O que é BPM e a sua importância dentro da empresa

BPM – Business Process Management, significa Gerenciamento de Processos de Negócio.

A gestão e a medição do desempenho de qualquer negócio é uma tarefa bastante desafiadora. Apesar de fundamental, alguns empresários ainda não sabem qualificar se sua empresa é bem dirigida ou não. A razão disso na maioria das vezes é falta de métodos. Quando a empresa não tem controle sobre os processos, a eficiência pode ficar comprometida e recursos serem investidos em atividades sem valor ou ineficientes. Descubra nesse artigo o que é BPM e como essa disciplina é uma ferramenta que pode trazer gestão ao seu negócio.

A prática do BPM visa conhecer os processos que são executados dentro da empresa, medi-los e executar ciclos de melhoria contínua para evolução. BPMS é um conjunto de softwares que visam atender ao ciclo completo de Gestão de Processos, composta por: modelagem, redesenho, implementação, automação, monitoramento e otimização de processos.

O que é BPM – Business Process Management

Segundo o instituto Gartner, BPM é uma disciplina do gerenciamento de processos, que pode ser usada para melhorar os resultados de desempenho de negócios com agilidade operacional. Processos que abrangem as fronteiras organizacionais, interligando pessoas, fluxos de informações, sistemas e outros ativos para criar e entregar valor aos clientes.

Confira mais algumas definições que podem te ajudar a entender com mais clareza esse conceito:

É o alcance dos objetivos de uma organização através do aperfeiçoamento, gestão e controle dos processos essenciais do negócio“. (Jeston, 2006).

“Pode ser definido como uma disciplina de gerência focada na melhora do desempenho corporativo através da gestão dos processos de negócio da empresa”. (Harmon, 2005).

 

Um dos grandes diferenciais de BPM em relação a outras ferramentas de gestão é que ela é desenhado envolvendo as pessoas que são responsáveis pelas atividades.

O sucesso depende da maneira como as informações são inseridas nele, o papel humano dentro da metodologia é tão importante quanto a tecnologia. Saiba mais sobre a Trajetória do Business Process Management no Brasil, conheça os pontos mais marcantes e navegue com a gente por esse mar de curiosidades sobre o gerenciamento de processos de negócios.

Entendeu o que é BPM? Então deixe seu comentário e compartilhe o artigo com colegas! 😉

2 Comentários


  1. Achei muito interessante esse processo para avaliar as empresas.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.