Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Empreendedorismo e inovação na era digital: desbrave este oceano!

O 1º Encontro de Empreendedorismo e Inovação, aconteceu nos dias 23 e 24 de maio, na Unesp, em Bauru. Com o objetivo de compartilhar e construir conhecimentos variados sobre empreendedorismo e inovação, o evento foi composto por palestras, debates e oficinas técnicas. Foram discutidos assuntos relevantes relacionados ao mercado atual, como transformação digital, metodologias ágeis e desenvolvimento sustentável.

A Lecom apoiou esta iniciativa, que contou com a participação de Leandro Jesus, explorador na transformação digital. Ele ministrou a palestra, “Empreendedorismo e Futuro do Trabalho na Era Digital”. Além de conduzir uma oficina, em formato de jogo empresarial, com o tema “Estruturando os negócios do século XXI”, atividade baseada em seu livro “Exploradores de um mundo em transformação”.

Epreendedorismo e Inovação – O Futuro do Trabalho na Era Digital

No século 20, grandes corporações dominavam o mercado utilizando uma gestão extremamente hierarquizada. Nesta época, era possível apostar apenas na melhoria contínua de produtos pouco inovadores para conquistar espaço no mercado. Neste contexto, o consumidor era visto como um agente passivo e com baixa autonomia.

Entretanto, na era da transformação digital, este cenário se reconfigurou.

O avanço das tecnologias popularizou e democratizou tanto a comunicação quanto o acesso à informação. Portanto, o consumidor possui um poder de negociação e autonomia muito maior. Na era digital, agilidade, inovação e foco nas pessoas são fatores indispensáveis para alcançar sucesso nos negócios.

Desta forma, os modelos de gestão utilizados no século passado estão se tornando cada vez menos sustentáveis. Portanto, as organizações precisam se adaptar rapidamente à realidade atual para prosperar nesta nova era. Então, para isto, os fatores listados a seguir são essenciais para o sucesso no novo mundo:

  • Consciência;
  • Trabalho realizador;
  • Descentralização;
  • Inteligência;
  • Empreendedorismo;
  • Sustentabilidade;
  • Democratização do acesso.

Para obter o crescimento exponencial exigido pela transformação digital, é preciso quebrar paradigmas e reconfigurar a mentalidade para encontrar o melhor caminho na era digital.

Exploradores de um mundo em transformação

Quer entender tudo sobre Empreendedorismo e Futuro do Trabalho na Era Digital? Confira o Webinar “Exploradores de um mundo em transformação” do Leandro Jesus no canal da Lecom no Youtube.

A organizadora do 1º Encontro de Empreendedorismo e Inovação, Tainah Veras, nos relatou suas considerações sobre a participação do Leandro Jesus no evento. Ela ressaltou que a escolha de Leandro de relacionar, em seu conteúdo, o cenário contemporâneo com os desafios da exploração do mar que os primeiros navegadores enfrentaram propicia grandes reflexões. Segundo ela, essa analogia do mar está presente no nosso dia a dia, por exemplo quando dizemos: “O mar não está pra peixe” logo que as coisas não vão bem; ou então “Temos um mar de oportunidades” quando há vários caminhos. Mas que tal usar essa lógica para pensar sobre o Empreendedorismo e Inovação?

Veja o que a Tainah compartilhou conosco:

O mar de transformações do cenário contemporâneo

“Leandro Jesus resgata, em seus conteúdos, a essência dos que começaram a se aventurar na Idade Média em seus navios em busca de novos horizontes. Ele menciona que, no cenário contemporâneo digital, as empresas têm o desafio de se lançarem em um mar repleto de incertezas, explorando novas perspectivas ligadas às atividades do dia a dia com muito mais pertinência, propósito e eficácia.

As reflexões de Leandro me fizeram lembrar da perspectiva do autor Alvin Toffler no livro “A terceira onda”. Toffler se refere às grandes transformações que a humanidade vivenciou – a Revolução Agrícola, a Revolução Industrial e a Revolução da Informação – como “ondas de mudança”. Essa metáfora é bastante propícia porque faz alusão à ideia de movimento, e também remete a algo sentido de maneira diferente por cada um. Há os que gostam de se aventurar mar adentro para surfar. Mas também, há aqueles que preferem ficar em um local mais seguro; os que apenas molham os pés; e ainda aqueles que estão bem longe da água.

Compreender essa lógica evita as generalizações e as repetições do jargão simplista “O mundo mudou”. Obviamente que a digitalização provocou inúmeras transformações, mas não podemos ser ingênuos a ponto de achar que todos estão vivenciando isso da mesma forma.

Nosso desafio é construir estratégias para que cada vez mais indivíduos tenham consciência sobre os direitos e as oportunidades que podem aproveitar, vençam os medos, e estejam preparados para beneficiar-se das possibilidades de comunicação, personalização e inovação que surgem no dia a dia.” – (Tainah Veras)

E você, está pronto para navegar neste oceano? Conte para gente nos comentários 🙂

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

11/08/2023

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!