Entender a diferença entre RPA e automação inteligente de processos não é apenas um detalhe. Na verdade, é essencial para decidir qual das duas tecnologias adotar, com base nos possíveis usos diários e nas necessidades da companhia.
Uma pesquisa da Mordor Intelligence mostrou que o mercado de automação inteligente deve crescer mais de 12% até 2030. Neste ano, a expectativa é de que movimente US$ 28,24 bilhões, contra os US$ 15,95 bilhões em 2025.
Outra pesquisa do mesmo órgão apontou a tendência de que o mercado de RPA atinja a marca dos US$ 19,14 bilhões no mesmo período, em comparação com os US$ 5,21 bilhões de 2025.
Como você vê, ambas as tecnologias ganham cada vez mais espaço nos negócios. Mas, afinal, qual das duas é a melhor escolha para a sua empresa?
Para descobrir qual a opção mais adequada para a realidade do seu negócio, você deve compreender a diferença entre RPA e automação inteligente de processos.
Vamos conferir? Boa leitura!
O que é RPA?
RPA (Robotic Process Automation) significa Automação Robótica de Processos, em português, e é um tipo de automação que imita a maneira como os seres humanos interagem com os softwares. A tecnologia automatiza tarefas simples e libera os colaboradores de atividades repetitivas. Dessa forma, eles podem focar ações mais estratégicas e com maior valor agregado.
Por exemplo, com o RPA, você pode automatizar a transferência de dados de um setor para outro — como do financeiro para o fiscal, para facilitar o pagamento de contas e tributos. Para tal, basta configurar o “passo a passo” da atividade diretamente no sistema.
Em outras palavras, os robôs (ou bots) de RPA atuam como “trabalhadores digitais”, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, a realização das tarefas é ininterrupta, o que aumenta a capacidade produtiva das empresas.
O que é automação inteligente de processos?
A automação inteligente de processos combina as tecnologias de BPM (Business Process Management) — para definir o fluxo de trabalho —, RPA — para automatizar o fluxo de atividades — e Inteligência Artificial — IA, para analisar rapidamente os dados. O objetivo dessa junção é integrar os fluxos de trabalho e realizar, de forma autônoma, a maior quantidade de atividades possível.
Por ser uma abordagem que reúne dados ainda não sistematizados, a automação inteligente de processos dá contexto a essas informações. Dessa forma, as empresas automatizam fluxos de ponta a ponta de maneira estratégica e assertiva por meio do que há de melhor em diferentes recursos tecnológicos.
Qual a diferença entre RPA e automação inteligente de processos?
A principal diferença entre as duas tecnologias é que a automação RPA é puramente robótica e não depende de inteligência artificial para operar. Ou seja, é uma tecnologia interessante para empresas com processos já bem definidos e baseados em regras claras de negócio, uma vez que a máquina não precisa “tomar decisões” por conta própria.
A automação inteligente de processos, por sua vez, oferece um escopo de trabalho mais amplo. Isso porque essa metodologia pode lidar com realidades distintas e diversos formatos de dados e rotinas, a fim de gerar experiências digitais assertivas e eficiência nas tomadas de decisão.
Em outras palavras, enquanto o RPA atua em nível operacional específico, a automação inteligente de processos se relaciona com questões mais estratégicas para os negócios.
É possível fazer a integração entre RPA e automação inteligente de processos?
Compreendida a diferença entre RPA e automação inteligente, você deve ter em mente que a integração entre essas tecnologias não apenas é possível, como representa uma excelente maneira de utilizá-las para alavancar os resultados da sua empresa.
É bastante comum que as companhias iniciem seus projetos de automação RPA para automatizar tarefas repetitivas simples. Porém, ao ganharem maturidade, as organizações reavaliam maneiras de estender esses recursos conforme a necessidade.
Então, ao adotar uma plataforma de automação inteligente de processos, ocorre a conexão do RPA com funcionalidades mais sofisticadas, como a IA — o que torna o projeto de automação ainda mais estratégico.
