Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Gestão de Processos Organizacionais: O Que Mudou Com a Transformação Digital?

A gestão de processos organizacionais mudou muito nos últimos anos, por causa da transformação digital. Na prática, isso significa que cresceu o número de negócios que utilizam a tecnologia como aliada para melhorar a performance.

Mais do que usar meios digitais, aos poucos, as empresas estão percebendo ainda que precisam mudar o mindset. Mas será que todas estão preparadas para essa nova realidade? Veja o que mudou nos processos organizacionais e as vantagens da transformação digital!

Como era a gestão de processos organizacionais?

Antes da revolução digital, a gestão de processos organizacionais era do tipo funcional, ou seja, a estrutura era determinada pela especialização de cada um em um trabalho. Por esse modo, o gestor enxergava os departamentos de maneira separada e não como se fossem cooperativos.

Além disso, os setores eram totalmente dependentes de instâncias superiores e não havia o compartilhamento de informações. Consequentemente, a tomada de decisões demorava e o nível de assertividade não costumava ser tão alto.

Na gestão organizacional funcional, cada processo ou departamento tinha um objetivo. Portanto, não era possível enxergar o negócio de maneira macro, o que poderia prejudicar os interesses da empresa.

Mudanças ocorridas com a transformação digital

A transformação digital trouxe a possibilidade para as empresas aderirem a gestão de processos organizacionais sistêmica. Apesar disso, não são todos os negócios que mudaram a forma de trabalhar.

De acordo com pesquisa da consultoria IDC, publicada em 2018, apenas 4% dos gestores brasileiros enxergam a tecnologia como prioridade para os processos. Uma das razões pode estar na maneira como as empresas são constituídas.

O CBOK (Guia Para Gerenciamento de Processos) aponta que as organizações não foram criadas pensando nas mudanças e rupturas. Porém, as que apostam na tecnologia saem na frente. Até porque a criatividade e inovação é que diferenciam as empresas, tornando-as mais estratégicas e competitivas.

Nos locais em que a gestão de processos organizacionais é sistêmica, o foco não é simplesmente entregar um produto ou serviço, mas melhorar a forma de trabalhar para que a entrega seja feita. Para isso, as organizações utilizam plataformas e sistemas, como o BPMS, para otimizar os processos, medir o desempenho das equipes e melhorar o que for necessário.

Quando as informações estão integradas em um sistema é mais fácil enxergar como as atividades e trabalhos são interligadas e co-dependentes. Se algo falha ou não apresenta o resultado esperado, a solução pode estar em corrigir alguma etapa do processo.

Cabe destacar ainda que isso pode ser visto rapidamente e sem dificuldades. As próprias melhorias não costumam demorar para acontecer, pois o processo deficitário é identificado com facilidade.

Vantagens da transformação digital

A transformação digital permite que a empresa tenha uma cultura de dados, por meio da automatização de processos, integração entre sistemas e compartilhamento de informações. Assim, toda a equipe pode acompanhar o fluxo de trabalho e os gestores podem diminuir os gargalos na produção.

Essa modernização também pode garantir o aumento da satisfação dos clientes, pois, quando os processos estão bem estruturados, isso é refletido nas entregas. Sem contar que a otimização da gestão pode diminuir custos de operação e desperdícios.

Em uma cooperativa de crédito, por exemplo, é possível diminuir o tempo de análise ao adotar avisos de SLA ao processo. Assim, não há risco das solicitações serem encaminhadas de maneira incompleta e prejudicarem o prazo.

Como mudar a gestão de processos organizacionais?

O primeiro passo, e principal, para automatizar a gestão de processos organizacionais é mudar o mindset da empresa. Não basta escolher uma plataforma ou sistema, se toda a equipe não estiver engajada na nova solução. As mudanças devem ser agregadas à cultura da organização para trazerem resultados efetivos.

Para resolver essa questão e integrar os profissionais, é importante que os líderes promovam reuniões e/ou cursos. Assim, todos saberão o que irão usar e por qual motivo a mudança é necessária.

Então, mais do que adotar uma ferramenta de ponta, os gestores precisam capacitar a equipe e trazê-la para dentro da mudança, por ser algo que irá impactar o dia a dia da organização como um todo.

Caso todas adotem a tecnologia no cotidiano, os gestores poderão, efetivamente, acompanhar as atividades desenvolvidas e tomar as melhores decisões a partir disso.

Quer saber mais sobre como a gestão de processos organizacionais está mudando com a transformação tecnológica? Continue acompanhando o blog da Lecom!

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

11/08/2023

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!