Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Cooperativas, agenda ESG e Tecnologia: Caminhos e Resultados

Por Tiago Amor, Rodrigo Junqueira e Mario Morishita

O cooperativismo mobiliza inúmeras oportunidades e recursos e nós temos muito orgulho por acompanhar e contribuir com histórias incríveis de transformação neste segmento. 

O movimento reúne mais de 3 milhões de instituições no mundo; só no Brasil, conta com mais de 17 milhões de cooperados e emprega cerca de 500 mil pessoas; e, no ramo de Crédito, é o principal responsável por conceder empréstimo aos pequenos negócios do país, respondendo por cerca de um terço dessas transações.

Engajados e integrados nesse universo, realizamos no dia 11/05/2022, em parceria com a HSM o evento online: “Como integrar Agenda ESG e Tecnologia na Gestão da sua Cooperativa“.

O momento foi tão especial e gerou tantas inscrições e interações que, além de disponibilizar a gravação do encontro, compartilhamos insights a partir de três questões relevantes. Acompanhe e vamos juntos refletir e seguir no sentido da transformação!

Cooperativas

Em torno da sigla ESG (formada pelas palavras em inglês Environmental, Social and Governance) estão discussões que se ampliam a cada dia nas assembléias, reuniões e meios de Comunicação, impactam diretamente na decisão de investimentos e estão totalmente ligadas à Agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

Porém, essas discussões reverberam e direcionam de maneira diferente os passos de pessoas e instituições. 

Um levantamento da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e Capitais) destacou que coexistem diversos entendimentos e posturas em relação à sustentabilidade nas organizações do país, sendo possível identificar 5 perfis de pessoas nesse contexto: as mais desconfiadas, as mais distantes, as iniciantes, as emergentes e os engajadas.   

Por mais que as cooperativas tenham um compromisso constante com o desenvolvimento responsável, consciente e coletivo, elas precisam reforçar isso no seu dia a dia trazendo pessoas conectadas e engajadas com essa causa para trabalhar e se associar. 

Para isso, é essencial entender e considerar a diversidade de modelos mentais, de acessos a recursos, de dificuldades e de formas de atuação para construir uma Agenda de Trabalho inclusiva, integrada e eficiente. 

A tecnologia é um importante meio para essa jornada. A visão, a organização e o acompanhamento de ponta a ponta dos processos permitem a realização de análises mais efetivas e a tomada de decisões mais estratégicas conforme as necessidades, os gargalos e os potenciais em cada contexto.

O primeiro passo desse caminho é democratizar a tecnologia e torná-la acessível a todas as pessoas envolvidas com a cooperativa.

Elas precisam entender esse recurso como aliado e não como ameaça; trata-se, em outras palavras, de uma ferramenta para facilitar e agilizar as rotinas do dia a dia e para potencializar os relacionamentos e a geração constante e mútua de valor.

Para desenvolver essa consciência, é preciso garantir facilidade para todos os envolvidos lidarem com os recursos mesmo sem terem conhecimentos técnicos e específicos na área de TI. 

Nesse sentido, o fato da Lecom disponibilizar uma tecnologia low-code é um grande diferencial; ou seja, é uma solução que permite desenhar, automatizar, acessar e  analisar processos digitais que, ao invés de códigos de programação, são viabilizados e visualizados de forma simples e intuitiva, permitindo a inclusão de pessoas com diferentes competências e experiências.

Então, temos um ambiente com ampla acessibilidade e democratização de informações e conhecimentos para o atendimento das demandas e o direcionamento de ações de forma inteligente, em sintonia com as potencialidades humanas e os desafios sociais e econômicos que enfrentamos. 

Os desafios sociais são minimizados, por exemplo, com a redução da carga de tempo, esforço operacional e retrabalho dos profissionais da cooperativa com a digitalização e a automação de atividades repetitivas. Dessa forma, gera-se um aumento do bem-estar no trabalho e o foco é dirigido para pontos estratégicos e oportunidades saudáveis de aprendizado e crescimento. 

Já a contribuição na questão econômica pode ser vista pois a implantação da plataforma tecnológica elimina burocracias e entraves na viabilização do crédito aos cooperados, possibilitando acesso ágil e transparente aos recursos financeiros que movimentam negócios e garantem autonomia, independência e condições justas para ganhos coletivos.

A plataforma de Automação Inteligente de Processos da Lecom possibilita, além do desenho facilitado das etapas da operação, a geração e o acompanhamento dinâmico de dados e os status de processos que são constantemente registrados e atualizados. Ou seja, é possível acessar com rapidez e em poucos cliques informações sobre o andamento de demandas, solicitações em atraso, resultados de indicadores, entre outros. 

Essas informações ficam concentradas em um só ambiente de forma transparente, auditável, integrada e alinhada aos objetivos de cada cooperativa, o que ainda pode garantir a disponibilização do balanço social com a prestação de contas para toda a comunidade.

Além de acessar a gravação do evento online que fizemos, você pode realizar um passeio virtual pela Plataforma de Automação Inteligente de Processos da Lecom , conferir resultados alcançados por diferentes cooperativas como Sicoob Credicitrus, Sicoob São Miguel e Sicoob Credisudeste reunidas em um webinar cheio de insights, e conhecer outros cases do segmento. 

Conte com a gente para contribuir com a intercooperação e a geração de impacto positivo!

Picture of Tiago Amor

Tiago Amor

VP of Sales - Lecom Tecnologia

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

19/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!