Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Como implementar governança corporativa e atrair investidores

O que é governança corporativa e como implementá-la

Ao longo dos anos, cada vez mais empreendedores buscam entender como implementar a governança corporativa em suas empresas, com o objetivo de torná-la mais atrativa e interessante, tanto para seus clientes quanto para parceiros e investidores. 

A verdade é que a técnica, além de agregar valor às empresas, representa uma transformação na produtividade e nos resultados obtidos, dentre inúmeras outras vantagens. 

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre o que é a governança corporativa, como você pode implementar o conceito na empresa e como ele te ajuda a criar mais atratividade para os investimentos.

O que é governança corporativa? 

O IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) define o termo como um mecanismo de organização e direcionamento de uma empresa, envolvendo, além dos colaboradores, os sócios, o conselho de administração, a diretoria e órgãos de fiscalização e controle, no sentido de apontar as melhores formas de dirigir, monitorar e incentivar a organização e a execução das atividades de um negócio. 

Em resumo, significa que, uma vez adotadas as melhores práticas de governança corporativa, você estará, ao mesmo tempo, trabalhando sua produtividade e resultados enquanto demonstra ao mercado de investimentos que o seu negócio é rentável e, portanto, passível de se investir. 

Via de regra, as configurações da governança corporativa são decididas entre as lideranças e a gerência de uma empresa, baseadas nas metas e nos objetivos definidos previamente. A medida garante que as decisões tomadas sejam éticas e transmitam seriedade e segurança aos investidores, consumidores e outras partes que compõem o “mercado”. 

As regras, para que sejam válidas, baseiam-se em 4 princípios básicos, os quais explicamos a seguir.

  1. Transparência: todas as partes envolvidas devem estar cientes e de acordo com todas as decisões tomadas. 
  2. Equidade: deve haver equiparação entre as responsabilidades e cobranças atribuídas e devidas entre todas as partes. 
  3. Accountability: a prestação de contas deve ser clara e transparente durante todas as etapas, para todas as partes envolvidas; 
  4. Responsabilidade: uma vez definidas pelas partes, as metas serão responsabilidade de todos, para que, assim, os resultados também sejam de todos.

Para saber o que é a governança corporativa, é imprescindível ter atenção aos seus princípios básicos. Assim, você garante uma implementação eficiente e com resultados positivos.

Como implementar a governança corporativa? 

Para saber como implementar a governança corporativa, é preciso entender, inicialmente, as possibilidades do conceito e como ele pode te ajudar. 

Além da estabilidade e da atração de novos investidores, segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), a cultura organizacional adquirida com a governança corporativa é um fator importante para melhorar, inclusive, a produtividade dos seus negócios. 

Por isso, mais do que entender os benefícios, você precisa saber como implementar a governança corporativa de forma correta para que suas expectativas estejam alinhadas ao que a prática pode te oferecer. 

A seguir, veremos as 6 etapas básicas que te ajudarão a implementar a governança corporativa nos negócios. Cada uma pode ser adotada independentemente do estágio em que a empresa se encontra e por empresas de todos os portes — inclusive negócios familiares. 

  1. Reforce a estrutura hierárquica da sua empresa

Algumas decisões relacionadas à implementação da governança corporativa exigem uma estrutura hierárquica bem definida e reforçada. A prática garante que as metas estabelecidas e as expectativas sejam alinhadas de forma realista, com direcionamentos certeiros. 

Crie um organograma, defina nomes e atuações e garanta que todas as pessoas envolvidas na organização — e na empresa como um todo — estejam a par das novas configurações. 

Além de garantir mais organização, a medida transmite segurança aos colaboradores e define melhor as responsabilidades internas.

  1. Construa — ou evolua — o Conselho Administrativo

O Conselho Administrativo é responsável pelo desenvolvimento, aplicação e fiscalização da governança corporativa na sua empresa. Por isso, este órgão deve contar com profissionais de diferentes áreas, capazes de criar a ponte entre as melhores práticas de governança corporativa e os interesses do negócio 

Além disso, o Conselho precisa estar informado sobre o que agrega valor à empresa e os fatores de risco que precisam ser evitados para direcionar a organização rumo às metas estabelecidas. 

  1. Institua e atualize o código de conduta

A melhor forma de garantir que todas as partes envolvidas em um processo, como a implementação da   governança corporativa, estejam caminhando juntas é  definir um código de conduta. 

