Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Big Data Analytics: descubra a melhor forma de aplicar!

Tomar decisões assertivas sempre foi um grande desafio para gestores e líderes de negócios. Porém, na era digital, todos aqueles dados valiosos, gerados no cotidiano de uma organização, que antes ficavam dispersos em inúmeras planilhas no Excel, podem se tornar insights poderosos e resultar em decisões certeiras. Pois bem, para entender porque isso é possível, é necessário saber os motivos da buzzword Big Data Analytics ser uma das mais relevantes do mercado atual.

O que é Big Data Analytics?

Big data Analytics se caracteriza pelo processo de análise de uma grande quantidade de dados e métricas, com a finalidade de revelar padrões e correlações ocultas para transformá-las em informação. Assim, proporciona assertividade aos processos de tomada de decisão e otimiza a obtenção de insights de negócios. Os avanços tecnológicos possibilitam que esta análise de dados seja muito mais abrangente e ágil.

As soluções de Big Data possuem 5 conceitos básicos que configuram suas principais características técnicas conhecidos como 5 Vs, são eles: Volume, Velocidade, Variedade, Variabilidade e Valor.

Conheça os 5 Vs:

1. Volume
Atende a necessidade de análise de uma imensa quantidade de dados e registros, oferecendo soluções para armazenamentos sistematizados e cruzamentos de informações.

2. Velocidade
Este contexto se refere à capacidade de analisar os dados no instante em que são criados, mesmo antes de armazená-los em bancos de dados.

3. Variedade
As análises estatísticas com base em um grande volume de dados, torna possível a garantia de gerar informações realmente verdadeiras.

4. Variabilidade
Atualmente, a maior parte dos dados gerados são do tipo não-estruturados, como datas, fotos, mensagens, audiovisuais. Ou seja, são dados que não podem ser relacionados em tabelas. Com as tecnologias de big data, estes dados podem ser administrados em conjunto com os dados tradicionais.   

5. Valor
Este conceito abrange o valor que o acesso e análise de uma quantidade massiva de dados agrega ao negócio.

Uma organização que estabelece uso de dados em sua cultura, consegue impactar positivamente tanto o seu contexto interno quanto externo. Alguns dos fatores mais impactados por Big Data Analytics são:

  • Tomada de decisões mais rápidas e assertivas: a capacidade de agrupar e catalogar diversos dados rapidamente, tornando-os informações valiosas sobre o negócio, viabiliza uma otimização nos processos de tomada de decisões.
  • Redução de custos: plataformas de Big Data Analytics possibilitam a análise de uma grande quantidade de dados com mais eficiência, auxiliando na identificação das melhores estratégias de otimização de recursos.
  • Inovações em produtos e serviços: a capacidade de compreender e avaliar as expectativas, necessidades e preferências dos clientes, cria a possibilidade de oferecer o que os consumidores estão buscando. E assim, criar novos produtos que irão satisfazer suas necessidades.

Como iniciar um projeto de Big Data?

A forma de gerenciamento de um projeto de Big Data irá variar de acordo com o contexto e as características do negócio. Porém, existem 4 etapas principais que viabilizam a implementação de um projeto Big Data com sucesso. São elas:

  1. Definição dos objetivos e direcionamentos do projeto – analisar qual o valor que cada objetivo agrega ao negócio;
  2. Planejamento e definição das metas – planejar as etapas a serem cumpridas facilitam o sucesso no projeto;
  3. Listagem dos requisitos técnicos – ter os requisitos técnicos bem detalhados irá garantir que você construa a estrutura necessária para alcançar os objetivos;
  4. Avaliar o custo e escalabilidade do projeto – avaliar os custos em relação à maturidade da empresa para identificar a melhor forma de se preparar para a iniciação do processo.

Descubra como uma plataforma de Big Data Analytics pode transformar seu negócio!

Os resultados de uma pesquisa realizada pela KPMG Capital aponta que 99% dos 144 diretores financeiros e de TI entrevistados consideram o Big Data importante para a tomada de decisões. Entretanto, 85% declararam ter dificuldades em analisar e interpretar os dados efetivamente. Apenas 25% conseguem, de fato, aplicar os insights revelados. Isso acontece porque a maioria das organizações ainda realizam coletas e gerenciamento de informações de forma manual. Ou até mesmo, por meio de planilhas no Excel geradas de forma isolada em cada departamento. Estes métodos analógicos impedem uma visualização integrada do cenário interno, assim como dificulta a comparação de performances operacionais da organização no mercado.

Por meio de uma plataforma analítica de dados é possível trazer, de forma instantânea, uma quantidade imensa de informações baseadas em big data. Dessa forma, os esforços e riscos são minimizados, e a eficiência da inteligência corporativa pode ser potencializada à níveis inéditos.

Uma plataforma de Big Data Analytics, oferece a possibilidade de visualizar dados catalogados em cubos, que são estruturas multidimensionais de dados. Ou seja, no lugar de uma análise linear e transacional, é adotada uma visão de dados agrupados que envolve diversos eixos. Dessa forma, é possível olhar grupos multidimensionais de dados instantaneamente, gerando uma série de informações relevantes que irão direcionar os processos de decisão.

Big Data Analytics e BPMS: Entenda os benefícios dessa integração!

Quando aliamos um BPM Studio a uma plataforma de Big Data Analytics, é possível ampliar a visão do negócio, potencializar a gestão orientada a processos e transformar processos digitais em processos inteligentes.

Os dados dos processos poderão ser comparados com outros tipos de dados e métricas, provenientes de outros sistemas como:

  • ERP;
  • Sistemas de rastreamento;
  • entre outros

Com isso, é possível obter de forma rápida e eficiente, informações completas sobre a produtividade dos processos. Além, dos possíveis gargalos que podem prejudicar a lucratividade do projeto.

Confira a seguir os principais benefícios da combinação de uma plataforma de BPM com uma plataforma analítica de dados:

  • Total domínio sobre os impactos financeiros de um processo para o negócio;
  • Gestão colaborativa com dados disponíveis para quem tiver alçada para visualizar;
  • Mais eficiência operacional;
  • Otimização no atendimento aos clientes, gerando fidelização.

Além disso, essa integração oferece soluções que empoderam a equipe de negócios a analisar dados sem a necessidade do apoio do setor de Tecnologia da Informação, oferecendo informações valiosas de forma simples e eficiente.

Confira o Lecom Talk com Gustavo Corradini, diretor de soluções da ViewB, sobre os benefícios da integração entre BPM e Analytics:

Gostou do nosso artigo? Então comente e compartilhe com os colegas! 😉

Aproveite e inscreva-se em nosso canal do Youtube.

 

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

23/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!