O que é ECM? O que essa sigla significa?

O que é ECM? Mais uma sigla para nossa sopa de letrinhas tecnológica? Não! Hoje vamos falar de Enterprise Content Management, ou apenas, ECM.

 

O que é ECM?

Enterprise Content Management – ECM é uma coleta sistemática que faz a organização da informação que vai ser utilizada por um público específico – executivos de negócios, clientes e etc. Não é uma tecnologia ou só uma metodologia, é uma combinação dinâmica de estratégias, métodos e ferramentas utilizadas para capturar, gerenciar, armazenar, preservar e fornecer informações de apoio aos processos organizacionais ao longo de todo seu ciclo de vida.

A gestão de documentos se tornou parte do gerenciamento de conteúdo, pois hoje muitos processos possuem conteúdos atrelados e é preciso manter uma organização de como eles se movem entre os canais necessários, por exemplo: faturas precisam ser assinadas e registros devem ser arquivados.

Nos métodos tradicionais, esses processos dependem de documentos em papéis que são levados de um lado para o outro, causando desorganização e gargalos.

Gerenciar conteúdo corporativo significa reduzir ou eliminar essas complicações baseadas em papéis, mas apenas converter esse fluxo em um formato digital não te dá o modelo ideal para gestão.

Com o ECM você tem controle e pode gerenciar as informações durante seu ciclo de vida e melhorar a produtividade da sua organização. Você vai reduzir os riscos e controlar os custos de manter volumes de conteúdo cada vez maiores, de forma integrada com as práticas de governança existentes.

O que é ECM: Confira alguns componentes importantes para ECM Empresa

Reconhecimento Ótico de Caracteres:

Capture e classifique qualquer tipo de documento, sendo ele estruturado ou não-estruturado.
Com o OCR (reconhecimento ótico de caracteres) integrado ao ECM, você extrai os campos de dados desejados e acelera a indexação de dados no sistema, eliminando a entrada de informações manualmente, evitando erros e agilizando as operações.

Assinatura Digital de ECM:

Proteja a autenticidade e a integridade do seu conteúdo imprimindo sua assinatura digital ao arquivo. Com isso, garanta a validade legal dos documentos assinados, em conformidade com a CVM 531. O ECM permite a inserção de um identificador da decodificação do arquivo, gerando assinaturas seguindo as regras e especificações da ICP Brasil, órgão gestor da certificação digital em nosso país.

Viewer ECM Enterprise Content Management:

É possível editar formulários e campos para que atenda de maneira mais eficiente suas necessidades e, sem dependência de programação.

  • Visualize seus documentos online, sem a necessidade de baixá-lo localmente.
  • Visualize os principais tipos de arquivos do mercado, incluindo MS Office, PDF, G Suite, arquivos gráficos, MODCA, PTOCA, TXT e RTF
  • Navegue por grandes documentos com menos esforço com o page-less scrolling, ou seja, confira o arquivo sem precisar fazer s tantas rolagens pelo texto
  • Tenha algo otimizado para baixo requisito de banda
  • Tenha a qualidade de imagem configurável para o ajuste de desempenho
  • Aproveite as oportunidades de Versionamento
  • Garanta o Cache inteligente e o suporte para streaming

Versionamento ECM:

Controle e rastreie as alterações dos seus documentos de maneira simples. O versionamento registra todas as modificações realizadas em um documento identificando a autoria e o momento em que estas alterações foram salvas.

Templates ECM:

Defina os metadados de um determinado grupo de documentos. Esses metadados são utilizados para orientar as características e propriedades dos documentos. Essas definições são determinadas por você para que ele rapidamente extraia as informações do documento de acordo com o que é buscado.

Full Text Search:

Com a total indexação dos textos dos arquivos, as capacidades de pesquisa são ampliadas e otimizadas. Com o nosso ECM, os documentos podem ser pesquisados com base no conteúdo do arquivo e seus resultados exibidos com um resumo e classificação de relevância.

Nosso artigo ajudou na sua dúvida? Então nos ajude compartilhando para seus colegas, e deixe  seu comentário logo abaixo 😉

Tem dúvidas também em diferenciar as siglas BPM, BPMS e BPMN? Saiba o que significa cada uma delas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.