Compreender o que é análise de processos em BPM é crucial para ter uma boa visibilidade do seu negócio. O conceito vai muito além de uma simples visualização, e deve ser entendido, acima de tudo, como uma ferramenta para a melhoria dos processos.
Uma boa análise direciona os caminhos da organização para as mudanças necessárias, indicando novas estratégias em todas as áreas do negócio.
O que é análise de processos em BPM?
Ao falar sobre o que é análise de processos em BPM, o primeiro ponto a ser considerado é que ela vai muito além da documentação visual, pois se trata de uma ferramenta central e tática para aumentar a produtividade e possibilitar a melhoria contínua no padrão de execução do trabalho.
Trata-se de uma verificação de processos específicos, desde as principais atividades envolvidas até suas influências internas e externas sobre o negócio.
O principal objetivo de uma boa análise de processos é, ao final de tudo, gerar valor para a empresa. Ela precisa ser mais do que um conjunto de documentos,deve haver um propósito para aplicá-la.
Como funciona uma análise de processos?
Para fazer uma análise a organização precisa, primeiramente, estabelecer os critérios de prioridade. Existem dois modos de fazer isso: buscando aqueles que são mais importantes e mais urgentes ou estabelecendo alguns detalhes que envolvem o valor agregado por aquele processo, como rentabilidade, suporte a outros processos, impacto no negócio, entre outros.
Após decidir quais serão critérios para a análise de processos, é hora de ver o que é análise de processos em bpm na prática, definindo um escopo para analisar (quais atividades serão verificadas) com base no objetivo que se deseja atingir com o procedimento.
Também devem ser colocadas em pauta as informações que serão coletadas em cada atividade, por exemplo:
Você quer analisar o processo de atendimento ao cliente para entender problemas frequentes com entregas. Nele estão envolvidas atividades como a definição do escopo e o contato com as outras áreas envolvidas no projeto, entre outros. Se o objetivo é melhorar o tráfego entre as áreas, esse processo deve ser visualizado em suas atividades derivadas.
Você pode, então, selecionar informações como os prazos oferecidos e como são feitas as solicitações. Tudo deve ser organizado de maneira padronizada pela equipe responsável pela análise.
Com isso, deve-se entender claramente a relação entre o processo e o ambiente organizacional da empresa, possibilitando mais assertividade nas tomadas de decisão que visam melhorias na operação, antes mesmo de iniciar um novo fluxo desse processo.
Em certos casos, inclusive, a análise acaba indicando a necessidade de retirar certas atividades e simplificar todo o fluxo do processo, pois identifica maneiras mais eficientes de aplicá-lo. .
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