Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Saiba como fazer melhoria contínua de processos na sua empresa

Saiba como fazer melhoria contínua de processos na sua empresa

Já parou para analisar como está a performance da sua empresa como um todo? O conceito de melhoria contínua de processos se tornou essencial na rotina de qualquer negócio que busque por crescimento. 

Essa é uma prática que precisa fazer parte da cultura interna dos colaboradores. Afinal, como o próprio nome sugere, a melhoria contínua é cíclica. 

Independente dos resultados, sempre existe margem para o aprimoramento. É por isso que a melhoria de processos é tão importante, uma vez que reduz desperdícios, sejam eles em termos financeiros, de tempo, ou até mesmo processos extensos e desnecessários. 

Então, você já sabe dizer o que é a melhoria contínua de processos?

Este artigo é para você que quer entender a importância da melhoria contínua de processos e está disposto a aplicá-la. 

Nas próximas linhas, você entende o que é e vê exemplos para promover uma melhor experiência aos seus clientes.

O que é melhoria contínua de processos?

A melhoria contínua de processos é um conjunto de ações e estratégias com o objetivo de aperfeiçoar o ecossistema da empresa como um todo. Com isso, é possível agregar maior valor ao trabalho feito e ao produto e serviço que é oferecido.

Ao trabalhar em um sistema de melhoria contínua, você tem um panorama sobre a forma como as tarefas são realizadas. Ao identificar e corrigir os gargalos, é possível evitar falhas e atrasos, promovendo maior eficiência e produtividade aos processos. 

Quer saber como implementar a melhoria contínua de processos no seu negócio? Te contamos abaixo!

Qual é a importância da melhoria contínua de processos?

A melhoria contínua de processos é importante para uma visão detalhada sobre todas as etapas e ações da empresa, permitindo a identificação de falhas e sua otimização ininterrupta. Atrelada à uma boa ferramenta de gestão, a cultura de melhoria contínua oferece soluções para potencializar resultados e se manter competitivo no mercado.

Sabemos que o mercado competitivo pede para que os negócios se mantenham sempre renovados. É por isso que, sem a melhoria contínua de processos, as atividades da sua empresa podem ser impactadas em termos de: 

  • prejuízo financeiro;
  • atraso em relação à concorrência;
  • má reputação;
  • insatisfação dos clientes;
  • perda de consumidores.

Se  agora você está se perguntando como aplicar corretamente a melhoria contínua, te daremos algumas dicas a seguir. 

Exemplos de como aplicar a melhoria contínua de processos 

A melhoria contínua de processos permite que você encontre novos caminhos para o seu negócio. Para te ajudar a entender como extrair o máximo potencial do recurso, listamos alguns exemplos de como aplicá-lo.

Confira!

1. Metodologia Ágil

Ágil é uma filosofia que serve como base para métodos que viabilizam entregas constantes de valor com foco na satisfação do cliente. 

Com a Metodologia Ágil, os projetos são divididos em ciclos, e as entregas acontecem em um curto período de tempo.

Dessa forma, é possível fazer uma experimentação contínua e otimizar a lucratividade dos projetos. Isso porque a alocação de recursos é otimizada, e as mudanças solicitadas pelo cliente podem ser feitas com muito mais facilidade. 

Imagine o desenvolvimento de um software. Aqui, o método SCRUM reduz os custos e as refações, define entregas por prioridade e aumenta o ROI (Retorno Sobre Investimento). Abaixo uma imagem detalhando as etapas do SCRUM.

Fonte: Witix.

Saiba mais! Descubra Como a Metodologia Ágil SCRUM reduz custos!

2. Design thinking

Quer mais uma opção para fazer a melhoria contínua de processos? Conheça o design thinking

Pensar em um design intuitivo, agradável e totalmente voltado para a simplificação de processos e obtenção de resultados faz toda a diferença para a equipe. O design thinking evolui junto com a empresa, adaptando-se às necessidades com empatia e facilidade.

Resumindo: trata-se de um aliado para organizar ideias, possibilitando uma tomada de decisões mais efetiva e um fluxo de processos mais aprimorado.

Para exemplificar, o design thinking pode ser aplicado no desenvolvimento de produtos, na construção de aplicativos e em diversos projetos.

Quer saber mais sobre design thinking? Que tal assistir a esse webinar no nosso canal do Youtube?

3. BPM

Pode-se dizer que o BPM (Business Process Management) é uma visão de ponta a ponta de processos, capaz de reduzir uma entrega que levaria meses para semanas. Além disso, quando bem instaurado, pode baratear em até 20% os gastos em questões operacionais.

O motivo é simples: o BPM facilita o trabalho dos gestores da organização, já que os processos e resultados podem ser obtidos de maneira sistematizada e customizada dentro e fora da empresa.

Na área de produção, por exemplo, o mapeamento de processos pode identificar defeitos em um produto antes que ele chegue ao consumidor. A imagem a seguir exemplifica como o processo pode ser mapeado através da notação BPM.

Fonte: Plataforma Lecom.

4. Análise SWOT

Quer mais um exemplo de como fazer melhoria contínua de processos? Por meio da Análise SWOT!  Ela te auxilia a identificar seus pontos fortes e fracos diante das oportunidades e ameaças do mercado.

Na prática, essa metodologia pode ser usada no início de um negócio ou novo projeto, ou analisar o momento atual do negócio, a possibilidade de incluir novos produtos, serviços, etc. Em todos os casos, você precisará analisar os fatores internos e externos para entender quais as chances de sucesso.

Com a Análise SWOT, você tem mais tranquilidade para tomar decisões estratégicas e propor melhorias contínuas, identificando, por exemplo, se a área geográfica atendida é a ideal para seu produto ou se é preciso rever a estratégia. Veja a representação da análise SWOT:

Fonte: Rock Content.

5. Matriz GUT

Você já ouviu falar da Matriz GUT? Este também é um exemplo de ferramenta para aplicar a melhoria contínua de processos. Com o recurso, é possível determinar a execução das tarefas tendo como base os pilares de gravidade, urgência e tendência.

A partir daí você organiza as atividades e demandas considerando o que é prioridade no momento, permitindo um trabalho estratégico.

Veja um exemplo dessa matriz de priorização: ao identificar o defeito em uma peça, vale ponderar sobre a gravidade (segurança da pessoa que vai manusear o produto), a urgência (se a alteração deve ser feita imediatamente) e a tendência (potencial da situação piorar). 

Fonte: Rock Content.

É hora de aumentar a eficiência operacional

Agora que você já sabe como fazer melhoria contínua de processos, que tal aumentar a eficiência operacional e priorizar o crescimento sustentável do seu negócio? 

Com a Lecom Tecnologia, você pode desenhar, automatizar e acompanhar os fluxos internos de uma forma muito mais simples e autônoma. 

Isso porque a plataforma Lecom promove a integração dos departamentos e sistemas da empresa. 

Já imaginou ter todos os seus processos centralizados e conseguir identificar possíveis problemas com uma rápida correção? E continuar monitorando para uma melhoria contínua da operação? 

Então você pensou na Lecom Tecnologia! Aqui, promovemos a transformação digital do seu negócio sem burocracia e com resultados garantidos. 

Solicite uma demonstração completa agora mesmo!

Picture of Marcos Santos

Marcos Santos

Especialista em Hiperautomação

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!