Não é de hoje que falamos sobre o poder e os benefícios do planejamento estratégico para as companhias: desde a agilização dos processos, até a redução de custos e de tempo de execução das tarefas. Aliás, cada vez mais o mundo toma ciência da importância da adoção de formas para organizar e otimizar a rotina de trabalho, inclusive por meio de ferramentas específicas para tal finalidade.
Um estudo da International Data Corporation, por exemplo, indicou um crescimento na adoção de inteligência artificial generativa para a conquista dos benefícios do planejamento estratégico nas empresas. No relatório, informaram que as mudanças são perceptíveis nos primeiros 18 meses após a implementação das soluções.
Dentre os principais aspectos que justificam o avanço no mercado de softwares para integrar as operações, se destacam a busca por novos clientes, para 39% dos entrevistados, e melhoria no atendimento aos consumidores, para 37% deles.
Ou seja, planejar e organizar os processos não é apenas uma forma de facilitar o dia a dia no trabalho, mas de tornar os negócios mais assertivos, produtivos e, consequentemente, lucrativos.
Mas, afinal, o que é e quais são os benefícios do planejamento estratégico? Como criar, implementar e aplicá-lo no dia a dia da empresa? É o que responderemos neste artigo!
Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
O que é planejamento estratégico?
Segundo a Gartner, planejamento estratégico é o processo pelo qual a companhia identifica a trilha das atividades, seus respectivos responsáveis e a quantidade de investimentos necessária para a conquista de objetivos de longo prazo.
A criação de um planejamento estratégico é especialmente importante para alcançar metas relacionadas ao sucesso da empresa, como aumento da lucratividade ou melhoria no atendimento aos clientes. Ao definir pontos de início, meio e fim bem estruturados, é possível identificar não apenas as oportunidades de evolução, como eliminar aspectos que não agregam valor e atrapalham os resultados.
Contudo, não basta apenas entender o que é planejamento estratégico: é fundamental compreender como criar um modelo que funcione para seus objetivos e, principalmente, como implementá-lo com segurança e eficácia no seu dia a dia.
Como aplicar: conheça as etapas do planejamento estratégico
A aplicação de uma estratégia para empresas passa por passos fundamentais para garantir os benefícios do planejamento estratégico, como mais competitividade e segurança na tomada de decisões. Confira, a seguir, quais são as etapas.
1. Análise do ambiente
Antes de traçar qualquer plano, você precisa compreender a situação atual da sua organização. Tenha clareza sobre suas atividades, quais os objetivos por trás de cada uma, o seu diferencial em relação aos concorrentes e, especialmente, o que você deseja conquistar com o planejamento.
Dessa forma, mais do que evitar processos que não fazem sentido para suas operações, você garante o máximo de empenho nas tarefas que agregam valor real ao negócio.
2. Defina suas metas
Tão importante quanto ter objetivos, é garantir que estes sejam:
- específicos;
- mensuráveis;
- alcançáveis;
- relevantes;
- temporais.
Lembre-se: se você determinar que deseja um objetivo impossível de conseguir (como faturar milhões em um período muito curto, enquanto uma empresa iniciante), é mais provável que apenas se frustre.
Em vez disso, busque metas realistas, com uma janela de tempo possível para alcançá-la e, principalmente, que faça a diferença no crescimento do seu negócio.
Por exemplo: você pode identificar um processo ineficiente na sua organização e estipular um período de 4 semanas para torná-lo melhor ou eliminá-lo, se for o caso. Aqui, o importante é acompanhar o processo por meio de métricas de desempenho e garantir que, ao fim do tempo determinado, tudo esteja em ordem.
3. Implementação
Definidas as metas, é hora de aplicar o planejamento. Neste momento, é crucial acompanhar o andamento das novas tarefas, de modo a compreender seu funcionamento e, se necessário, implementar novas mudanças.
Compare os resultados com as metas previamente estabelecidas, faça ajustes e reforce os pontos positivos para extrair o máximo de benefícios de cada aspecto.
4. Monitoramento
Monitorar e avaliar o avanço do planejamento é fundamental para garantir o seu funcionamento prático nas companhias. Afinal, você apenas saberá o resultado das estratégias se estiver de olho nas entregas, não é mesmo?
Lembre-se de manter atenção sobre os KPIs (indicadores de performance) e, sempre que possível, atualize os sistemas (ou mesmo o plano como um todo) para evitar ineficiências e garantir a melhoria contínua.
