Manter a ordem em uma empresa é essencial para aumentar a produtividade e maximizar os lucros. Afinal, é por meio deste processo que os times aumentam a eficiência, reduzem erros e encontram caminhos para conter gastos. Nesse sentido, é importante saber como fazer a gestão de processos na prática e quais os benefícios da disciplina para um negócio.
Segundo relatório do Market Research Future, publicado em abril de 2024, os aportes no mercado de gestão de processos passaram de US$ 17,11 milhões em 2023 para US$ 19,94 milhões — e a tendência é que cresça mais 16,5% até 2032.
O dado prova que, mais do que saber o que é, as companhias buscam os benefícios da gestão de processos. Por isso, investem em ferramentas que ajudam a conquistá-los, como inteligência artificial, machine learning e outras tecnologias.
Para compreender mais sobre o assunto, continue a leitura. Neste material, falamos:
- o que é e como fazer a gestão de processos na prática;
- a importância do gerenciamento de atividades;
- os benefícios conquistados com essa disciplina;
- quais os desafios na implementação da gestão.
Continue lendo!
O que é a gestão de processos?
A gestão de processos é um conjunto de práticas para administrar e otimizar as atividades de um fluxo de trabalho a fim de aumentar a eficiência, reduzir erros, detectar oportunidades de melhorias e, consequentemente, refinar a qualidade das entregas. Para isso, faz análises e adota soluções como a automação de processos.
Em outras palavras, a gestão de processos auxilia na identificação de falhas nas operações para tomar decisões assertivas, baseadas em dados reais, que possibilitem a evolução e a melhoria das atividades.
Imagine, por exemplo, que você deseje reduzir o tempo de execução de determinada atividade no seu fluxo operacional.
Saber como fazer a gestão de processos na prática te capacita a identificar e eliminar os gargalos que causam demoras desnecessárias, o que torna a etapa mais ágil e eficiente.
A importância da gestão de processos
A gestão de processos é crucial para inúmeras questões de um negócio, desde a organização das atividades até a melhoria da eficiência operacional.
Alguns pontos que ressaltam essa importância são:
- redução de custos: processos otimizados e mais organizados são uma forma consistente e eficiente de reduzir gastos, tanto com etapas desnecessárias quanto com eventuais soluções para problemas;
- melhoria contínua: ao utilizar a gestão de processos, a identificação de oportunidades e novas formas de melhorar as etapas produtivas do seu negócio se tornam muito mais acessíveis. A prática permite a melhora contínua das atividades;
- satisfação dos clientes: a satisfação do seu público diz muito sobre o sucesso da companhia. Um dos maiores benefícios da gestão de processos é entender as falhas e modificar seu fluxo para conquistar o contentamento de quem consome sua marca;
- tomada de decisões: ao se basear em dados reais, decidir o próximo passo do seu negócio é muito mais fácil e menos arriscado.
Como a gestão de processos ajuda a alinhar objetivos estratégicos da sua empresa?
A gestão de processos desempenha um papel crucial no alinhamento dos objetivos definidos no planejamento de uma empresa.
Com a prática, você garante que todas as atividades e operações se direcionem à conquista das metas comuns, e não apenas à mera criação dos produtos ou serviços do seu negócio.
O planejamento estratégico é um documento indispensável para as empresas. Nele, constam as metas de um negócio, as diretrizes e as ações necessárias para alcançá-las. Quando alinhado à gestão de processos, temos as vantagens pontuadas a seguir.
- Clareza e definição dos objetivos
É mais fácil saber qual caminho seguir se souber para onde se deseja ir. Enquanto o planejamento estratégico aponta para o objetivo final de uma companhia, a gestão de processos indica os melhores caminhos para seguir, considerando métricas internas e os dados de mercado, por exemplo.
- Alinhamento de prioridades
Embora muita coisa aconteça ao mesmo tempo, saber para onde direcionar o seu foco é essencial para ter etapas fluidas e atividades desempenhadas da melhor forma possível.
Saber como fazer a gestão de processos na prática, em conjunto com o planejamento estratégico, permite saber o que realizar primeiro.
