Implementando Gestão por Processos

As mudanças no mercado tem levado as organizações a buscarem alternativas em sua arquitetura de processos, tanto para se tornarem mais eficiente, quanto eficaz. Todo esse processo tem a intenção de responder as demandas de mercado mais rapidamente, entregar melhor produtos e serviços a seus clientes em menos tempo, com mais produtividade e menos desperdício.
Confira algumas etapas que precisam ser melhoradas nesse processo de implantação:
– Comunicação: Faça com que todo os  colaboradores compreendam benefícios envolvidos em uma Gestão por Processos, através de palestras, reuniões e demonstração de melhorias. O empenho e comprometimento de toda equipe é de externa importância para combater o medo da mudança.
– Patrocínio da Diretoria: esse apoio e o comprometimento são de grande importância para todas as áreas envolvidas, mas principalmente da direção da empresa. É importante compartilhar o conhecimento e deixar claro as mudanças de desempenho e o retorno do investimento. Agende reuniões estratégicas, trace planos, demonstre todos os benefícios da gestão pro processos e impacto no crescimento e lucros nos negócios.
– Visão do processo ponta a ponta: a maioria dos participantes tendem a ver os processos de forma departamental e isso gera problemas com a integração das áreas, por isso é importante implementar a prática do BPM como uma disciplina de gestão corporativa, demostrando as práticas, definindo objetivos e metas para os processos, entre outros.
E na sua empresa, como foi ou está acontecendo esse processo?
A consultoria EloGroup está oferecendo o curso “Repensando a Gestão por meio de Processos“, que busca prover uma visão geral dos conceitos e princípios do que é uma gestão orientada por processos, como ela pode gerar crescimento e lucro aos negócios e como pode habilitar a entrega de melhores serviços públicos à sociedade. Essa é uma opção para se aprofundar no assunto! Quer saber mais? Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.