Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

O papel da Tecnologia na Gestão Estratégica do Agronegócio

O segmento Agro move grande parte da economia do Brasil e sabemos bem disso. Porém, o que o setor tem de potente também tem de desafiador.

A atividade depende do clima, das condições do solo, da infraestrutura logística, do preço dos insumos, do ambiente político nacional e internacional, das ofertas de financiamento e seguro,  e por aí vai. 

Claro que não existe fórmula mágica pra cuidar de tudo isso e ainda ter rentabilidade e perenidade, mas é possível ter resultados expressivos e sustentáveis com facilitadores como a tecnologia. 

Quando falamos sobre tecnologia no Agro, é comum pensar no investimento em máquinas, tratores, ou mesmo nas atividades de Pesquisa e Desenvolvimento para a inovação em produtos. 

Tudo isso é essencial, mas para além do que é aplicado no campo há diversos benefícios quando a tecnologia é entendida como parte do core estratégico do negócio. 

Isso significa compreendê-la como recurso fundamental para a Governança e a tomada estratégica de decisões com embasamento no acesso em tempo real, no acompanhamento e na análise de dados, informações e recursos do dia a dia da empresa.

O entendimento estratégico do papel da tecnologia, inclusive, leva empresas como a nossa cliente Jalles Machado a ter uma área de TI que responde diretamente para a Presidência da Companhia. Você pode saber mais sobre esse nosso case AQUI

Empresas como a Jalles Machado contam com a nossa plataforma de Automação Inteligente de Processos para digitalizar, gerir e otimizar os diferentes fluxos de documentos, demandas e atividades que tramitam entre pessoas e departamentos da empresa. 

Esses fluxos digitais viabilizam, na Jalles e em outras organizações como Timac Agro, Nardini e Melitta – solicitações de compra, controles de qualidade, contratações, questões jurídicas, procedimentos para aprovação e  reembolso de despesas, entre tantos outros com muito mais produtividade e efetividade. 

E como fica a vida dos gestores nesse cenário?

Ao invés de cobrarem a execução operacional das tarefas, se desgastarem para saber o status das atividades e localizarem documentos em meio ao vai e vem de papéis, sofrendo com o retrabalho e os custos em tempo e dinheiro, eles têm agilidade e eficiência para rastrear onde, com quem e como estão as demandas, além de segurança e auditoria no registro das informações e visão geral para o controle e a otimização dos fluxos.

Imagine o quanto isso traz de ganho se, além de tudo, a empresa tiver operações espalhadas em diferentes regiões geográficas e diversos níveis de aprovação. 

No caso de operações assim, não basta apenas ter acesso digital para a troca de mensagens e arquivos com milhares de e-mails e planilhas. É preciso agilidade e eficiência para rastrear onde, com quem e como estão as demandas, além de segurança e auditoria no registro das informações e visão geral para o controle e a otimização dos fluxos.

Você pode entender, por exemplo, como a nossa cliente Melitta enfrentava esse cenário e como nós a apoiamos clicando AQUI

Atento aos potenciais da tecnologia e aos diferentes níveis de maturidade de sua utilização na gestão, nosso cliente Cesar, inclusive, divulgou um estudo em 2021 destacando que cerca de 60% das empresas brasileiras têm ações alinhadas à transformação digital de suas rotinas, mas ainda realizam esse movimento de forma desconectada da estratégia geral da empresa. 

Ainda segundo o estudo do Cesar, os negócios com maior maturidade no uso da tecnologia como facilitadora da gestão conseguem realizar processos assertivos de “Cirurgia organizacional”, ou seja, “cortam” a complexidade das estruturas e simplificam rotinas para não ficarem reféns de ações lentas, ineficientes e que geram desperdício. 

Em setores como o Agro, com alto risco em função das variações climáticas, financeiras e políticas, essa simplificação pode ser decisiva para a manutenção das atividades da cadeia. 

Como está aí na sua empresa? Quer simplificar e otimizar rotinas e resultados com o apoio da tecnologia? 

Podemos te ajudar!

Veja o vídeo que fiz sobre o tema 


Faça um passeio virtual pela nossa plataforma e vamos juntos no sentido da transformação 🙂

Picture of Aline Ferreira

Aline Ferreira

Gerente de Canais

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!