Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Como implementar ferramentas de automação de processos?

Como implementar ferramentas de automação de processos?

Quer saber como implementar ferramentas de automação de processos? As buscas pelo assunto estão em crescimento pelo mundo, já que há a previsão do setor de automações chegar ao valor de 13,39 bilhões de dólares investidos até 2030, de acordo com a projeção do Statista.

Isso prova que, mais do que facilitar a rotina da empresa, saber como implementar uma ferramenta de automação de processos no dia a dia também pode significar muito para a competitividade dos negócios – o que, na prática, afeta positivamente o faturamento geral. 

Para te ajudar a saber mais sobre o assunto, mostraremos sobre como funciona essa estratégia, os benefícios para o dia a dia dos negócios e como começar a implementação do zero. 

Continue lendo para saber como implementar uma ferramenta de automação de processos, na prática! 

Como automatizar processos internos com eficiência?

As ferramentas de automação de processos são responsáveis por tornar automáticos os procedimentos mecânicos, realizados por humanos, que são executados diariamente em uma empresa; essa funcionalidade pode ser explorada por diversos setores, tornando as atividades mais dinâmicas e com menores incidências de erros. 

Por exemplo: o RPA, ou Robotic Process Automation (Automação Robótica de Processos), permite que você, gestor, configure scripts que definem como a inteligência artificial da ferramenta realizará determinadas tarefas, incluindo: analisar dados, transmitir informações entre setores, executar transações etc. 

Na prática, uma ferramenta de automação de processos ajuda a ter mais agilidade nos fluxos, com rastreabilidade, visibilidade e controle das atividades. Além disso, ela reduz o tempo físico do deslocamento do processo, dependendo de como tramita pela organização.

Para que tudo isso possa ser aproveitado, entretanto, é vital entender como implementar uma ferramenta de automação de processos da maneira correta, em conformidade com as necessidades e a situação atual da empresa. 

Como implementar a ferramenta de automação de processos, afinal?

Para saber como implementar uma ferramenta de automação de processos, é essencial identificar cada uma das atividades envolvidas no fluxo de trabalho. Com essa informação, você deve construir um mapa de todas as tarefas realizadas no dia a dia, com as pessoas responsáveis por cada uma delas. 

Sabendo como fazer o mapeamento dos processos, o próximo passo é entender o tipo de automação que fará sentido, levando em consideração a necessidade da organização em face do que a tecnologia pode executar. Dessa forma, você poderá usufruir de todas as vantagens de uma ferramenta de automação de processos. 

Apesar de não ser, necessariamente, uma tarefa difícil, para implementar uma ferramenta de automação de processos de forma eficiente, você deve seguir alguns passos. Confira!

Mapeamento dos processos

Uma das etapas iniciais é a modelagem dos processos de acordo com os fluxos de atividades da organização. Ter boa visibilidade e conhecer como os processos funcionam em sua empresa pode trazer à tona formas de melhoria em como eles se conectam e quais os principais atores envolvidos nas atividades.

Compreendendo como fazer o mapeamento de processos, é possível ter um panorama dos sistemas que os regem e como acontecem as etapas.

Automatização na plataforma e integração de sistemas

Após entender os processos e as necessidades de sua empresa, há a integração, de fato, dos formulários à plataforma, para que ela atenda às particularidades do serviço ou produto. Isso envolve as lacunas a serem preenchidas e as opções que devem estar disponíveis para cada dado inserido.

Pense assim: uma empresa de logística pode precisar de uma área no sistema para entrada e saída de produtos, enquanto uma administradora de shoppings, que foca no aluguel dos espaços, não necessariamente tem a mesma demanda. Nesse sentido, a ferramenta de automação deve ser personalizada para cada cliente, com soluções sob medida.

Para isso, haverá um estudo das informações que devem tramitar e da relação delas com outros sistemas. Aliás, a integração é um dos pontos que mais traz agilidade e evita retrabalhos, pois não é necessário lançar as informações novamente para alimentar outros sistemas.

Em suma, a ferramenta deve receber algo do fluxo de processo ou entregar algo a ele em termos de insumo e/ou resultados do trabalho dos atores – e, para isso, ela dependerá de “instruções” diretas que você ou seu gerente será responsável de fornecer.

A implementação da automação deve ser simples

Tanto a implementação quanto o trabalho com a plataforma após sua integração aos processos da empresa devem oferecer tranquilidade aos usuários. Afinal, mais do que manter a eficiência operacional, você também quer fazer parte das empresas que perceberam mudanças significativas na realização dos processos automatizados, não é?!

Na Plataforma Lecom, essas e outras expectativas são 100% supridas. Veja o que nossa Gerente de Projetos, Talita Carolina, diz:

“Oferecemos mais facilidade na hora de automatizar. Nossa plataforma é simples de utilizar, não requer conhecimento técnico para automatizar o processo, sendo necessário conhecimento específico de programação apenas nas integrações entre sistemas.”

Uma vez realizada a implementação, você já poderá desfrutar das vantagens de uma ferramenta de automação de processos personalizada e apta a resolver seus principais problemas de agilidade e produtividade interna

Quer saber mais sobre os ganhos e as funcionalidades que a Lecom pode oferecer, além de saber como automatizar processos do seu negócio e melhorar seus resultados? Confira nosso site e veja outras informações nos artigos do blog!

Rafael Silva

Rafael Silva

Head de Growth

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

18/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!