Estas são as etapas do planejamento estratégico básico, ou seja, você pode adicionar mais passos (como testes, reavaliação e treinamento das equipes), a depender da sua necessidade e disposição.
Quais métodos utilizar para criar um bom planejamento?
Na hora de desenvolver um bom planejamento estratégico, existem fórmulas bastante úteis e assertivas, especialmente para definir objetivos e acompanhar seus resultados.
Análise SWOT — forças, fraquezas, oportunidades e ameaças
Esta ferramenta permite uma análise estratégica sobre aspectos internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças) do negócio. Por meio desse estudo, você determina o que funciona ou não na sua companhia e como esse fator representa uma oportunidade de melhoria ou ameaça diante da concorrência.
Por exemplo: uma loja de roupas pode ter como:
- força um atendimento excelente;
- fraqueza: a ausência de vendas online;
- oportunidade: o crescimento do e-commerce;
- ameaça: o aumento nos impostos.
Ao analisar esses aspectos, você consegue determinar ações específicas para cada um, de modo a aproveitá-los ou otimizá-los.
OKRs — objetivos e resultados-chave
Esta é uma metodologia de definição e acompanhamento de metas. Aqui, a ideia é que, ao definir um objetivo, você estabeleça também os resultados-chave que garantirão a conquista total do que busca.
Por exemplo: se você busca aumentar a presença online da marca, seus resultados-chave são:
- alcançar 10 mil seguidores em determinada rede social;
- triplicar o tráfego no site em seis meses;
- gerar 300 leads qualificados por mês.
Ou seja, você deve construir um plano que te auxilie a conquistar esses três pontos para, então, alcançar seu objetivo macro (aumentar a presença online).
BSC — indicadores balanceados de desempenho
Esta ferramenta traduz a estratégia da empresa em indicadores mensuráveis e divididos em 4 perspectivas:
- financeira;
- dos clientes;
- dos processos internos;
- do aprendizado e crescimento.
Por exemplo: imagine uma loja de departamento que deseja melhorar o desempenho de vendas. Veja a tabela abaixo para entender os objetivos de acordo com a visão BSC.
Perspectiva | Objetivo estratégico | Indicador |
Financeira | Aumentar a lucratividade | Elevar a margem de lucro acima de 15% |
Clientes | Fidelização | NPS (pontuação de satisfação do cliente) acima de 70 |
Processos internos | Reduzir o tempo de reposição | Manter o tempo médio abaixo de 5 dias |
Aprendizado | Desenvolver a equipe de vendas | Promover 10h de treinamento por colaborador |
Ao adotar o BSC, você obtém uma visão estratégica macro do negócio, além de estimular a melhoria contínua e equilibrar lucro, processo e pessoas.
Com essas metodologias, você não apenas organiza melhor os primeiros passos do seu planejamento estratégico, como garante seu funcionamento em longo prazo. O próximo passo é garantir que tudo esteja alinhado para usufruir das vantagens — que veremos a seguir!
Quais são os benefícios do planejamento estratégico?
Conhecidas as etapas do planejamento estratégico, bem como algumas metodologias úteis para realizá-las, chegamos ao momento de apresentar as 6 maiores vantagens dessa estruturação para o seu negócio.
1. Clareza no direcionamento
O planejamento estratégico ajuda a empresa a chegar exatamente no ponto que deseja, seja em produtividade, organização, lucratividade ou uma soma desses e outros fatores.
Ao desenhar um bom plano, você garante que todas as pessoas envolvidas nas operações sabem exatamente as prioridades, reduz as chances de decisões aleatórias ou confusas e assegura o alinhamento entre setores.
2. Melhoria na tomada de decisões
Quando a empresa baseia suas decisões em dados, cada passo é mais seguro e com mais chances de sucesso. Portanto, certifique-se de coletar informações reais, atualizadas e assertivas para evitar despreparos, reduzir os riscos de erros e identificar oportunidades com mais chances de retorno.
3. Otimização de recursos
O planejamento permite alocar melhor o tempo, dinheiro, pessoal e estrutura para o que realmente importa, enquanto atividades repetitivas e burocráticas passam pela automação. Dessa forma, você economiza recursos, melhora a eficiência dos processos e obtém mais retorno sobre os investimentos.
