Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Gestão de Processos BPM desenvolvendo pessoas

Utilize a Gestão de Processos BPM para aprimorar pessoas da sua empresa. 

Manter a organização focada nas atividades e gerenciar com rapidez a gestão de processos BPM, faz com que as demandas da área causa um impacto positivo na produtividade, é um grande desafio na qualidade na gestão de pessoas. Com tantas interações para gerenciar é necessário uma solução que facilite o acompanhamento constante de todas as ações. O que contribui para que a equipe de RH foque seu tempo em atividades que gerem valor ao negócio.

A necessidade de registros e a preocupação com a segurança da informação são alguns dos desafios enfrentados na área de recursos humanos. Mas uma gestão deficiente pode por em risco toda a organização, não é mesmo?

A integração entre colaboradores e gestores com as áreas de recursos humanos e a administração de pessoas sinaliza uma mudança comportamental de mercado. A motivação é mútua, já que todas as partes ganham com o alinhamento das atividades internas, velocidade na execução dos processos, economia e ganho tecnológico em escala e especialização.

Veja como conduzir organizações na travessia para uma nova era

Gestão de Processos de negócios BPM para os colaboradores

A automação possibilita a descentralização de funções e o fornecimento ágil de informações na gestão de processos organizacionais. Os níveis de acesso e aprovação definidos pelas organizações garantem o controle operacional e o gerenciamento dos processos pela área de recursos humanos; com maior autonomia, flexibilidade e agilidade. O funcionário tem acesso a informações importantes ao alcance de um clique e de qualquer lugar (acesso fácil e rápido), visto que a tecnologia hoje já permite o acesso web com total segurança.

De fato, o método da gestão de processos organizacionais vai ao encontro da tendência de integração. Seja pela redução de custos, garantia de economia de tempo, racionalização dos procedimentos ou aperfeiçoamento dos níveis de atividades realizadas. E que impactam diretamente na qualidade da informação, principal ativo competitivo de uma organização.

Uma ferramenta de fluxo de trabalho adequada deve garantir controle, organizar equipes de recursos humanos e departamento pessoal. Além de oferecer visibilidade e indicadores de desempenho para a diretoria.

[epico_capture_sc id=”29799″]

Segurança da informação na Gestão de Processos BPM

Exigências presentes na legislação trabalhista, como a necessidade de registros e a preocupação com a segurança da informação são alguns dos pontos favorecidos pela presença dos softwares de BPM. Uma das rotinas da área de pessoal que traz muita dor de cabeça para empresas que não investem na automação de atividades é a contratação e o desligamento de funcionários.

Os prazos estabelecidos pela CLT muitas vezes não são cumpridos por empresas que não monitoram processos ou mantém toda a documentação tramitando em papel. O que acabando expondo a empresa a multas e processos trabalhistas. A existência de procedimentos eletrônicos é um fator que simplifica e profissionaliza a gestão de pessoas.

A presença da ferramenta de automação de processos, além facilitar e tornar mais seguras as atividades de RH, através da redução de custos; permite ao setor posicionar-se estrategicamente na empresa. Com uma rotina operacional facilitada, fica perceptível uma maior disponibilidade para trabalhar a política de pessoal, direcionando e integrando ações aos objetivos estratégicos organizacionais.

Veja como a Gestão de Processos BPM diminuiu os fluxos da Honda operacionalmente

Em uso desde 2012, o BPM proporcionou para a Honda maior agilidade no processo interno. Além da diminuição do documento físico e gestão dos processos, possibilitando a medição do tempo de atendimento e quantidade em atraso. Além da redução no tempo para finalização das aprovações. Segundo Alexandre Betarelo, Supervisor de Sistemas da Honda Brasil,

“o maior ganho foi a rastreabilidade do documento com a diminuição da dependência do usuário na consulta dos processos, agilizando a busca do documento para aprovação. E para a equipe, a aceitação foi unanime, uma vez que o BPM proporciona facilidade para o desenvolvimento de fluxos.”

Além disso, durante o processo de implantação do BPM na empresa foram identificados diversos processos que precisavam de um olhar mais criterioso. Agilidade, flexibilidade e diminuição do uso de papel foram alguns dos principais diferenciais. A atenção num primeiro momento foi focada em soluções administrativas e de gestão de pessoas, gerando os fluxos:

  • Movimentação de pessoal (admissão, demissão, transferência, alteração de cargos e salários);
  • Solicitação de telefone móvel;
  • Solicitação de compra de produtos Honda;
  • Montagem de grupos para trabalhos de melhorias internas;
  • Guichê de reclamações;
  • Entre outros.

Interessante, não é mesmo? Continue lendo as informações sobre como acelerar a gestão de processos através do BPM Ágil!  😉

E não se esqueça de deixar o que achou do artigo nos comentários!

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

18/03/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!