- Coordenação e comunicação
A transmissão de informações deve ser precisa e imediata para gerar resultados assertivos. Aqui, a importância da gestão de processos fica por conta da facilitação desses aspectos, que se tornam mais eficientes e rápidos, graças às ferramentas utilizadas.
- Monitoramento e medição de desempenho
Para saber a taxa de sucesso do planejamento estratégico, observe e monitore os dados oferecidos pelas ferramentas de gestão de processos. Assim, pode-se efetuar melhorias ou adequações sempre que necessário.
- Flexibilidade e adaptabilidade
O mercado muda sempre e, para acompanhá-lo, as companhias também precisam se transformar. Nesse aspecto, um dos maiores benefícios da gestão de processos aplicada ao planejamento estratégico é a capacidade de se adaptar sempre que necessário.
- Redução de riscos
O planejamento estratégico já prevê quais são as possibilidades de erros na execução das atividades de um negócio.
Portanto, ao entender como fazer a gestão de processos na prática e aplicá-la a esses planos, você mitiga os erros, às vezes, até mesmo antes de acontecerem.
Como fazer a gestão de processos na prática para melhorar a qualidade da produção
Por ser uma disciplina que se baseia em regras, a gestão de processos melhora ativamente a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa. Para isso, é necessário definir padrões bem estabelecidos: a partir daí, você extrai um fluxo operacional muito mais organizado, assertivo e livre de falhas.
Imagine, por exemplo, que determinada etapa do seu negócio apresente erros constantes, que impactam a qualidade do produto ou serviço final. Com a gestão de processos, você elimina a ação de colaboradores humanos dessa etapa.
Com a ajuda de mecanismos automatizados, a tarefa obedece às diretrizes e regras previamente definidas, o que resulta em menos chances de erros e mais eficiência produtiva.
Além disso, é possível observar um aumento significativo na satisfação dos clientes — afinal, quanto mais a empresa gera produtos ou serviços de maneira eficiente, sem erros e com qualidade elevada, mais alto é o nível de contentamento dos consumidores.
4 super benefícios da gestão de processos
Um dos principais motivos do aumento na busca por gestão de processos é a quantidade de benefícios que a metodologia oferece.
Inclusive, um estudo publicado pela Deloitte mostrou que 96% dos gestores planejam investir em ferramentas de gestão, justamente para desfrutar de suas vantagens.
Confira abaixo as principais.
- Redução de custos e otimização de recursos: ao mapear e analisar os processos, as organizações identificam e eliminam atividades que não agregam valor. A medida resulta em uma redução significativa de custos e na possibilidade de realocação de recursos financeiros para áreas mais estratégicas.
- Aumento da produtividade: recursos como a padronização e a automação de processos impactam diretamente a produtividade de um negócio. Dessa forma, é possível produzir mais, com menos recursos, de forma mais ágil e com mais qualidade;
- melhoria na comunicação interna: a gestão de processos define claramente os papéis de responsabilidade de cada colaborador nas etapas de produção. Essa clareza facilita a comunicação e gera mais entendimento entre todo o time com relação às metas comuns;
- capacidade de adaptação: as mudanças do mercado podem ser imprevisíveis, mas ignorá-las reflete em seu negócio. A gestão de processos permite que você avalie o cenário e adapte seu fluxo operacional da melhor maneira possível, sem sofrer perdas significativas.
Passo a passo para implementar a gestão de processos
A correta implementação da gestão de processos é essencial para seu funcionamento — afinal, atitudes equivocadas neste momento impactam toda a cadeia posterior de execução das atividades. Para evitar problemas, saiba por onde começar e quais caminhos seguir.
Confira os 5 passos para implementar a gestão de processos com sucesso!
- Compreensão e preparação
A primeira coisa a fazer é identificar os problemas atuais que justificam a necessidade da gestão de processos.
Dessa forma, você define objetivos e metas diretamente relacionadas ao gerenciamento das atividades, como aumento da eficiência operacional, redução de custos, melhoria na qualidade dos produtos ou serviço e satisfação do cliente.
- Análise dos processos atuais e mapeamento
Você não evolui se não entender o estado dos processos atuais da sua estrutura de trabalho.Por isso, compreenda profundamente como funcionam os setores do seu negócio, com todos os seus acertos e erros.
