Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Conheça os Objetivos da Modelagem de Processos Produtivos

Conheça os Objetivos da Modelagem de Processos Produtivos

A modelagem de processos se trata de um procedimento que envolve gerar diagramas com todos os detalhes dos fluxos internos da empresa, incluindo as tarefas, as equipes responsáveis e como elas se conectam para gerar a entrega final. Os objetivos da modelagem de processos produtivos podem ser diferentes, pois serão alinhados ao segmento e aos desafios da organização.

Entretanto, existem algumas metas em comum pelas quais as empresas costumam implementar esse recurso, principalmente em termos de controle e eficiência dos processos internos.

Quer entender mais sobre isso e conhecer as razões pelas quais cada vez mais empresas têm adotado a modelagem de processos? Confira nosso artigo!

Sobre os objetivos da modelagem de processos produtivos

Os objetivos da modelagem de processos produtivos são variados, mas é fato que ela representa uma grande mudança na compreensão e execução dos fluxos internos da empresa.

Muitas vezes uma organização, após certo tempo de mercado, passa a funcionar de maneira “automática” e não repensa sua maneira de trabalhar, perdendo oportunidades de evoluir e melhorar seus resultados.

Confira alguns dos objetivos da modelagem de processos produtivos:

Atingir a maturidade em processos

Você realmente entende como funcionam os fluxos internos de sua empresa? Esse conhecimento é importante para uma gestão eficiente de suas equipes! A maturidade em processos envolve você ter total controle de todas as atividades e tarefas realizadas pelos colaboradores.

Uma boa maneira de atingir esse ponto é apostar na modelagem de processos, pois ao desenhá-los com clareza, você poderá ter mais certeza das mudanças a serem feitas em fluxos, facilidade na adição de novos serviços e, também, maior controle sobre a integração das equipes e como o trabalho de uma área influencia o da outra.

Estruturar um fluxo mais eficiente de trabalho

Diversos frameworks ágeis podem ajudar a sua empresa a trabalhar de maneira mais eficiente. Porém, além de uma mudança de mindset, também é necessário repensar toda a estrutura interna de fluxos, o que envolve diretamente os processos.

A modelagem pode ajudar muito nessas alterações, pois ao fazer o redesenho das suas tarefas e atividades, você poderá compreender como a sua empresa deve trabalhar para atender às exigências de um novo método de trabalho, por exemplo.

Vale apontar que tais mudanças também podem incluir a inserção e implementação de outros sistemas na linha produtiva da organização, e eles precisam ser todos integrados para funcionar de maneira efetiva.

Para que tudo ocorra com mais eficiência e de forma integrada, é importante contar com ferramentas que possam viabilizar a automação dos processos, como a Plataforma Lecom, um BPMS com todos os recursos que você necessita para automatizar cada etapa de seus fluxos.

Com ele você poderá aplicar o BPM e automatizar processos de maneira eficiente em sua organização, além de integrar todos os sistemas e oferecer às equipes o conhecimento total a respeito dos processos que estão realizando.

Conheça mais sobre os objetivos da modelagem de processos produtivos e aproveite para ler mais artigos a respeito do assunto em nosso blog!

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!