresas, é a facilidade e flexibilidade de adaptação a diversos cenários. Assim, independentemente do seu nicho de atuação, você pode usufruir das vantagens de usar o BPM. 

Conheça as vantagens de usar o BPM

Algumas das principais vantagens de aplicar o BPM no seu negócio são percebidas logo no início da implementação. Veja alguns exemplos!

  • Transparência dos processos: seus colaboradores têm mais conhecimento sobre as etapas do fluxo de trabalho, enquanto você toma ciência de todo o andamento dos processos executados.
  • Mais controle: por estabelecer e definir métricas de sucesso, o BPM permite que você acompanhe os indicadores de desempenho do negócio em tempo real.
  • Crescimento na produtividade: há o entendimento mútuo entre gestores e colaboradores, somado à diminuição de erros e melhorias constantes, resultam em crescimento esporádico.
  • Automação de processos: com o BPM, você e sua equipe podem definir a automatização de atividades repetitivas para otimizar o prazo dos processos e diminuir o tempo de espera até a entrega.
  • Redução de custos: um sistema de BPM bem implementado pode significar uma redução expressiva de custos com maquinário parado por erros ou falhas humanas, além de perda de tempo na execução das atividades.
  • Mais segurança: tanto você quanto seus colaboradores têm mais segurança na execução das atividades, uma vez que parte da função do BPM é documentar os processos realizados. 

É claro que, apesar de apresentadas as vantagens de usar o BPM, é válido lembrar que o sucesso depende da maneira como as informações são inseridas nele. O papel humano dentro da metodologia é tão importante quanto a tecnologia, por isso, vale a pena utilizar formas de notação eficientes, como o BPMN

Qual a diferença entre BPM e BPMS? 

Depois de entender o que é BPM, é preciso saber que, além dessa sigla, existe o BPMS, ou seja, Business Process Management System (ou Suite), que representa o software através do qual o BPM é implementado em uma empresa. 

Em termos práticos, BPMS é a ferramenta virtual por meio da qual a gestão de negócios é inserida na sua organização, criando todos os marcadores e regras estipulados para o pleno funcionamento do seu negócio. 

Isso significa que, além de entender qual a diferença entre BPM e BPMS, saiba que essa ferramenta tem um “ciclo de vida”, constituído por 6 etapas (planejamento, análise, desenho, implementação, monitoramento e refinamento), que serão a garantia de funcionamento da estratégia. 

É imprescindível que você, como gestor, desenvolva um plano de ação e, então, analise os processos atuais da sua empresa para decidir pela contratação de um BPMS que sirva ao propósito e atenda às suas expectativas. 

Até aqui, você entendeu o que é BPM e viu como a aplicação dessa metodologia faz a diferença na forma como se organizam os negócios e se otimizam as entregas.

A Lecom é a melhor escolha para te auxiliar na implantação do BPM na sua empresa. Temos uma plataforma pensada na metodologia BPM e na gestão inteligente de processos voltados exclusivamente para o crescimento do seu negócio. 

Aliás, mais do que uma ferramenta, você encontra simplicidade e todos os recursos que favorecem a construção de uma rotina organizacional de sucesso, com desenvolvimento no-code/low-code e integrações facilitadas.

Quer saber mais sobre como a Lecom te ajuda a crescer? Acesse nosso tour guiado e entenda, na prática, como a plataforma Lecom te ajuda a implementar o BPM de forma funcional e estratégica na sua organização.

Picture of Aline Ferreira

Aline Ferreira

Gerente de Canais

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!