Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Método Ágil, remédio para ansiedade…

A adoção do Método Ágil com foco em entregas rápidas para o cliente vem contagiando processos não somente na TI. Mas em toda a organização, atraindo gestores das áreas de negócio para a adoção do conceito no seu dia a dia. Acredito que os resultados gerados pelas pessoas que atuam com o método, comprometidas, focadas e com visão de entregas rápidas é que trazem valor ao cliente.

A entrega contínua minimiza a ansiedade do cliente e da empresa fornecedora. Isso porque ao longo de todo o processo de desenvolvimentos rápidos, aprendemos (empresa e cliente) muito sobre o produto. Não é necessário aguardar meses para resultados e evoluções.

Método Ágil e o desafio da gestão

Toda a sintonia que se forma para a sustentação do Ágil, com motivação do time e de gestores, integração e comunicação rápida e direta proporcionam alívio e afastam o estresse. Isso porque os erros aparecem rapidamente e são solucionados na mesma velocidade. Resultado? Software funcionando e satisfação (de empresa e cliente).

Não faz muito tempo, os projetos se estendiam por longos meses até sua conclusão, consumindo horas de trabalho, altos custos e nem sempre eram bem-sucedidos em sua conclusão, tirando o sono da equipe de TI e stakeholders. O remédio veio pelas mãos de metodologias ágeis. Métodos que existem faz tempo, mas ganharam força com a transformação digital em curso, que exige máxima velocidade nas ações.

Na verdade, o Método Ágil impacta a gestão de projetos e pessoas. Revoluciona a forma de trabalhar, com desenvolvimentos divididos em ciclos, em regime de colaboração. Uma filosofia em linha com as exigências da nova era. Dinamismos e flexibilidade são palavras-chave nesse novo desenho. O que traz certamente mais produtividade ao time, resultados rápidos, erros e acertos acelerados e, claro, bons resultados.

Os softwares com o Método Ágil

Existem muitas formas de se aplicar o Método Ágil no desenvolvimento de software, Scrum, Kanban e XP. No entanto, cada empresa deve achar o melhor caminho para trabalhar, porque não existe uma receita de bolo. Existem, sim, princípios a serem seguidos. Nessa jornada, a Lecom entende que cada companhia é única. E, assim, nosso time interpreta cada uma das particularidades do negócio dos clientes.

As entregas rápidas são um aditivo (e atrativo) em todo o desenho da metodologia, mas não são as protagonistas desse desenho. Ao menos, não sozinhas. A alma está na união de forças, na orquestra que se forma por meio das habilidades das pessoas que integram um time diferenciado, disruptivo, de perfil inovador, ousado e afinado com o trabalho em colaboração. São seres inovadores e alimentados por desafios constantes.

Na Lecom, temos esse time pronto para entregar muito além de excelentes resultados, porque o Método Ágil aqui é uma filosofia. Assim, o cliente recebe um valor agregado, certamente, intangível: tranquilidade, um santo remédio…

Confira abaixo uma série de vídeos do Lecom Talk sobre o Ágil com  especialistas:

Gostou? Compartilhe com sua rede 😉

Picture of Eric Lisi

Eric Lisi

Profissional formado em Sistemas da Informação e MBA em Gestão de Pessoas e Gestão da Tecnologia da informação, tendo exercido os papéis de desenvolvedor de software web, analista de requisitos, gerente de projetos e arquiteto de soluções. Arquiteto de Software na Lecom Tecnologia

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

19/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!