Gestão de Processos

Você sabe o que é BPM? Como ele podemos aprimorar a sua gestão de processos e potencializar os seus negócios.

Ferramentas para mapear processos – aprenda a utilizar!

Ferramentas para mapear processos – aprenda a utilizar!

Mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial com foco em identificar as informações, fluxos e descrições de tarefas. Esse processo acontece por meio da estruturação visual de cada etapa. Assim, é possível conhecer profundamente cada elemento do processo, possibilitando melhorias mais assertivas. Existem 4 fatores primordiais na utilização de técnicas e ferramentas para mapear processos, são eles: Experiência do cliente – os pontos do processo que fazem contato com o cliente, devem sempre proporcionar uma experiência que impacte a imagem da empresa de forma positiva.    Pontos Continue lendo

Entenda o papel da Governança de Processos

Entenda o papel da Governança de Processos

A capacidade de flexibilidade, adaptabilidade, otimização de recursos e inovação para melhorar as entregas ao cliente são fatores essenciais para o sucesso de um negócio no mercado atual. Neste contexto, cada vez mais organizações têm buscado otimizar seus processos para melhorar seus resultados e despontar frente a concorrência. Para que isso aconteça, a governança de processos pode possibilitar que os resultados não sejam apenas pontuais e que estas melhorias aconteçam de forma consistente. O que é governança de processos? Governança de processos é a definição das Continue lendo

Serviços digitais no setor público, por que implementar?

Serviços digitais no setor público, por que implementar?

“Gestão da informação pública é maior desafio do governo”, diz especialista do Ministério do Desenvolvimento Social Em pleno cenário da nova economia, as tecnologias digitais se tornaram grandes protagonistas de oportunidades de negócios, desenvolvimento e competitividade. No setor de governo, vão além, proporcionando mais transparência e serviços digitais aos cidadãos, gerando satisfação à sociedade e alívio aos cofres públicos. Os serviços digitais reduzem em até 97% o custo para o governo, de acordo com o Ministério do Planejamento (MP). Mas ainda há muito a ser Continue lendo

Processos corporativos: 4 dicas essenciais para conduzi-los bem

Processos corporativos: 4 dicas essenciais para conduzi-los bem

O primeiro passo para um projeto bem-sucedido de construção de processos corporativos é a reunião de kick-off no cliente. Quando são apresentadas as equipes envolvidas diretamente no projeto, alinhadas as expectativas e levantados os pontos que deverão ser atendidos no contrato como carga horária, alocação de recursos, forma de atendimento e SLA de atendimento. Etapas dos processos corporativos A etapa mais importante na construção de processos é a de alinhamento de expectativas, fundamental para o bom andamento do projeto. Nesse momento, deve ficar claro para Continue lendo

5 dicas para implementação da metodologia Ágil

5 dicas para implementação da metodologia Ágil

Com a transformação digital, a metodologia Ágil conquistou corações e mentes de empresas dos mais variados setores da economia nacional. Em um mundo movido pela velocidade premente, essa prática tem acelerado estratégias e entregas, tornando-se até mesmo uma filosofia que normalmente tem início nos departamentos de TI e se estende para as áreas de negócios. Existem muitas formas de se aplicar a metodologia Ágil, como no desenvolvimento de software, Scrum, Kanban e XP. Cada empresa deve achar a melhor estratégia, pois não há uma receita Continue lendo

5 dicas valiosas para gestão de processos organizacionais

5 dicas valiosas para gestão de processos organizacionais

A busca pela eficiência operacional é um desafio constante e a sua conquista passa obrigatoriamente pelo mix: pessoas e tecnologias. Com a ebulição da transformação digital em todo o mundo, as empresas estão na corrida para desenhar e colocar em prática a jornada para o mundo Ágil, em que os primeiros passos para chegar lá começam pela gestão de processos organizacionais. Como disse o estatístico, professor e consultor norte-americano William Edwards Deming: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que Continue lendo

Pesquisa Nacional em BPM da ABPMP Brasil

Pesquisa Nacional em BPM da ABPMP Brasil

Foi publicado na última edição da revista BPM Global Trends da ABPMP a 2ª Edição da Pesquisa Nacional em Gerenciamento de Processos de Negócio realizada em 2015. A pesquisa foi realizada pela ABPMP Brasil, com o objetivo de identificar o status e evolução do Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) nas organizações brasileiras, tanto públicas quanto privadas. Foram levantados dados como: tempo de adoção do BPM pelas organizações, existência de escritório de processo, maturidade de BPM na organização e principais ferramentas para modelagem e automação Continue lendo

Liderança da geração Y: como encarar?