Qual a diferença entre automação e automatização?
A automação executa o trabalho por conta própria, dispensa monitoramento e analisa as próprias tarefas em tempo real para tomar decisões ou sugerir melhorias. A automatização, por sua vez, apesar de também executar tarefas sem necessidade de ação humana, não tem capacidade analítica e, portanto, precisa de acompanhamento constante para identificação das oportunidades de otimização.
Como se vê, embora parecidos, os termos “automação” e “automatização” têm diferenças importantes, especialmente em relação ao uso e origem.
Como utilizar o RPA em conjunto com a IA?
Apesar de haver diferenças entre RPA e automação inteligente, muitos negócios já reuniram o que há de melhor nessas tecnologias para obter benefícios estratégicos. Se você também busca explorar as vantagens dessa união, as etapas são as seguintes:
- Identifique o processo candidato: escolha uma atividade cuja realização seja adequada às ferramentas — com tarefas repetitivas para RPA e não estruturadas para IA —, como análise e seleção de currículos ou processamento de e-mails;
- Separe os processos: divida as ações de acordo com os sistemas. Envie as tarefas estruturadas (abertura de sistema, preenchimento de campos) para o RPA e as não estruturadas para IA (leitura de textos, tomada de decisões);
- Escolha as ferramentas: selecione, de preferência, uma plataforma que tenha compatibilidade entre as tecnologias. Assim, com uma única contratação, você obtém ambas as funcionalidades;
- Defina a integração: escolha entre APIs, arquivos intermediários e serviços incorporados para implementar as tecnologias ao seu fluxo de trabalho;
- Modele os processos já com a integração: configure o estruturador RPA para que a IA realize as funções identificadas nas etapas anteriores;
- Teste e valide: após a implementação, realize testes para avaliar e validar o funcionamento da junção. Aproveite esta etapa para corrigir eventuais erros ou aplicar melhorias;
- Monitore e aprimore: por fim, acompanhe as atividades constantemente para identificar oportunidades de melhoria contínua.
A combinação de RPA e automação inteligente é uma estratégia poderosa para automatizar processos empresariais. Agora que você já sabe o valor dessa união, o próximo passo é iniciar sua jornada — e nós vamos te guiar em mais esta etapa!
Como adotar a integração entre RPA e automação inteligente?
Adotar a integração entre RPA e automação inteligente amplia a capacidade de automatização tradicional ao incluir tecnologias cognitivas para melhorar os resultados. Veja, abaixo, um guia prático e simplificado de como adotar essa junção.
1. Mapeie os processos
Identifique aquelas tarefas com alto volume e repetitivas, bem como as que têm alta variabilidade e exigem interpretação (ideais para RPA e IA, respectivamente). Dessa forma, você sabe desde o início onde implementar uma ou outra solução para, posteriormente, conectá-las.
2. Comece com um projeto-piloto
Escolha um processo de baixo impacto nos resultados ou crie um especificamente para testar as novas tecnologias. A ideia é evitar erros no fluxo funcional durante o período de experimentação; assim, você garante uma avaliação justa e pontual sobre as atividades das novas tecnologias e compreende o que funciona ou não.
3. Invista em treinamento e melhorias
Após os testes, garanta que as pessoas envolvidas no projeto também conheçam seu funcionamento. Certifique-se de organizar treinamentos para as equipes e, sempre que possível, implemente melhorias nas configurações para evitar desatualizações.
4. Priorize a governança e a segurança
Estabeleça regras claras sobre o uso de dados sensíveis e garanta que as configurações das ferramentas contemplem a legislação e as normas internas do negócio. Assim, toda a execução de tarefas do fluxo segue a conformidade legal e você tem menos chances de sofrer consequências negativas.
E pronto: você já pode usufruir do RPA e da automação inteligente na sua organização!
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