Assim, você define a prioridade dos processos gerenciados para análise inicial. Após a seleção, é preciso mapear todo o fluxo de processos, com as atividades que o compõem — desde o recebimento da demanda até sua finalização ou transmissão para outro setor.
A etapa proporciona uma visão clara sobre o que funciona ou não e o que manter, excluir, melhorar ou substituir.
- Otimização
Ao finalizar a etapa de análises, é hora de realizar as otimizações necessárias. Este é o momento de estudar novas formas de abordagens, que tornem seu processo mais ágil e assertivo, enquanto abandona tarefas desnecessárias, redundantes ou que não agregam valor.
É por meio destas otimizações que você obtém melhorias na produtividade, nos lucros, na redução de custos e na satisfação dos clientes.
- Uso de ferramentas para automação
Automatizar processos é sempre a melhor solução para otimizar o tempo das demandas. Por meio da automação, você realiza tarefas burocráticas e repetitivas de forma automática, sem a necessidade de um colaborador humano para supervisionar as ações.
Para isso, é essencial contar com um software adequado. Assim, mais do que ter as vantagens de uma ferramenta de gestão de processos, você acessa soluções mais estratégicas, como o uso de inteligência artificial para melhorar a execução das tarefas.
- Monitoramento e melhoria contínua
Apesar de listado como uma etapa, o monitoramento vai além de um passo para implementar a gestão de processos: é uma atividade que demanda observação e execução constantes.
Isso porque, assim como o mercado, sua empresa tem que se preparar para mudar quando necessário — e apenas com o monitoramento essa transformação é possível.
Afinal, é por meio das informações das ferramentas de gestão que você identifica possibilidades de melhorias, como novas atividades para automatizar, etapas redundantes ou gargalos.
Por isso, atente-se aos dados apresentados pelos softwares e colaboradores responsáveis pelas tarefas. A coleta de informações é uma das principais vantagens de uma ferramenta de gestão de processos e, para manter a qualidade, é essencial analisá-las com frequência.
Os desafios na implementação da gestão de processos
Apesar das informações acima facilitarem o entendimento sobre como fazer a gestão de processos na prática, ressaltamos que a implementação da metodologia pode ser desafiadora, principalmente por envolver a cultura organizacional da empresa.
Assim como em qualquer outra alteração nas atividades realizadas, a participação dos times é essencial para o sucesso da implementação.
Por isso, todos devem entender que fazer a gestão de processos na prática é benéfico para o negócio e para si próprios.
Nesse aspecto, ofereça treinamentos e workshops que expliquem claramente que a gestão de processos funciona como uma ferramenta de trabalho, e não necessariamente como uma substituta.
Assim, você quebra a resistência e faz com que as equipes se sintam incluídas nas mudanças.
Outro dos principais desafios na implementação da gestão de processos é a falta de conhecimento e habilidades técnicas, tanto para compreender o funcionamento e identificar eventuais falhas nas etapas atuais, quanto para modelar e executar os fluxos para o futuro.
Muitas vezes, especialmente para processos mais complexos, com várias etapas e equipes relacionadas, é preciso ter atenção aos mínimos detalhes para evitar gargalos ou processos redundantes.
Por isso, contar com uma empresa especializada em soluções de gestão de processos é ideal.
Prove dos benefícios da gestão de processos com a Lecom
A essa altura, você já entendeu o quanto é importante saber como fazer a gestão de processos na prática, certo? Então, conheça a sua nova parceira nesta jornada de transformação digital: a Lecom!
A Lecom é uma plataforma inteligente de gestão de processos que permite organizar o vai e vem das informações.
Com ela, você coleta dados em tempo real sobre todos os seus fluxos de trabalho, realiza automações em setores inteiros e acompanha indicadores de desempenho previamente definidos, tudo com base no que é melhor para o seu negócio.
No mercado há quase 30 anos, a Lecom também oferece soluções para os principais problemas de produtividade, como foi o caso da Sicoob, que conseguiu 80% de ganho médio em eficiência operacional graças à plataforma.
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