O documento será o “manual de instruções” contendo todas as boas práticas, as formas de resoluções de conflitos, as metas definidas, as pessoas envolvidas e suas respectivas responsabilidades, a estrutura hierárquica e muito mais. 

  1. Instrua e fortaleça sua equipe de liderança 

Líderes competentes e capacitados representam um avanço gigante para a organização e o sucesso de uma equipe. Por isso, é importante que você construa um time devidamente instruído e, mais do que isso, capaz de tomar decisões lógicas e que fortaleçam o objetivo da empresa. 

O seu compromisso com a ética deve poder ser transmitido pelas lideranças. Por isso, invista no desenvolvimento profissional e pessoal da equipe e garanta que seus conhecimentos em cada área sejam plenos e capazes de agregar valor à organização. 

Além disso, seu time de líderes precisa estar devidamente instruído sobre as formas de usar as ferramentas de planejamento estratégico e gestão que garantem o bom funcionamento das suas estratégias.  

  1. Estimule a transparência 

Equipes que entendem os passos tomados durante todas as etapas de avanço de um negócio tendem a demonstrar mais interesse em evoluir junto com a empresa. 

Neste sentido, é importante ser transparente com o time para fazê-lo perceber como implementar a governança corporativa pode ser benéfico, tanto para a empresa, quanto para ele próprio, como parte dessa organização. 

  1. Mantenha auditorias regulares

Tão importante quanto entender como implementar a governança corporativa pode ajudar seus negócios, é compreender a relevância das auditorias periódicas, realizadas para identificar erros e promover melhorias e refinamentos nas práticas adotadas. 

Desta forma, você garante que as expectativas traçadas no início da governança corporativa estejam seguindo conforme o planejado, que os erros possam ser devidamente sanados e que as pessoas envolvidas estejam, de fato, realizando as atividades às quais foram designadas.  

Nesse sentido, investir em gestão de processos e automação faz com que os avanços sejam documentados, e que todos os processos sejam rastreados, trazendo ainda mais segurança nos dados e resultados.

Qual a relação entre governança e compliance?

Para entender qual a relação entre governança corporativa e compliance, basta compreender que o primeiro termo é um conceito muito maior, que abrange o segundo como uma de suas ferramentas mais importantes. 

Apesar de parecidos, os termos “governança corporativa” e “compliance” têm significados distintos entre si, sendo o primeiro o conceito que abordamos até aqui (de alinhar as expectativas e metas internas às exigências do mercado). O segundo, em contrapartida, considera aspectos mais diretos, como a legislação, responsabilidade ambiental, normas fiscais e contábeis, etc. 

Neste sentido, podemos designar o compliance como um aspecto a ser considerado dentro da governança para promover o crescimento e a evolução de uma empresa, considerando tanto os fatores internos quanto os fatores externos. 

Em linhas gerais, é como se o compliance fosse um conjunto de guidelines do ponto de vista legal, que deverá, obrigatoriamente, ser considerado durante a elaboração das estratégias abordadas na governança corporativa. 

Dê o primeiro passo para implementar a governança corporativa

Após entender o que é governança corporativa e como ela ajuda a evoluir sua empresa, chega o momento de decidir como dar o primeiro passo para implementar a mudança nos seus negócios. 

Como já dissemos, parte essencial da estratégia é a adoção de ferramentas de gestão que guiem e facilitem o acesso à informação e a solução de percalços que possam ocorrer durante o dia a dia. 

Para isso, você pode contar com a plataforma Lecom: uma forma simplificada, fácil e 100% garantida de te ajudar a conquistar as metas que sempre sonhou na sua empresa. 

Além de personalizar a sua organização, a plataforma Lecom permite: 

  • padronização da execução dos processos definidos; 
  • acesso a todos os dados do negócio; 
  • integração entre todos os setores e pessoas responsáveis; 
  • rastreamento de demandas; 
  • identificação de gargalos, falhas e oportunidades de melhoria; 
  • e MUITO MAIS!

O primeiro passo para a transformação da sua empresa começa com uma plataforma que entende as suas necessidades e te ajuda em todas as etapas. 

Acesse o nosso tour guiado e saiba como a Lecom pode te ajudar na implementação da governança corporativa nos seus negócios. 

Picture of Mário Oliveira

Mário Oliveira

Head de Negócios Estratégicos

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

29/02/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!