Abraçar a tecnologia deixou de ser um diferencial e passou a ser uma atitude indispensável para empresas que buscam manter a competitividade e eficiência operacional. Por esta razão, o mercado de automação robótica de processos, ou RPA, tem crescido exponencialmente nos últimos anos.
Conforme a Mordor Intelligence, o setor, avaliado em US$ 5,21 bilhões em 2025, deve avançar 29,70% e alcançar os US$ 19,14 bilhões até 2030. De acordo com o relatório da pesquisa, um dos principais fatores que justificam esse crescimento é o aumento da produtividade e do ROI (retorno sobre investimento).
Ou seja, não se trata apenas de uma ferramenta para facilitar o dia a dia. A automação robótica de processos é uma tecnologia capaz de oferecer benefícios reais, como aumento na eficiência e melhoria na lucratividade das companhias.
Mas, afinal, o que é a automação robótica de processos? O que faz e como adotar essa metodologia de modo a otimizar as operações e resultados da empresa?
É o que veremos nesse material!
Continue a leitura e veja como o sistema RPA é crucial para a transformação do seu negócio.
O que é a automação robótica de processos? Como essa tecnologia funciona?
A automação robótica de processos é uma tecnologia que utiliza “robôs” ou “bots” para automatizar tarefas repetitivas e baseadas em regras. Por meio do RPA, a execução dessas atividades, normalmente realizada por humanos, torna-se automática. Dessa forma, os bots executam tarefas como cliques em botões, preenchimento de formulários, copiar e colar informações, ler e-mails e gerar relatórios.
O funcionamento do RPA segue, basicamente, quatro passos:
- Mapeamento dos processos, para identificar o caminho de uma atividade, desde o recebimento até sua entrega;
- Desenvolvimento do bot, a fim de garantir sua capacidade de executar as tarefas de forma adequada;
- Execução do robô, ou seja, seu treinamento, para eliminar os riscos de erros ou redundâncias;
- Monitoramento e ajustes, de modo a refinar as execuções e garantir a melhoria contínua dos processos.
O RPA é uma ferramenta versátil, capaz de operar mudanças significativas em inúmeras áreas de uma empresa, desde que bem implementada.
Quais são as aplicações da tecnologia RPA em diferentes setores? Veja exemplos de automação
Graças à sua flexibilidade, a automação robótica de processos se mostra um recurso muito útil para inúmeros setores de um negócio. Para compreender melhor esse aspecto, veja a tabela a seguir.
Setor |
Funcionalidade |
Financeiro | processamento de faturas; análise de crédito; fechamento contábil. |
Saúde | agendamento de consultas; faturamento de convênio; cadastro de pacientes; controle de estoque de medicamentos. |
Recursos humanos | admissão de colaboradores; folha de pagamento; gestão de benefícios; processo de desligamento. |
Logística e supply chain | rastreamento de entregas; cadastro de fornecedores; controle de inventário; emissão de notas fiscais. |
Varejo e e-commerce | gestão de pedidos; atendimento ao cliente; atualização de preços e produtos; geração de relatórios. |
Jurídico | acompanhamento de processos; geração de documentos legais; controle de prazos; comunicação de alteração em processos. |
É claro, estes são apenas alguns dos setores em que a tecnologia RPA atua. Bem configurada, a lista de exemplos de automação se estende quase indefinidamente, de modo a abranger processos mais complexos, como análise de dados para monitoramento de resultados.
Porém, a implementação do RPA exige cuidado e deve seguir etapas bem definidas para garantir o pleno funcionamento da ferramenta.
Como implementar o RPA e adotar processos automatizados?
Implementar o RPA é um processo que demanda atenção para evitar configurações erradas e, consequentemente, ineficiências e falhas. Portanto, ao optar pela automação robótica de processos, você deve se guiar pelos seguintes passos:
- Identificação dos processos automatizáveis
- Mapeamento
- Escolha das ferramentas de RPA
- Desenvolvimento do bot
- Testes
- Implementação em produção
- Monitoramento constante
Vamos nos aprofundar nessas etapas?
1. Identificação dos processos automatizáveis
Procure por tarefas passíveis de automação, ou seja, aquelas que tenham como características os seguintes aspectos:
- repetitivas e frequentes;
- com regras claras e previsíveis;
- de alto volume;
- baseadas em dados estruturados (como planilhas ou formulários).
2. Mapeamento
Antes de automatizar, entenda todo o seu projeto e a sua forma de funcionamento. Pergunte-se: quais são os sistemas atuais? Quais são os passos e decisões? Onde estão os gargalos e ineficiências? Neste momento, é altamente recomendado utilizar ferramentas como os fluxogramas ou diagramas de processo.
3. Escolha das ferramentas de RPA
A seleção da ferramenta de processos automatizados faz total diferença na percepção dos resultados. Para garantir bons frutos, você deve escolher um sistema que não apenas realize as tarefas de forma autônoma, mas que colete dados e elabore relatórios para garantir uma boa percepção dos resultados.
4. Desenvolvimento do robô
O RPA exige a criação de um bot, que será o agente digital responsável pela execução das atividades. Aqui, é o momento de contar com uma boa equipe de especialistas, consultoria especializada e profissionais qualificados para compreender suas necessidades e traduzi-las em configurações corretas e bem direcionadas.
5. Testes
Execute a automação robótica de processos em um ambiente de testes para avaliar seu desempenho antes de aplicá-la nas operações reais. Verifique se o bot atua corretamente, ajuste os erros ou exceções e crie planos de contingência para lidar rapidamente com eventuais falhas ou erros.
6. Implementação em produção
Finalizados os testes, é hora de implementar a automação na operação. Neste momento, você pode definir horários ou gatilhos específicos para a execução das tarefas, como o preenchimento de formulários ou envio de informações a outros setores.
7. Monitoramento constante
Após a implementação, você deve monitorar a atuação dos bots constantemente, tanto para coletar resultados quanto para identificar eventuais falhas, ineficiências e até oportunidades de melhorias. Esta etapa é fundamental para manter a eficiência da ferramenta e exige atenção frequente.
E pronto! Agora você já sabe como implementar um sistema de RPA no seu negócio e está preparado para transformar a sua forma de trabalhar.
RPA e inteligência artificial (IA): o que esperar para o futuro?
A combinação entre RPA e IA representa uma mudança valiosa para o que já é potente: enquanto a automação robótica executa tarefas, a introdução da inteligência artificial permite à ferramenta tomar decisões inteligentes e estratégicas.
Ao somar essas tecnologias, você deixa de ter um executor de tarefas e passa a ter um agente com mais capacidade crítica, capaz de ler e interpretar dados com processamento de linguagem natural e até de aprender, graças ao aprendizado de máquina.
Dessa forma, você vislumbra melhores estratégias para o futuro e integra mais recursos e setores à operação.
Por onde começar a mudança?
Agora que você já sabe mais sobre a automação robótica de processos, é hora de dar o primeiro passo e conhecer a sua nova parceria nessa jornada de transformação do seu negócio: a Lecom!
Com a plataforma Lecom, você não apenas adota o RPA para sua empresa, como também:
- organiza seus fluxos de trabalho;
- cria bots para execução de tarefas;
- implementa a hiperautomação para processos complexos;
- coleta, armazena e analisa dados para compreender os resultados;
- implementa mudanças e otimizações conforme suas necessidades.
Chega de insistir em procedimentos manuais, ineficientes e passíveis de erros. Abrace o RPA e saiba como podemos te ajudar a melhorar seus negócios. Preencha o formulário, converse com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.