Liderança da geração Y: como encarar?

Há alguns anos, ao me deparar com os desafios trazidos pela liderança da Geração Y [nascidos entre 1970 e 1995], também conhecida como Millennials, chegou um momento em que me senti até acuado e com medo do que estava por vir. Isso porque realmente muitos aspectos estavam se bandeando para o sentido contrário a tudo o que eu havia vivido e aprendido sobre gestão de pessoas.  Confesso que foi necessária muita resiliência para me reinventar como líder. Atuando na área de tecnologia, comandar jovens e Continue lendo

Vamos falar de gestão da qualidade e processos?

Vamos falar de gestão da qualidade e processos?

Em março de 2015 participei ativamente de vários eventos pelo Brasil em parceria com alguns colegas da Lecom e EloGroup. O evento que correu o Brasil foi o Café com BPM, passando pelas cidades: Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte e Fortaleza! E durante os eventos falamos e discutimos bastante sobre a gestão da qualidade e processos. Como está esse ponto na sua empresa? Conversamos com mais de 100 pessoas em cada cidade e compartilhamos um pouco do que estamos presenciando em nosso país e também algumas experiências Continue lendo

Waze, muito além de um app móvel

Waze, muito além de um app móvel

Parece uma afirmação básica, eu também pensava. Por isso, achei importante compartilhar informações sobre minhas reflexões geradas ao longo do evento da Microsoft EBC 2017, em Fort Laurderdale (EUA), do qual participei em setembro, quando tive a oportunidade de realizar uma palestra. Nesse encontro global, um vídeo do Waze atuou como uma provocação para despertar sobre a importância da digitalização de processos. [já conto]. Foi um acontecimento surpreendente da Microsoft para o seu ecossistema da América Latina. Entre especialistas da empresa nos mais variados temas Continue lendo

Soluções de Software – por que e como implementar?

Soluções de Software – por que e como implementar?

Sabe como implementar de maneira eficaz  Soluções de Software? Holly Lyke-Ho-Gland (Gerente de programa de pesquisa) publicou no blog da APQC (organização sem fins lucrativos e uma das principais defensoras do mundo de aferição de negócios, melhores práticas e investigação de gestão do conhecimento), um interessante artigo sobre como alinhar processos, informação e tecnologia na implementação de Soluções de Software para empresas. Estive recentemente em conversa com Tim Allen, vice-presidente da Consulting Group Projetos (PCG) sobre as armadilhas comuns de implementação de Soluções de Software como, ERP, CRM e sistemas de BI. Muitas vezes, essas implementações são conduzidas por estratégias Continue lendo

Foco em User Experience para melhores resultados

Foco em User Experience para melhores resultados

User Experience (UX) ou a Experiência de usuário, você sabe o que significa? Por que é tão importante levar esse ponto em consideração antes de qualquer criação? O User Experience é a arte de colocar o usuário no centro do projeto. Entender quais são suas reais necessidades, seus anseios e satisfação com os objetivos do produto final. Mas por que hoje é tão importante pensar em User Experience, ou seja, no usuário? No nosso dia a dia, muitas vezes, não paramos para observar que o Continue lendo

O que é ECM? O que essa sigla significa?

O que é ECM? O que essa sigla significa?

O que é ECM? Mais uma sigla para nossa sopa de letrinhas tecnológica? Não! Hoje vamos falar de Enterprise Content Management, ou apenas, ECM. ECM significado: é um conjunto de estratégias, métodos e ferramentas utilizadas para capturar, gerenciar, armazenar, preservar e distribuir conteúdo e documentos relacionados aos processos organizacionais. O que é ECM? Enterprise Content Management – ECM é uma coleta sistemática e faz a organização da informação que vai ser utilizada por um público específico – executivos de negócios, clientes e etc. Não é uma tecnologia ou só uma metodologia, é Continue lendo