Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Entenda os Conceitos Sobre Modelagem de Processos do BPM

entenda o que é a modelagem de processo

A modelagem de processos do BPM funciona de modo que as empresas podem visualizar toda a engrenagem do seu sistema. Nesse tipo de gerenciamento, é possível fazer o acompanhamento em tempo real e corrigir o que for necessário rapidamente.

Os conceitos por trás disso correspondem às boas práticas que ajudam a integrar a empresa, gerando assim mais valor e eficiência. Entenda melhor como essa metodologia e o qual é a importância da modelagem na prática!

O que é a modelagem de processos

A modelagem de processos, também chamada de Business Process Modeling, consiste na representação de procedimentos de uma empresa. Por meio disso, você pode documentar, analisar e compreender todas as etapas até a entrega final de um produto ou serviço.

Existem três formas de estruturar a modelagem: diagrama, mapa e modelo. O primeiro é o mais simples, mas bastante utilizado pelas organizações. No mapa, além das atividades, há também como elas se ligam aos atores, resultados e eventos. Já o modelo é o padrão em que existe mais detalhes, incluindo todos os recursos envolvidos.

A representação dos negócios ajuda a treinar novos colaboradores, auxiliar os profissionais a entender o que deve ser feito, evitar atrasos e ainda facilita a automação.

Como acontece a modelagem de processos no BPM

A modelagem de processos é uma das etapas da metodologia BPM. Ela acontece depois da definição de projetos, quando os gestores verificam quais são os gargalos existentes e como minimizá-los..

Já na modelagem, o foco é no negócio. Nessa fase, é necessário destrinchar como a organização funciona e definir a prioridade dos processos. É nesse momento que os fluxos dos processos são determinados, de acordo com a notação que será adotada.

Em geral, as empresas utilizam diagramas com a notação BPMN. Dessa forma, elas conseguem enxergar de forma clara todas as atividades que serão desenvolvidas. Depois da implementação da modelagem, ocorre a simulação do sistema, a execução efetiva dos processos e as melhorias.

Importância da modelagem de processos

A modelagem de processos do BPM auxilia os gestores a mapear tudo o que acontece na empresa. Desse modo, eles têm acesso a resultados e desempenhos, podendo resolver gargalos assim que eles surgem.

Imagine que você tenha que fazer uma receita de torta. Além dos ingredientes, é necessário saber em quanto tempo o prato estará pronto e quem irá produzi-lo. Se o resultado não for como o esperado — uma saborosa torta entregue na data —, é porque algum procedimento não funcionou adequadamente.

Será que o erro estava na escolha dos ingredientes, no tempo ou no modo de fazer? Em um sistema de BPM, tudo isso estaria disponível em um fluxo de trabalho, desde a definição das ações até a entrega do produto ou serviço.

Como usar BPMS para modelar processos

Os BPMS (Business Process Management Suite) são um tipo de ferramenta que coloca a metodologia BPM em prática. Sendo assim, ele é um sistema que viabiliza a organização, automação e otimização dos processos da empresa.

Atualmente, eles são os maiores aliados dos gestores na hora de organizar o fluxo de trabalho.

Já imaginou como seria poder desenhar os processos e, ao mesmo tempo, poder automatizá-los? No BPMS, isso já é possível.

Além do mais, o sistema pode ser acessado de qualquer lugar, o que facilita na tomada de decisões e compartilhamento de informações. O aumento do conhecimento das tarefas e processos também diminui consideravelmente os erros e o número de refações.

Desse modo, pode-se concluir que, enquanto a metodologia BPM oferece a transformação nos processos, o BPMS é a ferramenta que suporta isso, portanto, o que viabiliza a modelagem na prática.

O que é necessário para implementar a modelagem de processos do BPMS

O primeiro passo para implementar o BPMS em uma empresa é definir quais serão as metas a serem atingidas. Os objetivos podem ser SLAs, aumento de produtividade e melhoria de entregas.

A partir disso, a empresa deverá escolher a matriz de responsabilidade e como os sistemas poderão ser integrados. Depois que a modelagem for concluída e os processos estiverem sendo executados como o previsto, os gestores também precisarão estar atentos aos indicativos para buscar melhorias.

Quando bem implementado, o BPMS não apenas permite fazer a modelagem de processos, mas também a estruturar diversas etapas do negócio, melhorar a eficiência operacional e empodera a empresa a se apropriar de novas tecnologias.

Quer saber mais sobre o que uma plataforma BPMS pode fazer pela sua empresa? Continue acompanhando o nosso blog e veja outros conteúdos sobre esse tema!

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

18/03/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!