Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

O BPMN Como Motor de Inovação Para Sua Empresa

Quando o assunto é inovação para empresas, existem cada vez mais plataformas e ferramentas que permitem às organizações reformular seu modo de trabalhar e atender às novas diretrizes do mercado. É o caso do BPMN.

A notação de BPM é uma das principais formas de criar diagramas de processos definidos, que podem auxiliar em diversas transformações empresariais. Quer entender mais sobre isso? Confira este artigo!

Como o BPMN pode apoiar a inovação para empresas?

A metodologia BPM surgiu como um grande expoente de inovação para empresas. Grande parte dela está relacionada à modelagem dos processos, para que seu gerenciamento seja feito com mais eficiência e de maneira acertada. É nesse ponto que o BPMN se destaca.

Essa notação é utilizada para definir os pontos do diagrama de um processo, assim como um fluxograma ou um organograma, mas com maior precisão e mais possibilidades de criação. Além disso, ela é de conhecimento universal, e será interpretada com facilidade por qualquer entendedor do assunto. Inclusive por quem não costuma lidar muito com o BPM.

Em termos de inovação, o BPMN está atrelado, principalmente, à automação dos processos por meio de um BPMS, que pode interpretar as informações do diagrama e atrelá-las a formulários específicos.

Com um processo bem desenhado por meio de BPMN, é possível obter os dados necessários para implementar sistemas de automação e integrá-los aos sistemas legados . Isso também facilita o cotidiano dos colaboradores, que poderão compreender seus fluxos com muito mais praticidade, mesmo diante de uma alteração no mindset da organização.

O BPMN e a transformação digital

Um dos temas mais explorados em relação à inovação para empresas é a transformação digital. Hoje, uma organização que ainda trabalha com muitos processos manuais pode perder lugares no mercado até mesmo por não atingir o nível de eficiência esperado pelo novo perfil de clientes.

Por ser uma notação de mapeamento simples e universal, o BPMN permite que a transformação digital seja algo mais tranquilo para a empresa. Isso porque, ao modelar os processos com ele, é possível explicar para os atores dos fluxos muito mais facilmente a inserção de um sistema de automação ou até mesmo novos processos e áreas.

Enquanto uma explicação simples ou até um treinamento poderiam ser um pouco vagos, um diagrama feito por meio do BPMN, em conjunto com um BPMS eficiente e integrado permitirá que tudo esteja claro e funcional para todas as equipes.

Todos estarão mais preparados para lidar com os novos fluxos de trabalho — já modelados e pensados de maneira automatizada —, assim será mais simples verificar falhas, agilizar os processos e aumentar a entrega de valor para o cliente.

A Plataforma Lecom é um BPMS completo, pronto para atender às necessidades de uma empresa em constante inovação. Com funcionalidades intuitivas e uma interface simplificada e personalizada, facilitamos a assimilação das mudanças nas atividades e tarefas, principalmente diante de um novo panorama digital para todos na organização.

Conheça mais sobre as nossas soluções no site e aproveite para ler mais sobre inovação para empresas e transformação digital no blog!

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

19/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!