Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Gestão de Processos e pessoas: como organizar?

Processos de Gestão de Pessoas — Como Organizar Por Meio da Automação?

Sabemos que há muitos casos de empresas que sofreram problemas judiciais e trabalhistas por conta da má organização ou mau funcionamento da gestão de processos e pessoas na empresa, mas essa questão é algo que, hoje em dia, pode ser resolvido com algumas técnicas e atitudes simples.

Neste artigo, daremos algumas dicas que poderão ajudar a lidar melhor com essa questão e garantir mais saúde na relação entre colaborador e empresa. Confira!

Tenha uma boa ferramenta para auxiliar nos processos de gestão de pessoas

Ter uma boa ferramenta é uma das técnicas que pode ajudar nos processos de gestão de pessoas da sua empresa.

Com tantas interações para gerenciamento deles, é necessária uma solução que facilite o acompanhamento constante de todas as ações, contribuindo para que a equipe de RH foque seu tempo em atividades que realmente gerem valor ao negócio.

A necessidade de registros e a preocupação com a segurança da informação são alguns dos desafios enfrentados na área de recursos humanos, e uma gestão deficiente pode colocar em risco toda a organização, não é mesmo?

Se uma empresa possui uma gestão organizacional, ela consegue alcançar metas e conquistar resultados positivos e rentáveis, além de conduzir as pessoas e processos de forma eficaz, promovendo melhorias, criando um ambiente colaborativo, motivado e propício ao autodesenvolvimento.

Crie uma relação entre colaboradores e gestores na empresa

Relação entre colaboradores e gestores - Blog Lecom BPM

A integração entre colaboradores e gestores com as áreas de recursos humanos e a administração de pessoas sinaliza uma mudança comportamental de mercado. 

A motivação é mútua, já que todas as partes ganham com o alinhamento das atividades internas, velocidade na execução dos processos, economia e ganho tecnológico em escala e especialização.

Automação dos processos de gestão de pessoas

Automação de Processos - Blog Lecom BPM

A automação de processos possibilita a descentralização de funções e o fornecimento ágil de informações para os colaboradores. Os níveis de acesso e aprovação definidos pelas organizações garantem o controle operacional e o gerenciamento dos processos de gestão de pessoas pela área de recursos humanos, com mais autonomia, flexibilidade e agilidade. 

O funcionário tem acesso a informações importantes em um clique e de qualquer lugar (acesso fácil e rápido), visto que a tecnologia hoje já permite o acesso web com total segurança.

O método caminha ao lado da tendência de integração, seja pela redução de custos, garantia de economia de tempo, racionalização dos procedimentos ou aperfeiçoamento dos níveis de atividades realizadas, e que impactam diretamente na qualidade da informação, principal ativo competitivo de uma organização.

Conheça a gestão por processo ágil

Uma ferramenta de fluxo de trabalho adequada deve garantir controle, organizar equipes de recursos humanos e oferecer visibilidade e indicadores de performance para a diretoria. 

Exigências presentes na legislação trabalhista, como a necessidade de registros e a preocupação com a segurança da informação são alguns dos pontos favorecidos pela presença dos softwares por meio da Gestão por Processo Ágil.

Uma das rotinas do departamento pessoal que traz muita dor de cabeça para empresas que não investem na automação de atividades é a contratação e o desligamento de funcionários. 

Empresas que não monitoram a gestão de processos de pessoas, muitas vezes, estouram  os prazos estabelecidos pela CLT, ou mantém toda a documentação tramitando em papel. Isso expõe a empresa a multas e até à possibilidade de processos trabalhistas. A existência de procedimentos eletrônicos é um fator que simplifica e profissionaliza essa área da organização

Gestão de Processos na prática 

A presença da ferramenta de automação e gestão de processos e pessoas, além de facilitar e tornar mais seguras as atividades de RH, ainda auxilia na redução de custos, permitindo que o setor se posicione estrategicamente na empresa. 

Com uma rotina operacional facilitada, fica perceptível uma maior disponibilidade para trabalhar a política de pessoal, direcionando e integrando ações aos objetivos estratégicos organizacionais.

Gestão de Processos - Blog Lecom BPM

Case de sucesso — saiba como a Honda qualificou  organização dos processos de gestão de pessoas internamente

Em uso desde 2012, o BPM proporcionou para a Honda maior agilidade no processo interno, reduzindo a utilização de documentos físicos. Dessa maneira, a empresa descobriu a real importância da organização dos processos de gestão de pessoas, além de possibilitar a medição do tempo de atendimento, quantidade em atraso e redução do período para finalização das aprovações.

Segundo Alexandre Betarelo, Supervisor de Sistemas da Honda Brasil. O maior ganho foi a rastreabilidade do documento com a diminuição da dependência do usuário na consulta dos processos. Assim, agilizando as buscas para aprovação, e para a equipe, a aceitação das funcionalidades do BPM foi unânime.

Processo de implantação

No processo de implantação do BPM na empresa foram identificados diversos processos que necessitavam de aprimoramento. Agilidade, flexibilidade e diminuição do uso de papel foram alguns dos principais diferenciais. A atenção foi focada em soluções administrativas e na gestão de processos de pessoas, ampliando a eficiência em alguns fluxos:

  • Movimentação de pessoal (admissão, demissão, transferência, alteração de cargos e salários);
  • Solicitação de telefone móvel;
  • Solicitação de compra de produtos Honda;
  • Montagem de grupos para trabalhos de melhorias internas;
  • Guichê de reclamações.

Saiba mais sobre este assunto. Assista ao nosso Webinar “Implementando Processos Digitais”, com Luciano Veronese, Diretor Executivo da Nexo Serviços e Consultoria Ágeis.

Leve esses benefícios ao seu negócio! Conheça agora mesmo a Plataforma Lecom e veja como podemos auxiliá-lo.

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!