O BPMN Como Motor de Inovação Para Sua Empresa

Quando o assunto é inovação para empresas, existem cada vez mais plataformas e ferramentas que permitem às organizações reformular seu modo de trabalhar e atender às novas diretrizes do mercado. É o caso do BPMN.

A notação de BPM é uma das principais formas de criar diagramas de processos definidos, que podem auxiliar em diversas transformações empresariais. Quer entender mais sobre isso? Confira este artigo!

Como o BPMN pode apoiar a inovação para empresas?

A metodologia BPM surgiu como um grande expoente de inovação para empresas. Grande parte dela está relacionada à modelagem dos processos, para que seu gerenciamento seja feito com mais eficiência e de maneira acertada. É nesse ponto que o BPMN se destaca.

Essa notação é utilizada para definir os pontos do diagrama de um processo, assim como um fluxograma ou um organograma, mas com maior precisão e mais possibilidades de criação. Além disso, ela é de conhecimento universal, e será interpretada com facilidade por qualquer entendedor do assunto.Inclusive por quem não costuma lidar muito com o BPM.

Em termos de inovação, o BPMN está atrelado, principalmente, à automação dos processos por meio de um BPMS, que pode interpretar as informações do diagrama e atrelá-las a formulários específicos.

Com um processo bem desenhado por meio de BPMN, é possível obter os dados necessários para implementar sistemas de automação e integrá-los aos sistemas legados . Isso também facilita o cotidiano dos colaboradores, que poderão compreender seus fluxos com muito mais praticidade, mesmo diante de uma alteração no mindset da organização.

O BPMN e a transformação digital

Um dos temas mais explorados em relação à inovação para empresas é a transformação digital. Hoje, uma organização que ainda trabalha com muitos processos manuais pode perder lugares no mercado até mesmo por não atingir o nível de eficiência esperado pelo novo perfil de clientes.

Por ser uma notação de mapeamento simples e universal, o BPMN permite que a transformação digital seja algo mais tranquilo para a empresa. Isso porque, ao modelar os processos com ele, é possível explicar para os atores dos fluxos muito mais facilmente a inserção de um sistema de automação ou até mesmo novos processos e áreas.

Enquanto uma explicação simples ou até um treinamento poderiam ser um pouco vagos, um diagrama feito por meio do BPMN, em conjunto com um BPMS eficiente e integrado permitirá que tudo esteja claro e funcional para todas as equipes.

Todos estarão mais preparados para lidar com os novos fluxos de trabalho — já modelados e pensados de maneira automatizada —, assim será mais simples verificar falhas, agilizar os processos e aumentar a entrega de valor para o cliente.

A Plataforma Lecom é um BPMS completo, pronto para atender às necessidades de uma empresa em constante inovação. Com funcionalidades intuitivas e uma interface simplificada e personalizada, facilitamos a assimilação das mudanças nas atividades e tarefas, principalmente diante de um novo panorama digital para todos na organização.

Conheça mais sobre as nossas soluções no site e aproveite para ler mais sobre inovação para empresas e transformação digital no blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.