4. Mais competitividade
Empresas com planejamento conseguem se posicionar estrategicamente diante da concorrência e garantir destaque competitivo no mercado.
Ao definir boas ações, você é capaz de identificar e reforçar os próprios diferenciais, criar estratégias para conquistar mais público e antecipar as tendências, de modo a preparar estoque e promoções sazonais, por exemplo.
5. Adaptabilidade
Um dos maiores benefícios do planejamento estratégico é a possibilidade de ajustes contínuos. Dessa forma, você não apenas adota novas metodologias, como também reduz os prejuízos por mudanças no mercado e se prepara para períodos de mais ou menos demanda. Essa característica oferece mais resiliência em momentos de crise e capacidade para aproveitar novas oportunidades.
6. Engajamento das equipes
Quando os objetivos são claros, é mais fácil engajar os colaboradores. Se todos sabem o que devem fazer, é mais fácil assegurar entregas mais assertivas, com mais qualidade e interesse por parte dos times.
Estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios do planejamento estratégico. A realidade é que, ao implementá-lo na companhia, toda a cadeia de operações fica mais fácil e eficiente, além de segura e lucrativa.
Exemplos de planejamentos estratégicos: cases de sucesso
Agora que você já sabe mais sobre os benefícios do planejamento estratégico, conheça 2 exemplos de aplicação de sucesso dessa metodologia.
1. Sicoob Divicred
A Sicoob, instituição financeira cooperativa do Brasil, diminuiu em 60% o índice de retrabalho graças à implementação de soluções e tecnologias após um bom planejamento estratégico. Como resultado, a organização:
- melhorou o entendimento e acompanhamento dos processos;
- implementou a automação de processos para melhorar o foco em atividades mais estratégicas;
- percebeu um ganho médio de 80% em eficiência operacional;
- reduziu o volume de retrabalho em 60%.
Baixe o material e compreenda os detalhes do case completo.
2. Servier do Brasil
O escritório brasileiro da Servier, uma gigante farmacêutica francesa, otimizou mais de 5 mil horas de trabalho ao ano após implementar soluções provenientes de um bom planejamento estratégico. Dentre os resultados, destacamos:
- padronização, documentação e mapeamento dos processos de trabalho;
- viabilização de integração entre tecnologias;
- capacitação da equipe de TI (tecnologia da informação) da empresa para utilização dos sistemas;
- mais transparência e rastreabilidade dos resultados;
- otimização de rotinas essenciais.
Baixe o material e compreenda os detalhes do case completo.
O que esses casos têm em comum?
Em ambos os resultados, além do planejamento, existe um fator comum que auxiliou — e muito! — na conquista dos resultados: a utilização da tecnologia. Tanto a Sicoob quanto a Servier investiram em sistemas de BPM (gestão de processos de negócios), inteligência artificial e planejamento de recursos empresariais (ERP).
E não à toa. Um estudo da Mordor Intelligence apontou que um dos principais fatores que justificam a adoção do BPM é justamente a facilitação na análise dos dados e resultados das companhias. Segundo a pesquisa, a previsão é de que, até 2030, o mercado cresça 11,83%.
Como já mencionamos, a compreensão sobre os dados e resultados do seu negócio é crucial para definir um bom planejamento estratégico. Ou seja, você pode se inspirar nesses exemplos de planejamentos estratégicos de sucesso para buscar uma forma de começar a sua transformação digital.
Mas, se ainda estiver inseguro quanto ao primeiro passo, nós temos mais uma informação importante para você!
Conheça a Lecom e comece a planejar
Iniciar uma mudança, mesmo depois de conhecer os benefícios do planejamento estratégico, pode soar como algo assustador, especialmente se você não tem tanta intimidade com a tecnologia. Porém, esta não precisa ser uma preocupação para você, graças à Lecom, uma plataforma de gestão completa que te ajuda em todas as etapas.
Com a Lecom, você não apenas organiza suas atividades como:
- coleta, armazena e monitora KPIs para desenhar planos de ação;
- identifica ineficiências e oportunidades de melhorias;
- implementa automações inteligentes nos processos burocráticos;
- reduz os custos com falhas e retrabalhos graças à padronização;
- adota tecnologias como a inteligência artificial para melhorar seus processos.
Chega de insistir no papel e caneta: adote um sistema completo, digital e que te ajuda a tomar decisões muito mais seguras e assertivas para todas as etapas do seu negócio!
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