Método Ágil, remédio para ansiedade…

A adoção do Método Ágil com foco em entregas rápidas para o cliente vem contagiando processos não somente na TI. Mas em toda a organização, atraindo gestores das áreas de negócio para a adoção do conceito no seu dia a dia. Acredito que os resultados gerados pelas pessoas que atuam com o método, comprometidas, focadas e com visão de entregas rápidas é que trazem valor ao cliente.

A entrega contínua minimiza a ansiedade do cliente e da empresa fornecedora. Isso porque ao longo de todo o processo de desenvolvimentos rápidos, aprendemos (empresa e cliente) muito sobre o produto. Não é necessário aguardar meses para resultados e evoluções.

Método Ágil e o desafio da gestão

Toda a sintonia que se forma para a sustentação do Ágil, com motivação do time e de gestores, integração e comunicação rápida e direta proporcionam alívio e afastam o estresse. Isso porque os erros aparecem rapidamente e são solucionados na mesma velocidade. Resultado? Software funcionando e satisfação (de empresa e cliente).

Não faz muito tempo, os projetos se estendiam por longos meses até sua conclusão, consumindo horas de trabalho, altos custos e nem sempre eram bem-sucedidos em sua conclusão, tirando o sono da equipe de TI e stakeholders. O remédio veio pelas mãos de metodologias ágeis. Métodos que existem faz tempo, mas ganharam força com a transformação digital em curso, que exige máxima velocidade nas ações.

Na verdade, o Método Ágil impacta a gestão de projetos e pessoas. Revoluciona a forma de trabalhar, com desenvolvimentos divididos em ciclos, em regime de colaboração. Uma filosofia em linha com as exigências da nova era. Dinamismos e flexibilidade são palavras-chave nesse novo desenho. O que traz certamente mais produtividade ao time, resultados rápidos, erros e acertos acelerados e, claro, bons resultados.

Está gostando do conteúdo?

Assine nossa lista para receber grátis as atualizações do blog e acompanhar de perto as novidades de transformação digital no Mundo!

Os softwares com o Método Ágil

Existem muitas formas de se aplicar o Método Ágil no desenvolvimento de software, Scrum, Kanban e XP. No entanto, cada empresa deve achar o melhor caminho para trabalhar, porque não existe uma receita de bolo. Existem, sim, princípios a serem seguidos. Nessa jornada, a Lecom entende que cada companhia é única. E, assim, nosso time interpreta cada uma das particularidades do negócio dos clientes.

As entregas rápidas são um aditivo (e atrativo) em todo o desenho da metodologia, mas não são as protagonistas desse desenho. Ao menos, não sozinhas. A alma está na união de forças, na orquestra que se forma por meio das habilidades das pessoas que integram um time diferenciado, disruptivo, de perfil inovador, ousado e afinado com o trabalho em colaboração. São seres inovadores e alimentados por desafios constantes.

Método Ágil
Exemplo de Método Ágil utilizado na Lecom

Na Lecom, temos esse time pronto para entregar muito além de excelentes resultados, porque o Método Ágil aqui é uma filosofia. Assim, o cliente recebe um valor agregado, certamente, intangível: tranquilidade, um santo remédio…

Confira abaixo uma série de vídeos do Lecom Talk sobre o Ágil com  especialistas:

 

Gostou? Compartilhe com sua rede 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *