Solução em BPM: Aliada da Sustentabilidade nas Organizações

O que é Sustentabilidade? Primeiramente, é preciso definir este conceito, que é muito utilizado hoje em dia mas pouco realmente se sabe sobre seu verdadeiro significado, já que o senso comum sobre o termo é o de que a Sustentabilidade envolve apenas os impactos ambientais dos negócios.

Sustentabilidade é a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais.

Em outros termos, o conceito de Sustentabilidade envolve não somente os aspectos ambientais, mas os impactos sociais e financeiros que as organizações causam na sociedade. Ou seja, as empresas são consideradas Sustentáveis quando produzem impactos positivos no âmbito Social, Ambiental e Financeiro para o meio em que estão inseridas. OK, Lucas! Mas o que BPM tem a ver com Sustentabilidade?! A resposta é: Tem tudo a ver!

Assim como já falamos em um post anterior sobre o tema, as iniciativas de Business Process Management podem garantir uma série de benefícios que impactam de maneira decisiva na Sustentabilidade das organizações.

O BPM assume um  papel fundamental no crescimento ordenado e sustentável das organizações, já que envolve todos os seus processos. Ou seja, as iniciativas em BPM são responsáveis por proporcionar ganhos em produtividade, aumento da qualidade, redução de custos operacionais, eficiência e Excelência Operacional.

Neste contexto, as ferramentas de BPM e Workflow – como o AtosBPM – possuem um papel fundamental, pois permitem o acompanhamento sistêmico de como os recursos (físicos, financeiros, humanos, tecnológicos etc.) de uma organização, a partir da definição de prioridades, são alocados e convertidos em ações operacionais na busca das metas organizacionais. Em outras palavras, a partir de iniciativas de BPM é possível ser mais eficaz e eficiente, reduzindo desperdícios e agregando valor aos clientes!

Conheça mais sobre o AtosBPM e saiba como esta ferramenta será uma poderosa aliada para a Excelência Operacional e Sustentabilidade de sua organização! Fontes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.