Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Transformação Centrada no Cliente

Podemos dizer que o desafio pela busca por eficiência e produtividade foi superado no Brasil?

Infelizmente NÃO! Pelo contrário, nossos baixos índices de produtividade no trabalho, em comparação com outros países, mostram que ainda temos muito a avançar nesse sentido.

Hoje um brasileiro, na média, produz 5 vezes menos que um americano, 4 vezes menos que um alemão, 3 vezes menos que um sul-coreano e 2 vezes menos que um argentino (fonte: CNI/ The Conference Board).

A maioria das organizações nacionais investe esforços em melhoria de processos e tecnologia visando reduzir essa lacuna, porém, isso ainda não é o bastante para proporcionar ao consumidor /cliente o que ele deseja.

Mas então, como conciliar: proporcionar uma experiência ao cliente e ter lucratividade?

Organizações públicas e privadas, em sua maioria, ainda operam em uma realidade onde predominam o comando e o controle, com estruturas rígidas e inchadas que inibem a autonomia dos funcionários e não permitem um atendimento ágil e eficaz.

O grande desafio da gestão no século passado estava associado à busca por eficiência e produtividade nas operações internas. Uma visão centrada na própria organização. Nessa perspectiva, organizações criaram valor por meio de processos lineares e sequenciais, que resultaram na entrega de produtos e serviços padronizados. Dessa forma, entendesse que a organização que entrega os melhores produtos e serviços, ao menor custo possível, é mais bem sucedida e alcança maior número de clientes, certo?

Sim, para aquela época! Atualmente o cenário se difere e o mercado exige que novos comportamentos sejam adotados!

Através da constante evolução do mundo e novos desafios de gestão que surgem, a migração da visão de economia centrada nas organizações para uma visão centrada nos clientes, se tornou hoje uma realidade impactante na forma de se relacionar e envolver com o mercado.

As evoluções tecnológicas permitem que consumidores e cidadãos estejam sempre conectados e informados, e que usem tais conexões e informações a seu favor reivindicando assim o protagonismo de suas vidas, exigindo mudanças das organizações com quem interagem.

E qual seria a implicação natural dessa mudança em termos de gestão?

Ao contrário de produtos e serviços, que podem ser padronizados e ofertados em escala, experiências são individualizadas; duas pessoas não podem ter a mesma experiência, uma vez que estas são derivadas da interação entre os estímulos planejados e a mente do indivíduo.

Eficiência e produtividade, embora necessárias, não serão mais suficientes.

É preciso encontrar novas formas para gerir que consigam conciliar produtividade com individualização de experiências. E isso trará inúmeros impactos para a operação interna das empresas e instituições públicas nacionais.

experiencia do cliente

A transformação centrada no cliente já está acontecendo, em setores como da economia, educação, saúde, varejo, finanças e governos.

Nesse contexto, organizações precisam se transformar radicalmente, deixando de olhar prioritariamente para suas estruturas e processos internos que viabilizam a oferta de produtos e serviços ao mercado.

[tweet] É preciso enxergar qualquer negócio de ‘fora para dentro’, com maior ênfase nas experiências vivenciadas pelos clientes! [/tweet] 

FONTE: Leandro Jesus

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!