Em meio às dificuldades econômicas, as empresas buscam maneiras de como mapear processos BPM, reduzir seus custos e otimizar suas operações. A Tecnologia, sem dúvida, é uma grande aliada. É nesse contexto que neste artigo, vamos dar dicas de situações em que o Gerenciamento de Processos de Negócio, ou BPM impacta positivamente em um organização.
De uma forma simples, BPM une Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação, e seu foco está voltado para otimização dos Resultados das organizações.
Você concorda que é bastante comum nas empresas, a gestão/liderança procurar por soluções que tragam excelência operacional? E ainda aumente os resultados? Faz sentido, não faz?
Por exemplo, sua empresa precisa:
- Aumentar a produtividade?
- Reduzir o tempo das atividades?
- Reduzir gargalos e retrabalhos?
- Racionalizar e otimizar as despesas?
- Reduzir custos?
Então, é aí que entra a solução de como mapear processos BPM, que por meio da automação e melhoria dos processos de negócio irá identificar as oportunidades de melhoria. Separamos aqui para você uma série de exemplos de questões do dia a dia corporativo de diversas áreas/departamentos. A Solução de BPM, por meio da AUTOMAÇÃO e MELHORIA dos PROCESSOS de negócio irá identificar as oportunidades de melhoria!
Como mapear processos BPM passo a passo
1. Aumento de produtividade
- Você identifica aonde estão os gaps da geração da folha de pagamento no RH?
- Você identifica aonde estão as lacunas do controle de férias no RH?
- Precisa otimizar o controle da solicitação de compras?
- Precisa otimizar o monitoramento das cotações e orçamentos de compras?
- Precisa agilizar aprovações de campanhas e eventos de MKT a qualquer momento e de qualquer lugar?
- Precisa agilizar aprovações de alçadas de descontos da área comercial a qualquer momento e de qualquer lugar?
2. Redução do tempo das atividades
- Você precisa otimizar o andamento dos processos de recrutamento e seleção no RH?
- Consegue determinar se é necessário aumentar ou reduzir a equipe com estatísticas de performance do time de vendas e negócios?
- Consegue determinar se é necessário alocar mais recursos na área de projetos?
- Necessita padronizar e documentar as informações de fluxos de viagens da equipe comercial?
- Você determina prioridades na abertura de chamados do suporte de TI?
3. Redução de gargalos e retrabalhos
- Precisa reduzir o gargalo da etapa de embalagem na linha de produção da sua indústria de manufatura?
- Reduzir o gargalo da etapa de recebimento de novos materiais do seu fornecedor no almoxarifado da sua fábrica de calçado?
- Reduzir o retrabalho por ruídos de comunicação na área de marketing?
- Reduzir o retrabalho de cadastrar um novo produto no sistema controlando todas as suas características na área de desenvolvimento de produto?
4. Racionalização e otimização de despesas
- Você precisa reduzir o desperdício com material de escritório/acessórios ergonômicos do processo de solicitação de COMPRAS?
- Busca a melhor cotação/fornecedor/prazo para compras de equipamentos eletrônicos?
- Você controla/monitora as despesas de viagens da equipe comercial?
5. Redução de custos
- Você faz a gestão e aloca apenas os recursos necessários para um projeto de TI?
- Você realiza a gestão das requisições de materiais, apontamento de mão de obra da sua produção?
- Você controla o vencimento de lotes, identifica o ponto ideal de compra no estoque no seu PDV?
- Você aprova somente as campanhas de marketing / comunicação que são necessárias e estão alinhadas com o core business?
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Como uma plataforma BPMS pode transformar uma organização? Veja a dica do nosso Diretor de Operações, Tiago Amôr.
Esses são apenas alguns exemplos de situações do dia a dia em que a Solução de Gerenciamento de Processos BPM pode gerenciar, otimizar, automatizar e executar os processos de negócios, refletindo positivamente em qualquer área/departamento/equipe, sendo portanto, um grande facilitador para Transformação Organizacional.
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